Quando o assunto é viagem, há algo ai no seu bolso que pode fazer muito mais do que simplesmente tirar fotos e usar as redes sociais. Hoje é possível transformar o seu celular em um verdadeiro canivete suíço para soluções relacionadas à viagem e por isso, resolvi compartilhar com vocês algumas dicas de aplicativos para facilitar a sua viagem.
Já escrevemos alguns posts aqui no site demonstrando alguns aplicativos de viagem que podem facilitar a sua viagem e até mesmo te livrar de alguns perrengues.
Mas acho que chegou a hora de consolidar estas dicas e adicionar mais algumas recomendações que vão turbinar o seu celular quando o assunto é viagem.
Vou tentar dentro do possível separar os apps por temas, ok?
Mas antes de falar dos apps, gostaria de deixar uma sugestão: organize seu celular.
Talvez você já tenha se deparado com a necessidade de achar rapidamente um app no celular, e dependendo da quantidade de apps que você tem no celular isso pode ser mais complicado.
Por isso eu gosto de criar pastas conforme o tipo de app. No caso, eu deixo todos os apps em uma única pasta chamada Viagem.
E para facilitar ainda mais o acesso rápido, crio uma segunda área de trabalho ou tela inicial como chamam no Android, onde ficam apenas os apps de viagem que mais uso. Assim quando em viagem, tenho ali todas as informações e aplicativos para rápido acesso.
Portanto, uma primeira dica seria você organizar o seu celular!
Vamos então aos aplicativos favoritos do Cumbicão.
Rastreadores de voos
Este é um tipo de ferramenta que poucos usam, mas na minha opinião é algo bastante essencial e que pode te salvar de algumas frias.
Mas o que são os rastreadores de voos? São apps que rastream em tempo real a situação de qualquer voo comercial em qualquer lugar do mundo.
Meu voo está atrasado? Cancelado? O voo do meu parente / amigo que está chegando está no horário? Já pousou?
Este tipo de app irá te mostrar todos estes dados de forma confiável e em tempo real. Percebeu a importância?
Os mais comuns são o FlightRadar24 e FlightStats que funcionam tanto no celular (iOS e Android) quanto via web, isto é, no seu navegador de internet.
Ambos têm versões gratuitas que já oferecem o básico, quanto versões pagas que removem os anúncios e adicionam algumas opções de personalização dos aplicativos.
Eu particularmente entendo que a versão gratuita já baste para a maioria dos usuários.
Embora tenha algumas funcionalidades a mais, outro interessante app deste tipo é o App in Air, do qual já falei antes. Como detalho no link citado, ele ainda informa os portões de embarque, franquia de bagagem, cartão de embarque, gerencia programa de milhagens e muito mais. Vale conferir.
Mapas e GPS
Não sei se você percebeu, mas eu amo mapas. Sou daqueles que mesmo diante da tecnologia ainda faz questão de pegar um mapa de cidade distribuído pelo hotel ou centro de informações ao turista.
E justamente por isso sempre fui daqueles que marca as atrações no mapa antes mesmo da viagem. Sabe aqueles mapas que colo nos posts? Então, eu sempre faço eles antes da viagem justamente para usar de verdade eles.
Isso é algo que realmente facilita demais achar aquela atração, restaurante, loja e tal.
Mas que app usar para isso?
Eu gosto muito do Google Maps e é nele que trabalho a maioria dos mapas, principalmente depois que eles liberaram salvamento de mapas off-line. É claro que prefiro ter um chip de celular para uso de todas as funcionalidades como por exemplo trânsito em tempo real e pesquisas de lugares que eu não tenha salvo previamente.
Mas como eu não gosto de contar com apenas um app porque talvez a cobertura no lugar não seja perfeita como já vimos em alguns lugares, sempre tenho no meu celular o Maps ME instalado.
Para quem não conhece o Maps ME, ele é um app que permite você baixar previamente e de forma simples mapas de qualquer lugar do mundo. Disponível tanto para iOS quanto Android.
Ano após ano o app vem evoluindo com a inclusão de situação de trânsito (mas ai precisa estar on-line) e outras coisas como pontos de comércio, restaurantes, hotéis, atrações e até mesmo itinerários já prontos para turistas. Vale a pena deixar ele separado no seu celular.
Mas e o Waze? Olha, eu uso sim o famoso app de trânsito mas como uma terceira opção se uma das duas anteriores falharem.
