Voos

Como é voar com a EgyptAir

Mais uma empresa aérea diferentona no nosso radar!!! É a vez de contarmos como é voar com a EgyptAir, a empresa aérea nacional do Egito, com a qual tivemos a oportunidade de realizar alguns voos no nosso último giro pelo Oriente Médio.

Eu sou daqueles saudosos do tempo em que uma empresa aérea era a identidade de uma nação, onde cada país tinha a sua empresa aérea que refletia muito de sua cultura e outros traços.

Bem por mais que o mundo moderno de fusões, aquisições e join ventures tenha meio que minado tudo isso, algumas empresas ainda seguem esta linha.

É o caso da EgyptAir que é a cara do Egito. Literalmente.

Fala se não é a cara do Egito?

Apesar de alguns como o Panda Beting, super especialista em design de aeronaves e criador da identidade visual da Azul, ter listado o design da EgyptAir como um dos piores do mundo, como leigo acho ele super interessante.

Azul super combina com branco e a pintura ainda traz um Hórus bem típico na fuselagem. É o tipo de coisa que você bate o olho e sabe de onde aquele avião veio!!!

Enfim, seja qual for a sua opinião sobre o estilo das aeronaves da EgyptAir, elas cortam os ares do mundo desde 1932, o que faz dela uma das empresas aéreas mais antigas do mundo.

Ela foi a sétima a ser criada, ainda com o nome de MisrAir, o que é um feito e tanto naqueles tempos e se considerarmos que o Egito não era (nem é hoje) uma potência econômica.

Sobre a EgyptAir dois fatos me impressionaram bastante.

O primeiro é a quantidade e variedade de rotas operadas.

Olhando o Flight Connections, um excelente e atualizadíssimo buscador de rotas com diversas funcionalidades, você notará que a EgyptAir voa para tudo quanto é canto: Europa (praticamente todas as capitais); para muitos destinos na África; praticamente todos os países do Oriente Médio; e ainda muitos destinos na Ásia e mais algumas cidades dos EUA.

Rotas da EgyptAir.

Ao todo, na data deste post, eram mais de 10 destinos domésticos e 67 internacionais em 49 países!!!

Bem melhor que as aéreas brasileiras…

E por falar em rota, olha o tamanho da desviada rumo a Beirute para não sobrevoar o espaço aéreo de Israel!!!

No quesito frota também impressiona, já que há um mix de aeronaves razoavelmente modernas da AirBus e da Boeing, como A320-NEO e unidades do B777-300 e do B787-9 Dream Liner, sendo que evidentemente estes fazem rotas mais longas e mais lucrativas para a empresa, o que não foi o caso das rotas que fizemos.

Boeing 737-800 da EgyptAir.

Ao todo tivemos três voos com a EgyptAir, dois domésticos nas duas pernas da “ponte aérea” Cairo-Luxor e outro internacional entre Cairo e Beirute no Líbano, o que nos garantiu uma experiência mais ampla já que deu para saber como a empresa se comporta tanto em voos domésticos quanto internacionais.

O que já posso adiantar é que na rota internacional a experiência foi bem melhor.

Comprando a passagem

Fizemos a compra das passagens direto no site da EgyptAir.

Site da EgyptAir.

O site é bastante fácil de usar e intuitivo. Não tivemos nenhuma dificuldade durante o processo.

Mas faço alguns alertas e te deixo uma dica especial sobre o processo de compra.

Primeiro a dica que me deixou pasmo.

Ao acessar pelo link padrão ou numa busca pelo Google você será direcionado para o site da EgyptAir, mas por alguma razão maluca ele sempre irá considerar que você está na Áustria (talvez por ser o primeiro país na lista deles?).

Resista à tentação de segui assim mesmo ou de alterar para world wide no logo do globo que é o site global de fato (não tem Brasil na lista) porque  há aqui uma dica que pode te economizar uma grana.

Altere a sua localização neste mesmo ponto para o Egito e se preciso o idioma para inglês, caso ele mude para árabe. Com isso você verá o valor das passagens em libras egípcias, mas será menor do que se você seguisse como se turista o fosse.

Sim, existe esta “sacanagem”. Coisas do Egito…

Sobrevoando o Rio Nilo perto de Luxor.

