Hotéis

Airbnb em Havana: excelente opção de hospedagem

Imagine a situação: você compra passagem para Havana e começa a planejar a sua viagem até que se dá conta de que os hotéis na capital cubana ou são terríveis ou são caríssimos. O que você faz? Fica numa casa cubana oras! Confira aqui neste post como é se hospedar em Havana usando Airbnb.

Talvez você esteja achando uma maluquice alugar um imóvel via Airbnb para passar alguns dias em Havana. Aliás lembro bem a cara de espanto de uma colega de trabalho quando eu disse que ficaria em um apartamento na capital cubana. Acho que ela temeu pela possibilidade de eu não voltar vivo da experiência.

Mas se você olhar outros blogs de viagem com dicas de Cuba, notará que muitos viajantes optaram por hospedar-se em uma casa cubana como se diz lá. Eu não entendia muito bem o motivo desta empolgação toda com este tipo de hospedagem.

A verdade é que vi, e curti, com os meus próprios olhos esta experiência que merece ser compartilhada com vocês.

Vem comigo neste post e você notará o quanto incrível (e econômica) é a experiência.

Por que Airbnb em Havana?

Ainda na fase de planejamento, ficou claro que hospedagem seria uma dificuldade em Cuba, notadamente em Havana.

Achar um hotel em Havana é bem complicado.

Seja você daqueles que está acostumado a grandes redes de hotéis com unidades no mundo inteiro ou a pequenos hotéis gerenciados por famílias e com excelente nível de serviço, saiba que na realidade cubana, notadamente em Havana, este mundo ao qual eu também estou acostumado, não existe.

Como comentei nos posts anteriores, hotel em Cuba é meio que 8 ou 80. Ou você acaba ficando em um hotel muito barato e ruim ou num hotel caro e não necessariamente excelente. Os padrões lá são bem diferentes daqueles praticados no restante do mundo.

Mesmo sendo o epicentro do turismo cubano, Havana tem um enorme déficit de hotéis, bons então nem se fala.

Você até encontra hotéis, mas o custo das diárias é exorbitante para o nível de serviço que oferecidos.

Lembro bem que fazendo pesquisas, achei muitas diárias que eram inclusive mais caras do que normalmente se pagaria para um hotel supostamente no mesmo nível em qualquer cidade europeia, por exemplo.

Oras, como isso é possível na triste realidade cubana?

Um dos principais motivos é que a rede hoteleira em Havana é escassa e composta em sua grande maioria por hotéis antigos e que literalmente reinam sozinhos, permitindo-lhes cobrar valores conforme a sua conveniência.

Só para você ter uma ideia da situação, na época eu pesquisava no TripAdvisor e não aparecia nenhum hotel em Cuba!!!

Talvez até mesmo por conta desta situação já faz alguns anos que o governo local acabou por permitir que os cubanos utilizassem as suas residências, ou imóveis outros, para alugar aos turistas estrangeiros.

Muitos dos edifícios históricos de Havana estão se tornando imóveis para locação.

Bem isso ajudou a amenizar e muito dois problemas, um é a falta de hotéis que mencionei, o outro é a renda das famílias que passaram a ter um extra vindo desta atividade.

Há muita controvérsia se o governo fica ou não com muito deste dinheiro ou se esta justificada ânsia para alugar imóveis para turistas não pode levar a uma falta de moradias para a população (em Portugal, certa vez ouvi esta tendência / risco de um representante do governo local). Mas deixemos isso para outra oportunidade.

O fato é que neste cenário promissor, o Airbnb encontrou uma excelente oportunidade para atuar. Sim, uma empresa norte-americana operando em Cuba. Vai entender.

Para quem não conhece, o Airbnb é uma plataforma digital que une de um lado os anfitriões que têm um imóvel ou parte dele para alugar e de outro os turistas que buscam um lugar para ficar.

Para entender um pouco mais dos primeiros passos na utilização do Airbnb, sugiro a leitura deste post.

Depois de vasculhar um bom tanto no Airbnb opções em Havana encontrei o apartamento do Daniel, e comecei as tratativas para entender melhor como seria a locação, detalhes do imóvel e ajustar todas as dúvidas que eu tinha (sempre faça isso ao usar a plataforma!).