O motivo disso é que ele peca por não aceitar você subir seus mapas personalizados com as atrações já separadas, e que existem muitos trajetos que fazemos de transporte público ou até mesmo a pé onde o Google Maps e Maps ME são imbatíveis.
A nossa próxima recomendação de app pode ser muito interessante para quem vai alugar um carro no exterior, e a situação abaixo pode dar a noção da sua utilidade.
Imagina que você eventualmente se envolva em um acidente. Você está no exterior, não conhece direito as regras e fica aquela discussão de quem foi o culpado…
Eu aqui no Brasil resolvi já uns anos atrás usar algo que no exterior chama-se dash board camera, algo como câmera de para brisa. É o seguinte: uma câmera que fica acoplada no para brisas e vai filmando tudo o que acontece à frente e reseta a cada 10 ou 15 minutos, por exemplo.
Acho que já deu para perceber a importância da ideia, já que você terá uma gravação de qualquer acidente para provar o que for preciso e acabar com qualquer discussão em segundos, ou até mesmo mostrar às autoridades locais.
Mas como viajar com (mais) um apetrecho não rola, que tal usar o celular como dash board cam?
Esta é a proposta do AutoBoy Dash Cam – BlackBox, infelizmente disponível apenas para Android – mas você pode pesquisar ai na Apple Store que tem outros semelhantes, basta buscar por “dash board cam”ou “blackbox”.
Neste app você grava os vídeos direto na memória do celular (pode escolher resolução e tempo) e ele sobrescreve os vídeos no formato de looping, ou seja, apaga o último vídeo se nada de errado tiver acontecido.
No caso específico do AutoBoy, ele consegue detectar pelos sensores internos do celular se a movimentação foi abrupta, sinal de acidente, e trava os últimos vídeos para que não sejam apagados por acidente ou aplicação da regra de looping/sobrescrever.
Dá ainda para registrar a posição GPS, tirar fotos, e ainda deixar em tela dividida outro app que você esteja rodando como player de música ou o navegador de GPS da sua preferência.
A única coisa que você precisa ter é um daqueles suportes para prender o celular no vidro ou painel, coisa que não pode faltar na sua bagagem e que você já deveria levar de qualquer forma para a sua viagem.
Outro aplicativo essencial nas viagens são aplicativos de transporte, como por exemplo do Uber. Ainda que tal plataforma não esteja disponível em todos os destinos de viagem ou não seja assim tão vantajosa dependendo do lugar, é sempre bom já embarcar com ela instalada, assim você tem como comparar se aquela corrida de táxi que de deram está cara ou não comparado com o app.
Dinheiro
Hora de ver alguns apps relacionados à dinheiro e câmbio.
Neste ponto o meu app favorito é o Trabee Pocket que onde você consegue controlar todas as suas despesas de viagem.
Como já tem um post contando todos os detalhes deste app aqui no Cumbicão não vou me alongar muito aqui.
Disponível para iOS e Android, é uma ferramenta super completa onde você lança todas as suas despesas para depois poder gerar relatórios e principalmente ver onde dá para aprimorar os custos para a próxima viagem. É possível até mesmo fotografar os tickets e comprovantes para usar mais tarde.
De todos os apps que eu tenho no celular é sem dúvidas um dos favoritos.
Como dinheiro não dá em árvore e o câmbio nos esfola dia após dia, é preciso sempre ficar de olho nas taxas de câmbio.
Para isso, na hora de comprar moeda, gosto sempre de dar uma pesquisada no app Melhor Câmbio (tem versão web também) para saber o preço médio de uma moeda.
Funciona mais ou menos assim, você diz onde está (cidade) e que moeda deseja, ai o app ou site te dá o preço da moeda em uma grande lista de casas de câmbio. Já testei em algumas oportunidades e achei os preços bem competitivos.
Agora se você está no destino e precisa rapidamente converter moedas, existem várias opções no mercado. Eu gosto muito do XE Converter que está disponível para iOS e Android.