Agora os alertas.

Ainda quanto ao processo de compra das passagens, esteja ciente de que eles exigem que você use um cartão físico, ou seja, não adianta tentar pagar com um cartão de crédito eletrônico daqueles que têm números randômicos para aumentar a sua segurança.

Ou esta funcionalidade de cartão digital ainda não chegou ao Egito ou eles querem eventualmente ter alguma forma de te obrigar a apresentar o cartão físico no momento do check-in.

O último ponto é que para voos nacionais, na época da nossa viagem, a EgyptAir não estava cobrando pela escolha de assentos nos voos domésticos, o que é excelente. Mas nos voos internacionais era sim cobrado valores que iam de EGP 90 até EGP 179, ou seja, R$31,00 até R$ 63,00 por assento escolhido (sigo achando isso um absurdo!!!).

Enfim, superados estes pontos, a compra das passagens é super tranquila e em poucos segundos depois você deve receber a confirmação e bilhetes no e-mail.

Programa de milhagens

A EgyptAir tem um programa de milhagens próprio, o EgyptAir Plus.

Quem acompanha os flight reviews aqui do Cumbicão sabe que quando voamos com uma empresa aérea assim mais diferente, do tipo onde as chances de voarmos novamente são pequenas, a gente costuma nem se associar aos programas de milhagens antes do voo.

Considerando que estamos falando de programas de fidelidade, os tais frequente flyers programm, não me faz muito sentido aderir a um programa assim se você sabe que não vai voar frequentemente naquela empresa.

Nem mesmo para os amantes de aviação faz mais sentido já que nem mais a carterinha física para recordação existe. Kkkkk

Aeronave da EgyptAir pousando no Cairo.

Por isso eu sempre prefiro olhar se a empresa aérea está associada a uma das alianças internacionais como One World ou Star Alliance, para ficar nas duas mais famosas e abrangentes.

É muito mais vantagem usar estes grandes grupos para tentar maximizar o uso das suas milhas concentrando seus pontos em uma única empresa para poder eventualmente usar em qualquer uma das demais participantes da associação.

No caso da EgyptAir, ela faz da Star Alliance junto com outras empresas conhecidas como United, TAP, Lufthansa, COPA, Swiss, Turkish Airlines e outras. Dê uma olhada sempre no site da Star Alliance para atualizar quem faz parte do grupo porque isso muda com frequência.

Limite de bagagem

Nos voos domésticos, que foi o nosso caso, a política de bagagem da EgyptAir é de uma peça com até 23kg para classe econômica e uma peça de até 32kg para executiva para bagagem despachada.

E para bebês viajando no colo dos pais, o limite cai para 1 peça de 10kg – o carrinho de bebê não conta e é despachado gratuitamente.

Aeroporto do Cairo.

Em voos internacionais, a executiva dá direito a duas peças e na econômica, isso vai variar conforme a tarifa aérea específica do seu bilhete, então confira no momento da compra da passagem a regra aplicável.

Para fins de bagagem de mão, a EgyptAir permite o embarque de uma peça com até 8kg para bilhetes da econômica e dois para a executiva tanto nos voos internacionais quanto domésticos, o que é bem razoável.

A EgyptAir não deixa claro, mas é sempre bom seguir aquela regrinha básica dos 115cm lineares (soma de altura, comprimento e profundidade) para que a sua bagagem de mão caiba no compartimento de bagagens.

Você tem drone? Gosta de viajar com ele? Então, deixe ele em casa. No Egito ele é item proibido e nem mesmo passará pelo raio-x do aeroporto como detalho no post Viajando com Drone.

Check-in e Segurança

Por mais que a gente tenha defendido que é seguro viajar ao Egito (contato que as condições lá estejam dentro da normalidade), nós só conseguimos concluir isso depois de ver e tomar uma série de cuidados como você viu nos posts anteriores e alguns que menciono agora.

Tudo começa ainda na estrada do aeroporto, onde, a exemplo de Israel, o veículo é parado em várias barreiras para revistar e perguntar de onde são os passageiros que o motorista está levando.

Reparem nos detectores de metais e raio-x na entrada do hall do aeroporto de Luxor.

