Já se passaram nada menos do que 7 anos desde a última vez que falamos da companhia aérea tema deste post: a espanhola Ibéria. Naquela oportunidade, voamos com eles até Madri, para onde seguimos para Londres. Hoje, vamos contar como é voar Ibéria de São Paulo (Guarulhos) até Lisboa, com escala mais uma vez na capital espanhola.
Imagino que muitos estejam pensando porque escolhemos um voo mais longo, e com escala em Madri, se o nosso destino final seria Lisboa, destino para o qual existem muitos voos partindo do Brasil. O motivo disso é simples: custo! É difícil acreditar e impossível de entender, mas um voo direto de São Paulo para Lisboa ou Porto, muitas vezes é muito mais caro do que um voo até Madri (mais longe) e depois um de Madri até Lisboa.
Coisas do inexplicável e complexo mundo das passagens aéreas, onde é mais barato ir mais longe e voltar um tanto do que ir direto para o seu destino final.
Quando falarmos do custo das passagens prometo que voltaremos a este ponto.
O que posso adiantar é que foi muito mais barato voar de São Paulo – Madri – Lisboa (e mesmo caminho na volta) do que direito São Paulo – Lisboa – São Paulo.
Para aqueles que não sabem, a Ibéria é a companhia aérea da Espanha. Se é que ainda podemos assim dizer, já que atualmente poucas empresas ainda “pertencem” aos seus países de origem.
A Ibéria, que foi fundada lá em 1927, pertence hoje à uma holding chamada International Airlines Group(IAG) que congrega a Ibéria e a British Airways, além de outras empresas menores.
Uma das vantagens deste regime é que ao se juntar nesta holding com a British Airways, a Ibéria conseguiu manter muito de sua identidade, algo que nem sempre é possível nestes processos de fusão, aquisição ou outras reorganizações pelos quais as empresas aéreas têm passado nos últimos anos.
É… foi-se o tempo em que o 100% do capital da empresa aérea pertencia à uma única nação.
Eu particularmente acho isso muito triste, já que sempre fui defensor da ideia de que uma empresa aérea faz consigo a cultura do seu país de origem, sendo muitas vezes para o viajante o primeiro contato com aquela cultura/nação.
Acho que estes tempos vão ficar na memória de quem assim ainda conheceu o mundo da aviaçao. São tempos que não voltam mais.
Em termos de rotas operadas, a Ibéria tem uma quantidade enorme de destinos partindo do seu hub, Madri. São mais de 50 destinos voando direto e mais de 10 por meio de aliança locais.
São voos para todos os países da Europa, EUA, Brasil e alguns destinos da América do Sul, além de países no norte da África (como Egito), e dois destinos na Ásia (Tóquio e Xangai).
Estas rotas são operadas com aeronaves da família AirBus. Tem um pouco de tudo, desde A340 nos voos transoceânicos à A319 para voos mais curtos. A Ibéria não tem A-380.
Na data deste post, a Ibéria oferece a partir de Madrid 6 voos diários para Lisboa e 5 voos diários para o Porto, o que faz em termos de frequência, a empresa uma ótima opção para quem vai para Portugal.
Comprando a passagem
A compra das passagens não foi feita no site da Ibéria, mas sim no site da LATAM.
Como assim?
O motivo disso foi que na época da nossa viagem e ainda hoje (data deste post) as empresas operam alguns voos em codeshare, que para quem não sabe, são resumidamente voos vendidos por ambas empresas, mas operados por uma delas apenas. Coisa super comum.
No caso, o voo era operado pela Ibéria, mas vendido pela LATAM.
Talvez você esteja se perguntando porque não comprei direto no site da Ibéria. O motivo era simples: o preço no site da LATAM estava muito mais em conta. Coisa de quase R$ 200 por cabeça. O motivo disso? Mais um mistério do sombrio mundo da precificação das passagens aéreas…
Enfim, o processo de compra no site da LATAM, foi bem tranquilo. Os problemas vieram depois.
O primeiro deles foi a LATAM ter remarcado o meu voo de Madri-Lisboa sem me informar. Rasgaram o CDC (Código de Defesa do Consumidor) lá na LATAM!!! Como sou atento, sempre dou aquela espiada no status da reserva via site ou app da empresa para ver se está tudo em ordem. Faço isso todos os meses antes da viagem e semanalmente no mês que antecede o embarque. Já peguei cada absurdo fazendo isso…
Enfim, alteraram o meu voo que era para partir às 15h45 de Madri, chegando 16h00 em Lisboa, para sair às 19h40 e chegar 19h55. Ok, nem parece muita coisa… Desde que você não tenha um check-in em um apartamento te esperando e a pessoa não faça check-in presencial mais durante à noite. Ou seja, se algo desse errado no meu check-in remoto em Lisboa, iria ter que procurar um hotel em cima da hora. Obrigado n. 1 LATAM! ☹️
Liguei para reclamar e a reposta foi: “É isso ou nada!” Como assim? Tem um monte de voo ligando Madri e Lisboa e não me dão outra opção??? Ai queimaram o CDC de vez.