É um app com uma interface bem simples e ao mesmo tempo funcional, destacando-se a opção de você escolher uma moeda e converter para várias outras numa única tela:
Outras duas funcionalidades que eu gosto bastante neste app é que ele tem gráficos com o valor de uma moeda ao longo do tempo para você comparar (e chorar) com os valores, e a que permite você conferir o percentual de conversão entre uma moeda e outra para saber se de verdade a casa de câmbio é “no comission”:
Hoje em dia está cada vez mais comum usar cartão de crédito no formato “por aproximação”. É uma tremenda sacada tanto em termos de segurança (já que a clonagem fica praticamente impossível) quanto de higiene, já que você não precisa ficar pegando na maquininha de cartões.
Como uso Samsung, adotei o Samsung Pay como principal meio de pagamento e nele coloquei os dois cartões que mais uso. Mas ainda nos celulares da Samsung dá para usar o Google Pay e para quem tem iPhone o ApplePay tem funcionalidades semelhantes.
Recomendo demais, não só para usar nas viagens como também no dia-a-dia.
Pesquisa de passagem
Todo mundo gosta de passagem barata. Difícil é achar.
Mas na internet não faltam ferramentas que podem ajudar nesta busca. E hoje praticamente todo o portal de busca de passagem tem um app próprio, apenas o Google Flights não tem – uma pena.
E as opções são super variadas: Kayak, Skyscanner, Melhores Destinos e outros tantos.
O ideal é você ter pelo menos uns dois para poder comparar os valores e opções de voos porque nem sempre eles trabalham com todas as empresas. Como já disse numa outra oportunidade, o único que trabalha com praticamente todas as companhias aéreas é o Google Flights mesmo.
Além dos apps acima, cito ainda o Hopper App que vai um pouco além dos mencionados, aproximando-se mais do que seria um app do Google Flights porque ele te mostra além de uma grande quantidade de companhias aéreas, a melhor época para você viajar.
Fazer as malas
A gente já conversou bastante aqui no Cumbicão sobre fazer as malas e eu já disse que preparar as malas de forma eficiente é uma arte.
Como eu gosto de fazer as malas e tento otimizar ao máximo isso para fazer de forma eficiente. Busquei alguns apps e topei com o PackKing para iOS e Android que se mostrou bem completo.
A ideia destes apps é servir como uma lista de itens que você não pode esquecer de colocar na bagagem.
A grande vantagem deste app é que você consegue personalizar a lista de itens conforme a sua necessidade e tipo de viagem, tendo por exemplo mais de uma lista conforme a necessidade.
Os itens são meio que setorizados por tipo: equipamentos fotográficos, equipamentos para esportes, roupas, itens para bebê e etc. Então dá para você personalizar muita coisa.
E como o app já vem com algumas listas prontas, fica mais fácil você fazer criações a partir dos padrões.
Uma vez criada a lista é só você ir ticando os itens que já foram separados ou colocados na mala, assim não esquece nada. Dá até para gerar um PDF com todos os itens adicionados à lista.
Previsão do tempo
Ninguém quer ver férias na praia arruinadas por chuvas e a cada dia está mais complicado prever a melhor época do ano para viajar.
Mas o que você pode fazer é ter um bom app de previsão do tempo para o seu celular. Sim eu sei que tanto o iOS quanto o Android já têm soluções nativas, mas eu sinceramente acho elas muito limitadas.
Eu já usei por muitos anos o app do Weather Channel, mas hoje prefiro o AccuWeather que me pareceu mais completo e ter um índice de acerto melhor.
A grande diferença do app do AccuWeather (para iOS e Android) para os nativos é que ele dá dados mais completos como rajadas de vento, unidade relativa do ar e sensação térmica dados que no final podem importar mais do que a temperatura nominal.
Mas o que eu mais gosto é a informação hora a hora, onde o app dá os dados previstos para cada hora do dia. Oras de que adianta informação de máxima e mínima se a mínima será justamente na hora em que eu estiver dormindo?
Tradutor
Por mais que algumas empresas tentem, não tem como competir com o Google Translator, a mais precisa e famosa ferramenta de tradução.
Disponível em todas as plataformas e para uma quantidade de idiomas incrível, ela é a mais utilizada no mundo e conta com todo o suporte de inteligência artificial do Google, ou seja, é algo que está literalmente aprendendo e aprimorando as traduções ano a ano.
Normalmente as pessoas utilizam o Google Translator simplesmente digitando palavras ou frases, mas esquece-se que dá para fotografar / scannear algo e pedir para ele traduzir, ou simplesmente fazer uma tradução em tempo real, como se você estivesse conversando em um telefone, onde você fala em português e do outro lado sai por exemplo hebreu.