Às portas do aeroporto a coisa não é diferente. Quem chega a qualquer aeroporto no Egito já nota algo bem pouco usual para os padrões aos quais estamos acostumados: você só entra na área de check-in no hall do aeroporto depois de passar pelo detector de metais.

Sim, você tem que ali já escanear as suas malas e já apresentar o seu passaporte e passagem para provar que é passageiro em algum voo.

Depois elas também são escaneadas como de praxe naquela passagem pela segurança junto ao controle de imigração.

Até aqui achei que a segurança estava meio frouxa porque acabou passando uma garrafa de água e caixa de suco que esquecemos.

Mas isso é porque tudo será novamente e mais rigorosamente escaneado no portão de embarque segundos antes de voar.

E mais scanner no portão de embarque.

Ou seja, sobra escaneamento.

O segundo item de segurança merece contarmos algo diferente que vimos.

Como voamos com crianças, a gente sempre tenta sentar junto. Então quando reservei o voo do Cairo para Luxor, pequei os três assentos na mesma fileira.

Todos os passageiros, inclusive nós j[a estávamos todos sentados quando um cara vestindo o uniforme da EgyptAir veio até a gente e me pediu para ver os bilhetes.

Achei aquilo estranho porque na minha cabeça eu tinha certeza que os três assentos eram meus, afinal tinha escolhido daquela forma. Olhei o meu da janela, ok; olhei o do meio que era o do Cumbiquinho, ok.

Quando vi o da Sra. Cumbicona, que era o do corredor, notei que de fato, apesar da nossa escolha no site da EgyptAir, no final colocaram ela na fileira de trás onde estavam apenas um casal de ingleses e um assento vazio.

Bem na hora em que eu ia ensaiar um jeitinho brasileiro e educadamente pedir para o rapaz sentar-se ali, pensando que ele seria apenas mais um funcionário da empresa e que não custaria nada pedir para ele trocar com a gente, lembrei de algo… Da nossa experiência com a El Al e a história do mashall ou xerife à bordo

Voo da EgyptAir do Cairo para Luxor.

Não daria para mudar de lugar com ele, já que estávamos falando do segurança da EgyptAir à bordo, e por isso mesmo ele teria que estar sentado em um lugar específico da aeronave onde todos os tripulantes e equipe de cabine deveria previamente saber.

Ou seja, era algo inegociável e importante para todos. Fora que era um voo de pouco mais de 1 hora, e ter um estranho ali não teria problema algum.

Não demorou um segundo para eu dar aquela espiada na canela dele e notar o coldre com a arma, e o casal de ingleses atrás confirmarem à Sra. Cumbicona que aquele era mesmo o tal marshall pois ele próprio já havia vindo assim já com eles num outro voo vindo de Londres.

É mole???

Enfim, foi uma experiência vem diferente: eu, meu filho e um estranho armado nos protegendo num voo no Egito.

Nos três voos que fizemos o check-in foi super tranquilo e praticamente sem filas como dá para ver na foto.

Todos os check-ins da EgyptAir que fizemos foi assim, sem filas.

No caso do nosso voo para Beirute, tivemos uma boa surpresa com as nossas malas indo direto de Luxor para a capital do Líbano, evitando que tivéssemos que pegar as malas no terminal doméstico e redespachar no internacional.

Além da evidente praticidade, isso nos possibilitou descer no aeroporto e aproveitar as 5 horas que tínhamos para ir almoçar e bater perna num shopping ali perto, já que o aeroporto do Cairo como detalho mais a diante é bem sem graça.

Ponto para a EgyptAir pela eficiência!!!

Quem viaja com crianças pequenas normalmente leva um carrinho de bebê, o qual pode ser entregue apenas na porta da aeronave. Em todos os voos da EgyptAir conseguimos despachar ele apenas no portão e recuperar ele também no portão.

Sei que para quem não tem criança pequena pode parecer bobagem, mas experimenta chegar depois de algumas horas de voo e desembarcar carregando malas e um pequeno dormindo…

Voo e experiência a bordo

Tanto no trecho de Cairo para Luxor e vice-versa (1h05), quanto no voo internacional entre o Cairo e Beirute (1h20), voamos em aeronaves Boeing 737-800 configurado para 3-3 poltronas.

