Já tivemos aqui a oportunidade de explicar um pouco do procedimento para obtenção dos vistos para os EUA e para a China. Hoje no menu de vistos, temos o visto para o Japão.
UPDATE: A partir de 30 de setembro de 2023, entrou em vigor um acordo entre os governos do Japão e Brasil para a isenção de visto para turismo, possibilitando os viajantes a permanecer até 90 dias no Japão sem a necessidade de visto de turismo.
Considerando que as regras de exigência de vistos, como já dissemos anteriormente, estão sempre sujeitas a alterações, sugiro sempre consultar o site da embaixada ou do consulado do país para verificar a situação no momento da sua viagem.
No caso do Japão, sugiro consultar sempre a atualização do tema visto diretamente no consulado do Japão em São Paulo ou no Rio de Janeiro; ou no Ministério das Relações Exteriores.
Embora a legislação que rege a imigração no Japão seja bastante rígida, o que afugenta muitos imigrantes, especialmente aqueles que não são descendentes de japoneses, o procedimento para solicitação do visto de turismo é surpreendentemente simples.
A solicitação deve ser feita pelo próprio requerente, o qual em geral deverá comparecer ao consulado para tanto. Todavia, no caso de uma família, por exemplo, é possível que apenas um dos seus membros compareça e faça o requerimento em nome dos demais. Basta apresentar o documento que comprove o parentesco.
Antigamente existiam duas formas para requerer o visto. A primeira delas é diretamente no consulado, a qual eu recomendo. A segundo era no extinto Centro de Visto Japonês (CVJ) que fechou ao longo de 2020 em definitivo.
Hoje então é apenas nos consulados (SP e RJ) ou embaixada em Brasília.
Embora o horário de atendimento no consulado de São Paulo seja de segunda à sexta-feira, das 9h00 às 12h00 e das 14h00 às 16h00, prefira ir numa segunda; quarta ou sexta nestes mesmos horários, pois neles não existe atendimento às agências. Não gastei mais que 15 minutos dentro do consulado – o atendimento é por ordem de chegada.
O consulado de São Paulo que atende à jurisdição de São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e parte do Triângulo Mineiro fica na Avenida Paulista, 854 2 º andar, Edifício Top Center, Bela Vista, São Paulo – telefone (0XX11) 3254-0100 (Setor de Vistos). Para outros Estados, basta consultar este link.
Da mesma forma que o visto chinês, a validade do japonês é de 3 meses. Assim, você precisa primeiro fechar a passagem e depois dirigir-se ao consulado – apresentando-a, é claro!
Os vistos de turismo são de 1 entrada ou múltiplas entradas.
Que documentação deve ser apresentada?
1. Passaporte original com validade de no mínimo 3 meses;
2. Formulário de Solicitação de Visto preenchido e assinado;
3. Foto 3X4cm nítida e recente;
4. Carteira de Identidade RG ou RNE (cópia simples);
5. Passagem de ida e volta ou print de reserva – aqui uma ressalva, caso você não esteja indo direto do Brasil para o Japão, será necessário apresentar a passagem de partida e chegada do Brasil. Por exemplo, quem faz uma viagem parando na Europa, terá que apresentar a passagem Brasil-Europa;
6. Cronograma de viagem – vide modelo on-line;
7. Comprovante de renda: Imposto de Renda Pessoa Física (todas as páginas, inclusive o recibo de entrega); extratos bancários (3 últimos meses); holerite se houver e etc.
As cópias apresentadas ficam retidas no consulado.
A taxa de emissão do visto atualizada você confere aqui. O pagamento é feito diretamente no momento da retirada do passaporte e em dinheiro.
O prazo médio para entrega é de aproximadamente uma semana.
Simples e rápido, o procedimento de solicitação do visto japonês é apenas um aperitivo da eficiência japonesa.
Prepare-se!
Booking.com