Outra funcionalidade que vale a pena habilitar é a tradução off-line, já que não é sempre que se tem internet disponível. Com este recurso você consegue selecionar alguns idiomas e pedir para baixar o pacote de tradução. Indispensável por exemplo em lugares mais remotos ou idiomas ininteligíveis para nós.
Para passar tempo
Voos sem entretenimento a bordo e filas de atrações são apenas algumas das várias oportunidades em que precisamos de algo para nos distrair durante as viagens.
E como não é todo mundo que consegue ficar horas jogando aqueles joguinhos de celular que as crianças tanto gostam, resolvi aqui fazer uma lista do que coloco no celular para matar um tempo.
Se você gosta de ler, não deixe de ter um app para leitura de livros. São várias as opções, eu como assino a Amazon, priorizei ao Amazon Kindle onde deixo os meus guias do Lonely Planet e outros livros para ler durante os voos ou outras oportunidades.
O app funciona tanto no iOS quanto Android, mas se você preferir a Apple tem um app próprio e o Google tem o Play Livros.
Hoje em dia está cada vez mais frequente voos sem sistema de entretenimento a bordo, especialmente os mais curtos, então ter uma assinatura de streaming como Amazon Prime Video ou Netflix é muito útil. Basta você baixar os filmes ou séries para o seu celular e assistir off-line depois.
Isso sem falar nos streamings de música como por exemplo Spotify onde você ouve também podcasts que mais do que simplesmente matar o tempo têm um viés informativo que pode ser bastante interessante.
Durante o voo
Já pegando o gancho com o voo, tem alguns apps interessantes que podem te ajudar a ter uma experiência a bordo ou pré-embarque melhor.
Vou começar por um serviço que já comentei aqui quando ele ainda era um simples site: o SeatGuru.
Se me perguntarem qual o melhor lugar para sentar num avião qualquer eu responderia: aquele que o SeatGuru te recomendar. Pois é, este app (para iOS, Android e site na web) te diz para todas as aeronaves de todas as empresas aéreas, quais os melhores e piores assentos para viajar.
Chega de escolher assento no escuro!
Já sabe com qual empresa vai voar? Então instale o app da empresa aérea. O motivo é simples, ele vai te ajudar a manejar a sua reserva e realizar algumas outras operações bem interessantes.
Alguns como o da LATAM permitem por meio de realidade aumentada medir a sua bagagem de mão. Já o da Emirates permite que você já escolha antes mesmo do voo o que vai assistir, depois é só informar qual a sua poltrona que tudo será sincronizado. Top, né?
Agora um app que pouca gente conhece. Você já teve curiosidade de saber dados do seu voo em tempo real? Digo, enquanto está voando?
Então, o SkyGuru (disponível para iOS e Android) fornece uma explicação em tempo real sobre o que e porque algo está acontecendo com o seu voo. É algo que pode interessar não só aos aficionados por aviação como eu mas também para quem tem receio de voar, já que dizem que ter informações corretas pode minimizar o medo de voar.
Uma das muitas informações que o app dá é o informe de turbulência, o que pode ser uma boa para você não ser pego de surpresa. Para quem tem iPhone, os sensores do celular conseguem captar sons que são interpretados pelo app para lhe explicar o que está acontecendo.
Se você como eu tenta ao máximo ter uma experiência a bordo o mais agradável possível e adora dicas do tipo como sobreviver a um voo longo, já deve ter pensado como é difícil dormir a bordo de um avião.
Para tentar relaxar e me isolar do barulho eu uso junto com o fone de ouvido noise-canceling um app para gerar sons relaxantes.
Existem muitas opções no mercado e a maioria delas gratuitas. Mas como eu gosto de usar isso de forma off-line, prefiro aquelas que como o Ruído Branco para Android (para iOS também existem outras opções, basta buscar por white noise na Apple Store).
Neste tipo de app você pode escolher sons já prontos ou criar seus próprios sons personalizados como som de chuva misturado com fogueira, ou sons do mar.
Vai por mim, funciona super bem.
Fotografia e Drivers virtuais
Já conversamos anteriormente sobre como guardar as suas fotos de viagem, seja durante seja depois dela. Mas além de guardar as suas fotos de viagem, alguns apps podem te ajudar com outras coisas seja em relação às fotos seja em relação aos documentos de viagem.