A grande diferença foi o serviço de bordo e estado de conservação das aeronaves.

Embora ambas parecessem ter saído diretamente dos anos 90 como as fotos mostram, a que fez o voo doméstico parecia nitidamente mais surrada, e a do voo internacional um pouco mais conservada e limpa.

Não foi a aeronave mais detonada em que voamos, já que já tivemos até mesmo que matar baratas à bordo nestes anos todos, mas neste ponto esperava mais da EgyptAir pelo marketing que fazem no site…

O espaço interno para voos curtos é ok, mas se fossem algumas horas a mais complicaria. Com 1,83m me senti um tanto quanto apertado ali já que o espaço para as penas é bem reduzido.

Quem viajou de avião nas décadas de 80/90 lembra bem deste layout (tinha até cinzeiro).
Boeing da EgyptAir.
As aeronaves nas quais voamos eram bem antigas.
Nada de entretenimento interno nos voos que tivemos.
Espaço razoável para voos curtos, mas para longos...

Algo também ruim, mas tolerável por serem voos curtos é a absolutamente falta de sistema de entretenimento. Nada!

Para voos domésticos, isso é até esperado, mas para voos internacionais eu ainda sou daqueles que acha importante.

Então, valem aqui aquelas regrinhas de sobrevivência à bordo, especialmente aquelas para matar um tempo.

Refeições

Nas aeronaves da EgyptAir não se serve nenhum tipo de bebida alcoólica no serviço de bordo.

Nos voos domésticos serviram um suco de caixinha e algumas bolachinhas, já no voo internacional ai sim, serviram uma refeição de verdade e realmente saborosa: peito de frango com queijo e um charutinho; ou massa com kafta (ambas opções com um bolinho de chocolate bem gostoso). Excelentes!

No doméstico, só lanchinho.
Já no internacional uma boa refeição.
Achei super saborosa.

Ah, já ia me esquecendo, isso já está incluso no preço da passagem!

Atendimento e pontualidade

O atendimento da Egypt Air foi muito cordial. Fiquei bastante impressionado com a amabilidade tanto do pessoal de check-in quanto de bordo.

No quesito pontualidade, tivemos apenas um atraso no voo do Cairo para Luxor e mesmo assim não foi culpa da Egypt Air.

Uma coisa chata foi que todos os embarques foram remotos.

A máquina de raio-x do portão de embarque resolveu pifar justamente com a minha mala dentro, atrasando o voo em quase 1 hora. Embora eu tivesse certeza que não havia nada de errado com a minha mala, confesso que fiquei com aquele medinho, já que com este povo e nestas horas não se brinca.

Custo

Como eu já disse no post com as dicas essenciais da viagem ao Egito, o custo em geral das coisas lá é super acessível e não poderia ser diferente quando o assunto é passagem aérea.

Uma passagem ida-e-volta entre Cairo e Luxor custa a partir de EGP 2.475,00 o que dá uns US$150.

Se você pensar que a única forma de viajar entre as duas cidades que não numa impraticável viagem terrestre de trem ou ônibus, é um valor razoável.

Aeroporto do Cairo

Antes de falar um pouco sobre o Aeroporto Internacional do Cairo, que também serve aos voos domésticos, um detalhe importante.

Lembram que falei que para entrar no hall e fazer o check-in você precisa passar por um escâner de malas e detector de metais, apresentar passaporte e passagem? Então, recuse a ajuda de qualquer estranho. É só gente querendo uns trocados e eventualmente retendo a sua documentação. Só apresente-os para quem estiver realmente identificado como funcionário e autoridade local.

O aeroporto internacional do Cairo não chega a ser o pior pelo qual já passamos, mas está ali no top 5 dos piores. A infraestrutura é realmente sofrível.

Por fora o Aeroporto do Cairo até que é moderno.
Mas por dentro é bem fraquinho.

Praticamente não existem opções de lugares para comer na área interna depois do check-in. Que se salve, apenas um Burguer King no hall do aeroporto.

As lojas do duty-free são fraquíssimas e bem mais caras do que na cidade, então não deixe para comprar souvenires lá não. Quando muito use-as para gastar alguma libra egípcia que tiver no bolso e só!