Bom, na linha do engole a raiva e deixa para contar para os leitores a presepada da LATAM depois, aceitei a (imposição) alteração pedi então para me reservarem os assentos e solicitar a refeição kids.
O atendente da LATAM me diz que não tem como fazer isso que preciso conversar diretamente com a Ibéria, porque o voo é deles. Como que é?
Respira fundo, guarda o lado advogado e liga calmamente para a Ibéria.
Acontece que lá eles não conseguiam acessar a minha reserva com o número de localização da LATAM impresso na minha reserva…
Ligo na LATAM e depois de intermináveis minutos e ter explicado a situação mais de uma vez, me passam um outro número de reserva. Ligo na Ibéria, e…. Surpresa! Mais uma vez me dizem que o número não existia. Obrigado n. 2 LATAM! ☹️
Só depois de choramingar muito, o atendente da Ibéria consegue localizar a minha reserva pelo nome (já não deveria ter feito isso antes mediante a confirmação de alguns dados pessoais???). Finalmente os assentos são reservados (quem viaja com crianças sabe que isso não é luxo ou frescura!).
Na Ibéria eles cobram pela escolha do assento. Na data deste post e para a rota Brasil-Espanha o valor era USD 18 por trecho e Espanha-Portugal USD 7, mas confirme os valores no momento da sua reserva ou no site da Ibéria. No nosso caso, acho que pela confusão, a Ibéria acabou abonando este valor para nós.
Mas e a refeição kids? Me disseram que não dava para pedir pelo telefone e que eu teria que pedir no check-in. Oi? Mesmo sabendo que não é assim que as coisas funcionam (tem que pedir isso muito antes), acabei seguindo a diante para não esquentar a cabeça mais ainda. Claro que no final não deu certo, só o atendente é que achou que isso iria funcionar. Obrigado n.1 Ibéria! ☹️
Programa de milhagens da Ibéria
A Ibéria tem um programa de milhagem próprio, o Ibéria Plus, onde você pode acumular e gastar os pontos (chamados de Avios) de diversas formas, inclusive com a sua principal parceira, a British Airways.
O programa pode ser uma boa opção para quem vai voar com a empresa com maior frequência, já que um dos parceiros de destaque é o Banco Santander. Se você tiver um cartão de crédito do Santander pode trocar seus pontos Esfera (nome do programa do Santander) para Avios na proporção de 1:1, com transferências mínimas de 15.000 pontos.
Agora se você não quiser pontuar na própria Ibéria, pode pontuar seus voos com uma das empresas parceiras, como American Airlines, LATAM e outras. Confira aqui os atuais parceiros da Ibéria.
Eu particularmente tenho como regra tentar pontuar de forma a concentrar os pontos de voos em empresas parcerias nas quais acredito que eu tenha uma maior chance de voar no futuro. Nada de ficar pulverizando pontos por ai.
Uma recomendação quanto a isso é sempre dar uma olhada de vez em quando no site da Star Alliance e One World, para ficar só nas duas maiores e mais conhecidas, porque de tempos em tempos, não só novos membros são adicionados como também alguma empresa pode se desligar do grupo.
Limite de bagagem
Como é a questão da bagagem despachada na Ibéria?
No nosso caso, a bagagem despachada estava inclusa no preço da passagem adquirida junto à LATAM. Pelo menos uma bola dentro hein LATAM?!?!
Para você que vai comprar passagem direto no site da Ibéria, a empresa tem 3 tipos de tarifas. Uma básica sem passagem para ser despachada e sem seleção de assento prévia; outra com estes item inclusos (mas seleção do assento apenas no check-in); e uma que dá direito a tudo isso (2 malas no caso) e regras melhores de mudança ou reembolso de passagem:
Na Ibéria na data deste post, o limite era de 23kg por mala despachada (confira as regras atuais e detalhadas sobre bagagem despachada no site da Ibéria). Acima disso, você paga o peso excedente até o máximo de 32kg.
Já para a bagagem de mão a franquia é de 1 peça com até 56cm x 45cm x 25cm (altura, largura e profundidade). A Ibéria não informa o peso limite, pelo que eu consideraria o máximo praticado pela maioria das empresas: 10kg. Aqui também vale conferir as regras atuais para transporte de bagagem de mão.
