A maioria das pessoas pode até não considerar sair do Brasil e viajar até o Canadá só para conhecer Calgary. Mas como a cidade é para muitos o ponto de chegada e/ou partida para uma aventura de motor-home pelas Montanhas Rochosas do Canadá, vale a pena conversarmos um pouco sobre as atrações turísticas de Calgary.
Situada quase que no sopé das Montanhas Rochosas, Calgary é a maior das cidades da região e a principal cidade da província de Alberta. Para muitos, é o ponto de partida para uma jornada passando por Banff, Lake Louise e Jasper até chegar em Vancouver.
Para nós, foi o final da jornada pela costa oeste do Canadá e pela região das Montanhas Rochosas, já que foi o lugar que escolhemos para devolver o motor-home.
É justamente por ser este ponto de chegada ou partida que muitos viajantes aproveitam ao menos um dia, ou parte dele para conhecer algumas das atrações da cidade. Foi o nosso caso.
Com pouco mais de 1 milhão de habitantes, Calgary é uma das principais cidades do Canadá e tem atrações dignas de uma metrópole. Por isso mesmo foi uma pena que tivemos apenas um dia para passear pela cidade.
Neste contexto, nem pretendo apresentar todas as atrações da cidade, mas sim algumas para você fazer um breve tour por Calgary, ou ainda, te dar uma noção do que você pode fazer na cidade se tiver mais tempo por lá, o que recomendo.
Se você estiver chegando na cidade de avião, muito provavelmente a sua primeira preocupação será como ir para o aeroporto ou dele para a cidade.
Infelizmente Calgary não tem uma linha de metrô que faça isso como em Vancouver ou Toronto, por exemplo.
A solução então é fazer uso de táxi (média de CAD 35 partindo do centro) ou de uma das linhas de ônibus público, a 100 ou 300 (no link há uma descrição completa das rotas) ao custo de CAD 3,30 e 45 minutos até o centro.
Uma vez na cidade, você precisa ter em mente duas coisas. A primeira é que Calgary não tem tantas atrações quanto outras cidades pelas quais passamos nesta viagem. A segunda é que a maior parte delas, ou pelo menos as mais interessantes estão situadas na região central, o que facilita demais os deslocamentos.
Para deslocar-se pela cidade, o transporte público funciona bem. Há uma boa malha de ônibus, inclusive com um planejador de rotas. Há também um sistema de metrô com duas linhas que atende bem se você estiver na região central:
Saiba que uma vez na região central, a melhor opção pode ser caminhar. Digo isso porque assim você já vai curtindo a vibe da cidade que pode ser muito interessante especialmente nos meses de verão.
Como estávamos literalmente apenas de passagem pela cidade, optamos por um hotel que fosse bem próximo ao aeroporto para facilitar o nosso embarque nas primeiras horas do dia seguinte.
Para a nossa viagem à Calgary, escolhemos o Best Western Freeport Inn & Suites, cujo review posto aqui em breve.
O que posso adiantar é que é um hotel simples, porém bastante confortável. Excelente custo benefício.
Quem como eu gosta de um Posto de Informações Turísticas deve ir ao Tourism Calgary (101 9th Ave SW; diariamente das 8h00 às 17h00) – tem um posto também na base da Calgary Tower.
Como tínhamos muito pouco tempo na cidade, decidi priorizar atrações ao ar livre e que não tomassem muito tempo, então nada de museus e afins. Mas mesmo assim no final do post comento algumas atrações deste tipo para que você as tenha em mãos se o seu roteiro comportar.
Assim como Vancouver, Calgary também tem a sua torre símbolo, a Calgary Tower. Construída em 1968, hoje em termos de altura (191m) ela acaba sendo superada por outros edifícios ao redor mais modernos.
Fica na 101 9th Ave SW; o ingress custa CAD 18; e abre diariamente das 9h00 às 21h00 (até 22h00 no verão).
Uma sugestão que eu lhe dou é você seguir caminhando pela Centre St. até o rio Bow, ou seja, na direção norte.
O motivo para uma caminhada ali é que trata-se de uma zona extremamente agradável, já que ela é um calçadão exclusivo para pedestres.
Na primavera-verão, a Centre St. fica cheia de flores, pessoas curtindo os longos dias de Sol com direito a música ao vivo e tudo.
Em meio a muitos edifícios históricos, é a zona comercial por essência de Calgary, portanto é muito boa para compras. Eu mesmo aproveitei uma oportunidade e comprei lá na MapWold.CA o mapa que alguns de vocês já viram aqui no home-office de casa.
Uma das atrações mais famosas dali é a Wonderland Sculpture, uma escultura aos pés do edifício Bow. Ela já apareceu em alguns filmes e é realmente interessante como dá para ver abaixo.
Como saco vazio não para em pé, eis algumas opções de lugares bons e baratos para comer em Calgary:
Cansou de tantos edifícios espelhados da região central? Vá ao Prince’s Island Park, que está para Calgary como o Central Park está para NY. Excelente lugar para as crianças brincarem e fazer um piquenique.
Este parque é a maior área verde da região central de Calgary, com 20 hectares. Ele foi fruto de uma doação do Principe Peter Anthony em 1886, dai o nome.
Como disse, optei por não visitar os museus de Calgary porque não sobraria tempo para passear pela cidade. Mas isto não significa que eu não possa dar um pitacos neste sentido para ti:
Dois programas interessantes para quem tem crianças são o Calgary Zoo que conta com mais de 1.000 animais de diferentes espécies e é tido como um dos melhores zoológicos da América do Norte. Fica na 1300 Zoo Rd NE; custa CAD 25; e abre diariamente das 9h00 às 17h00. A outra boa opção é o Calaway Park um grande parque de diversões com mais de 30 atrações (CAD 38 e para os horários sugiro visitar o site oficial pois variam ao longo do ano).
Se você tiver um tempo no seu roteiro de viagem por esta região do Canadá, sugiro dar uma esticada e dedicar alguns dias na cidade de Winnipeg pois como a Elizabeth Werneck mostra, a cidade tem muito a oferecer.
Próxima parada? Québec, do outro lado do Canadá!
Booking.comDesde a sua inauguração, ainda com o antigo nome de Walt Disney Studio Park, o…
Você já imaginou ter em mãos uma ferramenta que literalmente te dá todos os voos…
Ao norte da ilha de Palawan, onde fica El Nido, situa-se um outro grupo de…
Porque não aproveitar uma viagem à Paris para curtir o Disneyland Park? Se não bastasse…
Viajando para Paris com crianças? Então você precisa colocar no seu roteiro de atrações da…
Pensa em um paraíso literalmente cercado de água por todos os lados? Assim é El Nido.…
This website uses cookies.