Como uso além do celular uma GoPro e duas máquinas da Canon, gosto muito de usar os apps destas marcas para conectar as câmeras seja para tirar fotos remotamente seja para transferir as fotos a qualquer lugar sem precisar de fios ou de um computador.
Outras marcas de máquinas, como por exemplo a Nikon também tem apps com excelentes funcionalidades.
Outro item essencial são os drives virtuais ou nuvens, além da iCloud para quem usa iOS, há outros serviços com maior capacidade de armazenamento e gratuitos, como Google Drive ou One Drive da Microsoft.
Adicionalmente ainda uso o sistema da WD já que tenho uma HD que se liga diretamente na minha rede doméstica e permite a partir de qualquer lugar acessar meus documentos.
Mais do que guardar fotos de viagem, este tipo de app ajuda a guardar com segurança a cópia de alguns documentos importantes para a viagem como passaportes, vistos, passagens, reservas de hotéis e outros que você pode imaginar.
Comunicação
Uma coisa que a gente sempre tenta ter a mão é um chip de celular para internet em qualquer lugar do mundo, seja para usar os apps aqui listados quanto simplesmente comunicar-se com quem ficou no Brasil ou nas tantas necessidades que podem aparecer durante uma viagem.
E quando o assunto é comunicação, normalmente a tendência natural da maioria das pessoas é pensar no WhatsApp que hoje domina o mercado de conversas instantâneas.
Mas em algumas oportunidades já me deparei com o seguinte problema: a pessoa com quem preciso falar só tem número fixo (então não dá para usar WhatsApp), ou o meu chip não tem pacote de voz, apenas de dados. Como fazer para ligar para um número de telefone?
A solução é algo bastante antigo, mas que ainda têm utilidade nos dias de hoje: Skype.
Sim ele mesmo. Basta você ter uma conexão com a internet, que pode ser móvel ou wi-fi, e algum crédito na sua conta para ligar para qualquer número de telefone em qualquer lugar do mundo.
Hotéis e atrações
Um hotel ou uma atração é realmente tudo isso que dizem?
Hoje não tem como sair de casa sem dar aquela espiada em sites de reviews como por exemplo o TripAdvisor.
Recentemente este que é o maior serviço de reviews de hotéis, restaurantes e atrações turísticas em geral deu uma guinada para tornar-se também uma espécie de rede social onde as pessoas que fazem reviews podem ser seguidas, como em qualquer outra rede social.
Outros apps
Vira e mexe a gente precisa anotar algo rapidamente, pode ser uma dica para ser compartilhada. Para que abrir o bloco de notas e digitar se você pode gravar uma nota de voz?
Mais rápido e prático, todos os celulares já têm um app para isso. Eu uso demais o gravador de voz para anotar desde ideias que aparecem na cabeça a até sons do momento como uma música para depois ouvir ou procurar num serviço de streaming qualquer.
Lembre-se apenas de deixar isso sempre à mão para que fique fácil quando precisar.
Já imaginou ter nas mãos a indicação de onde há um banheiro público mais próximo? Pois esta é a promessa do Onde Fica o Banheiro (para Android – mas existem programas semelhantes para iOS).
Como o app usa a base de dados (mapa) do Google Maps é bastante intuitivo e fácil de utilizar.
Seja para comprar roupas ou simplesmente encher o tanque de gasolina durante uma viagem no exterior, ter um conversor de medidas é essencial.
Seja para iOS seja para Android, existe uma centena de apps que fazem conversão de medidas, unidades de peso, temperatura e etc. Eu uso um chamado Units Plus (iOS e Android).
O layout dele é bastante simples e intuitivo e a quantidade de tipos de conversão que ele faz é enorme. Particularmente eu gosto muito da que converte milhas por galão para km por litro. Quero só ver alguém esta conversão de cabeça!!!
Agora se o assunto é medidas para roupas, gosto muito do MySizeID que utiliza realidade aumentada para medir com perfeição o tamanho ideal das suas roupas. Vale a pena testar. Disponível para iOS e Android.
Momento inutilidades… dois apps divertidos que eu gosto bastante são o been e o Visited World Map, ambos para Android mas existem semelhantes para iOS. A ideia aqui é marcar países e/ou cidades onde você já esteve. Praticamente um jogo de WAR!!!
E você? Quais aplicativos não podem faltar no seu celular quando o assunto é viagem?