Check-in Ibéria
Muito antes do check-in, ainda ao telefone, pedi para confirmar se as malas iriam direto para Lisboa ou não, já que aproveitaríamos a longa escala (aumentada pela LATAM) para dar um passeio pela cidade. Infelizmente o atendente da Ibéria não sabia a regra geral de que na Europa, as malas vão direto para o destino final se você estiver voando todos os trechos com a mesma empresa aérea – exceções podem existir, ok?
Segundo ele, teríamos que pegar as malas em Madri e despachar novamente 3 horas antes do voo. Ou seja, todo e qualquer passeio por Madri teria que ser feito carregando as malas ou teríamos que caçar um guarda-volumes no aeroporto para deixar as malas. Felizmente ele estava enganado. Mas e se pega um desprevenido???
Tanto em São Paulo quanto em Madri ou Lisboa, o check-in foi bastante atencioso e rápido, com fila que se esvaziou em instantes.
Esta é para aqueles que viajam com crianças pequenas e que normalmente levam um carrinho de bebê. Por mais que o pessoal do check-in te diga que o carrinho será entregue na porta da aeronave e você o tenha entregue no aeroporto de origem na porta da aeronave, ele acaba em Madri indo para a esteira de bagagens.
Confiando no que o atendente do check-in de São Paulo havia dito (de que seria entregue na porta da aeronave), ficamos 30 minutos ali em pé esperando até que veio a confirmação de que iria para a esteira. Obrigado n.2 Ibéria! ☹️
Sei que para quem não tem criança pequena pode parecer bobagem, mas experimenta chegar depois de algumas horas de voo e desembarcar carregando malas e um pequeno dormindo.
Voo e experiência a bordo
Para esta viagem, voamos em um A-340-600 no trecho entre São Paulo – Madri – São Paulo (11h05).
A aeronave, configurada para poltronas nas posições 2-4-2, aparentou ser relativamente nova já que estava em excelente estado de conservação e limpeza (coisa cada vez mais rara hoje em dia).
A340-600 Ibéria
Razoável espaço interno.
As poltronas tinham uma reclinação excelente, mas é daquele tipo onde você tomba o encosto e o assento vem para a frente, diminuindo ainda mais o espaço (razoável) para as pernas.
Sob as poltronas um fone de ouvido, cobertor e travesseiro. Ou seja, um kit conforto super básico.
No trecho Madri-Lisboa-Madri (1h20), voamos de A320-NEO, uma aeronave bastante nova e ok para voos curtos, já que as poltronas não reclinam e não existe sistema de entretenimento a bordo. Mas existe tomada embaixo dos assentos.
Razoável espaço interno para um voo curto.
Refeições
No voo de São Paulo para Madri (e vice-versa) são servidas duas refeições, um jantar algumas horas depois da decolagem e um café da manhã horas antes da chegada em Madri (ou São Paulo, dependendo do sentido).
Eu sei que gosto é gosto. Já teve comida de avião que não consegui nem olhar e a Sra. Cumbicona devorou tudo. É bastante pessoal. Mas como me considero um pouco chato para comer, acredito que quando algo seja bom, é bom mesmo. Olha eu aqui sendo pego na subjetividade…
Mas enfim, tudo isso para dizer que a massa servida (outra opção era carne) no voo para Madri estava excelente. Se não fosse o aperto, eu até duvidaria que estava em um avião. Até talheres de metal eles oferecem na econômica. Ponto para a Ibéria!
Já o café da manhã deixou muito a desejar, até porque a régua subiu por conta do excelente jantar.
Me senti em um voo doméstico no Brasil, com aquela típica caixinha que você já abre esperando um bolinho e uma barrinha de cereais. Bem foi mais ou menos isso, já que a “caixinha” da Ibéria tem iogurte, bolinho (eu não disse???), chocolate (bem, melhor que carrinha de coral) e croissant gelado. Nada de fruta, suco, manteiga, ou ainda uma opção quente (muitas empresas oferecem omelete ou ovos mexidos).
Já nos voos de-para Lisboa, não são servidas refeições, apenas snacks pagos. Até porque são trechos super curtos, com pouco mais de 1h de voo.
Sistema de entretenimento
A tela na poltrona do A-340-600 da Ibéria tem um excelente tamanho e resolução. O único senão é que ela não reclina, portanto se a pessoa da frente reclina a poltrona e você não, a falta de ajuste faz com que você perca o angulo certo e não veja mais nada do que está na sua tela.
O lado bom é que, junto da tela, há uma porta USB para carregar celular e tablete. Hoje em dia isso é essencial, mas tem muita empresa que tem sistemas mais antigos que não contemplam isso.
O que tem para assistir? A quantidade de opções de entretenimento ficou dentro da média de outras empresas que avaliamos aqui no site (não comparo com a Emirates porque não seria justo), mas com certeza você vai encontrar uma porção de coisas interessantes para assistir.