No caso, antes de detalhar o imóvel e a experiência, tenha em mente que estamos aqui falando de locar um imóvel inteiro, ou seja, totalmente independente da residência do anfitrião. Digo isso porque o Airbnb também oferece a possibilidade de você alugar parte do imóvel onde o anfitrião vive.

Já fizemos isso no passado por engano, no Booking, e não funcionou para a gente. Mas vai de cada um.

Localização

Um dos principais motivos pelo qual eu escolhi o apartamento do Daniel foi a localização.

Ele fica em Havana Vieja, a poucos metros da Plaza Vieja, um dos pontos centrais da região.

Plaza Vieja fica ali pertinho.

O apartamento é tão bem localizado que nós não utilizamos nenhum meio de transporte para conhecer a região. Fizemos tudo a pé a partir do apartamento.

O interessante é que mesmo sendo super central para o turista, é muito tranquilo.

O apartamento

Apesar do meu encantamento que detalho abaixo, a primeira impressão não foi nada agradável.

Quando estivemos lá o prédio pelo lado de fora era terrível e a rua estava em obras com vários edifícios literalmente caindo os pedaços.

Sinceramente, quem olhava o prédio pelo lado de fora, tinha vontade de dar a volta e nem entrar.

Sabe aquele dia em que você pensa: pronto, agora ela pede o divórcio??? Foi mais ou menos com esta cara que olhei de volta para a Sra. Cumbicona quando chegamos lá. E olha que ela é frescura zero!

O prédio não era nem de longe era bonito tampouco agradável, mas recentemente passou por uma bela e merecida reforma. Confira aqui o antes e depois:

Antes, um prédio velho e mal conservado.
Olha só agora!!! (Crédito: Airbnb)

Agora sim faz jus ao que se vê ao abrir a porta do apartamento do Daniel!

O fato é que para o bem do meu casamento e minha integridade física (achei que a Sra. Cumbicona ia me matar aquele dia por conta deste perrengue de viagem), ao abrir a porta do apartamento toda aquela imagem ruim foi embora e tivemos a certeza de que ali dentro a realidade era super diferente: o apartamento é simples porém mega bem cuidado e absurdamente limpo.

Felizmente lá dentro era tudo muito limpo e bem cuidado.

Aliás, já começando pelo quesito limpeza, se você já leu algum review meu de hotel deve saber que eu sou chato mesmo quanto a isso.

Abro mão de muita coisa, mas de limpeza não dá. Viajando com criança então…

E neste ponto o apartamento do Daniel é simplesmente excelente.

Tudo muito limpo e bem organizado. Mais do que olhos do dono, ali tem as mãos do dono. Aliás dele e da sua simpática mãe, de quem guardo uma gratidão por um fato que contarei mais tarde.

A limpeza ficou evidente no banheiro.

Se você entrar no Airbnb e comparar com as fotos deste post verá que praticamente não tem diferença.

O apartamento tem uma configuração bem diferente para os nossos padrões. Como originalmente o imóvel tinha um pé direito muito alto, conseguiram transforma-lo praticamente em um duplex.

No piso inferior logo na entrada uma sala e a cozinha à direita.

Depois ainda tem uma copa e um banheiro de bom tamanho.

Da copa parte uma escada de madeira que dá acesso aos dois quartos que ficam no piso superior, onde o teto é ligeiramente mais baixo, mas nada que atrapalhe.

Quarto de casal.
E o quarto de solteiro.

Dá para acomodar perfeitamente três pessoas, o que para nós estava sob medida.

O apartamento é super bem equipado desde a cozinha completíssima e com utensílios em perfeito estado de conservação e limpeza.

Fora isso ainda tem ar condicionado, algo essencial no calor.

O único ponto que normalmente faria falta é a TV que era realmente ruim (pelo que vi ele fez um upgrade!). Mas também para assistir a programação local… nem fez falta.

Cozinha bem equipada.
Utensilios completos.
Fogão (acima ainda há um microondas).
Reparem no brilho da cafeteira.