Atendimento e pontualidade
Não posso dizer que o atendimento à bordo da Ibéria seja um primor de simpatia. Como orgulhoso descendente de espanhóis, tenho que reconhecer que o modo de ser espanhol não é dos mais amáveis.
Feito este esclarecimento e com a devida licença poética, me sinto à vontade para dizer que os comissários pareciam claramente mal humorados e até certo ponto broncos.
Eu particularmente tenho certo receio de algumas empresas aéreas, especialmente algumas europeias, quanto à pontualidade.
Quem acompanha a aviação ou o mercado de turismo já deve ter notado que é relativamente comum os trabalhadores da Ibéria, AirFrance e algumas outras fazerem greve.
E como a minha ideia ao comprar uma passagem aérea é voar no dia programado e evitar ao máximo surpresas de última hora, acabo sempre vendo com maus olhos situações assim. Ok, o direito de greve é garantido em muito países, mas o meu de ser indenizado também, né???
Receios à parte, não tenho uma vírgula para reclamar da Ibéria nestes 4 voos que fizemos. Todos decolaram dentro do horário esperado, sem nenhum atraso significante.
Custo
O custo foi o nosso fiel da balança para a escolha da Ibéria.
Como já disse acima, o voo para Lisboa direto com qualquer uma das empresas que operam rotas diretas entre Brasil e Portugal custava muito mais do que o voo com escala. No período em que viajamos, a diferença por pessoa era de aproximadamente R$ 600, totalizando quase R$ 2.000 para nós três. Um valor considerável, né?
Alguns podem até pensar: “Ah, mas era um voo com conexão, logo você perdeu um tempo útil no destino ficando preso no aeroporto.”
Não é bem assim, depende de como você encara e aproveita a situação. Basta saber aproveitar.
Seja considerando o plano original ou a mudança imposta pela troca do voo Madri-Lisboa, tínhamos já um plano bem traçado para aproveitar estas horas entre os voos São Paulo-Madri e Madri-Lisboa para dar um belo passeio pela capital espanhola.
E por mais que não seja a melhor forma de conhecer uma cidade, para nós que já havíamos visitado Madri outras vezes, foi uma saborosa forma de revisitar a cidade e definitivamente muito melhor do que ficar horas preso no aeroporto.
Em breve, publico aqui um roteiro do que fazer em Madri durante uma escala.
Aeroporto Barajas Madri e Imigração
Mas se a sua conexão for curta ou você tiver receio de se aventurar pela cidade enquanto o seu voo não parte, saiba que o Aeroporto Adolfo Suárez, Aeroporto Barajas Madri para os íntimos, é um dos mais interessantes e bem equipados da Europa.
Com quase 100 anos de existência (1928), ele é o quarto mais movimentado da Europa e o principal da Espanha.
São ao todo quatro terminais, sendo que os voos que chegam do Brasil (ou para cá voltam) utilizam o Terminal 4 que é o com melhor infraestrutura e conforto.
Como teremos mais para frente um post sobre o que fazer em uma conexão longa em Madri, vou deixar para mostrar lá como ir de-para o aeroporto. Combinado?
Então voltando para o aeroporto em si, saiba que se você for fazer uma conexão no aeroporto de Barajas, há lá uma boa oferta de restaurantes, lanchonetes e lojas na área internacional. Suficiente para não só matar o tempo entre um voo e outro, mas também para eventualmente fazer umas compras.
O duty free segue a tendência de ter uma loja maior que vende aqueles itens tradicionais (perfumes, acessórios, bebidas e chocolates), e tem muitas lojas de grifes famosas.
Há até mesmo uma loja oficial do Real Madri, afinal estamos na casa dos merengues.
Vamos falar um pouco sobre a imigração na Espanha. Não importa se você vai sair ou não do aeroporto para um passeio como nós fizemos ou não, a imigração na o aeroporto de Madri é obrigatória.
Como na Europa (para os países membros da União Europeia) a imigração é feita sempre no primeiro local em que você chega, é muito importante que você tenha em mãos os documentos necessários para passar tranquilamente pela imigração.
Na linha de que quem está fazendo tudo certo não tem nada (ou quase nada a temer), achei bem tranquilo o procedimento. Não nos perguntaram quase nada (aliás hoje em dia penso que eles já tem tudo ali no terminal, sua via inteira). Mas é sempre importante ter em mãos o seguinte: passagem de ida e volta; reserva de hotel ou apartamento no destino (ou ainda uma carta convite se estiver indo se hospedar na casa de amigos ou parentes); seguro viagem para o Espaço de Schengen; e prova de que tem condições de arcar com os custos da viagem (dinheiro ou cartão de crédito).
E você já voou com a Ibéria? Como foi? Deixe seu comentário abaixo.
Booking.com