Ah, um detalhe importante: não tem elevador e o apartamento fica no segundo andar.

Atendimento

Bom se o estado de conservação, limpeza e localização já me deixariam muito à vontade para recomendar de olhos fechados o apartamento do Daniel, o atendimento então é o destaque final.

O Daniel é o que o Airbnb chama de Superhost, alguém que a plataforma reconhece como anfitrião experiente e com avaliações muito top.

Experimente dar uma olhada nos reviews no próprio Airbnb e você verá e enxurrada de elogios a ele e para sua mãe, Dianelys.

O rapaz é muito, mas muito gente boa! Tirou todas as dúvidas e foi solícito ao extremo como em poucas oportunidades nestes muitos anos de viagem vimos.

O inglês dele, para quem não fala espanhol, é perfeito. Mas ele entende super bem português se você precisar.

A Sra. Dianelys , parece até ter um fã clube nos comentários do Airbnb. A senhora é mega simpática e é daquele tipo que trata os hóspedes como parentes/amigos. Imagina então o tratamento que deu quando viu um casal de brasileiros viajando com criança…

Com os mercados fechados em Havana, a mãe do Daniel nos salvou!

Lembra do perrengue que contei sobre os supermercados fechados e do fato de que quase ficamos sem café da manhã no primeiro dia? Então foi ela com frutas, leite e até chocolate comprado dias antes que nos salvou.

Fofa é pouco para a mãe do Daniel!!!

Enfim, se quiser ficar em um lugar e ser tratado super bem, contrate o Daniel!

Contradizendo toda e qualquer ideia que eu poderia ter a respeito de como poderia ser uma hospedagem no imóvel de alguém (até porque já tivemos boas e nem tão boas experiências), entreguei as chaves ao Daniel e partimos para Varadero pensando: por que não temos mais pessoas assim no mundo???

Custo

Quer mais um bom motivo para alugar um apartamento de um cubano para a sua estadia?

O custo! Sim, as diárias giram em torno de US$ 33. Sim, você leu certo!

Mas e um hotel? Custa quanto? O Booking.com nem o Hoteis.com não retornaram resultados na data deste post. Apenas o Trigavo trouxe opções começando com não menos que US$ 133 a diária.

E ai? Fala se não é um super negócio, especialmente em tempos de câmbio nas alturas?

Porta do “nosso” apartamento em Havana.

Qual foi então a minha impressão geral sobre a experiência?

Em todos os aspectos finalmente pude por mim mesmo entender porque tanta gente acaba preferindo esta experiência de ficar em um apartamento ou casa cubana como eles chamam lá: é um ganha-ganha. Você tem uma experiência com maior interação e qualidade do que teria nos poucos hotéis de Havana; economiza uma grana e tanto (vide acima: US$ 100/ dia!!!) e ainda ajuda o simpático povo local.

E você? Toparia uma experiência assim? Têm alguma sugestão de estadia em Havana? 

Booking.com
Diogo Avila

Posts recentes

Disney Adventure World: celebrando a magia do cinema

Desde a sua inauguração, ainda com o antigo nome de Walt Disney Studio Park, o…

27 de outubro de 2024

FlightConnections, todas as rotas aéreas do mundo na sua mão

Você já imaginou ter em mãos uma ferramenta que literalmente te dá todos os voos…

9 de setembro de 2024

Coron: um paraíso de praias e lagoas nas Filipinas

Ao norte da ilha de Palawan, onde fica El Nido, situa-se um outro grupo de…

30 de agosto de 2024

Disneyland Park Paris: magia Disney com charme francês

Porque não aproveitar uma viagem à Paris para curtir o Disneyland Park? Se não bastasse…

8 de agosto de 2024

Dicas para curtir os parques da Disney em Paris

Viajando para Paris com crianças? Então você precisa colocar no seu roteiro de atrações da…

28 de julho de 2024

El Nido: uma experiência imperdível nas Filipinas

Pensa em um paraíso literalmente cercado de água por todos os lados? Assim é El Nido.…

7 de junho de 2024

This website uses cookies.