Nós ainda chegamos no dia do voo para Luxor e encontramos o aeroporto estranhamente deserto. Mas deserto mesmo, éramos nós e nem meia dúzia de funcionários no terminal em que estávamos.

Passageiro? Zero! Até pensei que poderia haver algo de errado… Mas era só o horário do jogo do Egito que disputava a Copa das Nações Africanas em casa ainda!!!

O deserto aeroporto do Cairo

E você já voou com a EgyptAir? Como foi? Deixe seu comentário abaixo.

Booking.com
Diogo Avila

Veja os comentários

  • Olá
    Consegui comprar passagens pelo site e emitiu os bilhetes, mas achei estranho que nas infos dos passageiros nao pediu documento/passaporte, só os nomes. É assim mesmo?

    • Oi Heloisa,
      Algumas empresas só pedem isso no momento do check-in, ou numa atualização dos dados que você pode fazer (e acho importante) na área de administração da sua reserva.
      Boas viagens,

  • Olá Diogo.
    Eu e minha esposa vamos de EgyptAir de Cairo para luxor também. Gostaria de saber se cada um de nós tem direito a uma bagagem despachada grátis de até 23kg e se consigo levar uma mala de mão e uma mochila no compartimento superior.

    Aqui no Brasil é comum viajar dentro do avião com uma mala pequena e uma mochila.

    O que acha?

    • Oi Pedro,
      A franquia indicada é sempre individual. No caso da Egypt eles deixam claro que são 23kg despachados e mais uma mala de bordo.
      Aqui no Brasil eu até arrisco fazer isso (mala de bordo + mochila), ou se estiver voando com uma empresa nacional. Mas fora do Brasil, ou com empresas / destinos mais diferentes, não arrisco não.
      Mas isso é uma opinião muito particular minha pensando nas regras da empresa e que muitos lugares tendem a ser mais rígidos.
      Se a Egypt diz que só pode uma mala de bordo e mais um item pequeno, pode ser que eles não considerem a sua mochila um item pequeno.
      Entende como fica na subjetividade?
      Abraço.

  • Olá, Diogo. Excelente post! Parabéns.

    Gostaria só de confirmar uma informação: Na compra da passagem o item pessoal aparece cortado, ou seja, não tem, né?

    Ou é só que ele não é cobrado?

    Ou na flyEgit não tem essa opção de levarmos a bagagem de mão + 1 item pessoal (mochila)? Você saberia responder?

    Obrigada!

    • Oi Kelly. Obrigado.
      Olha na época não aparecia assim.
      Não faz sentido cobrarem por um item deste tipo, tampouco pedir para despachar.
      Mas quando o tema é o tal item pessoal, não abusar da sorte. :)
      Tenho visto muitas empresas considerando que mochila não é item pessoal. Recentemente vi um caso assim na fila do check-in.
      Em tese, item pessoal é casaco, bolsa feminina (pequena), bolsa de máquina fotográfica, este tipo de coisa.
      Espero ter ajudado.
      Boa viagem!!!

  • Oi, Diogo!

    Estou com uma dúvida. Gostaria de fazer o trecho Aswã-Luxor e Luxor-Hurgada de ônibus, mas no site (Go Bus) não aparece esses trechos. Vamos em janeiro 23, será que é seguro deixar pra comprar esses trechos lá? Seja van ou ônibus? Gosto de ir com os trechos comprados, mas não estou conseguindo...

    Parabéns pelo blog!!!

    • Oi Patrícia,
      Obrigado!
      Eu sou daqueles que reserva e resolve o máximo de coisas antes da viagem. Não curto apuros :)
      Olhando algumas programações de viagem que já fiz, até que é comum não aparecer trechos ou ingressos tanto tempo antes.
      Particularmente eu faria o seguinte: olharia novamente faltando uns 2 meses e se não aparecer nada, já acionaria um outro plano, no caso avião.
      Acho que pela praticidade e rapidez seria uma escolha mais tranquila.
      Considerei muito fazer viagens de trem ou ônibus no Egito, mas indo por conta, achei pouco confiável e confortável, especialmente com crianças.
      Boas viagens!!!

  • Boa noite,

    Não estou conseguindo comprar passagem com cartão físico ou virtual, de diversas bandeiras. Alguém teria alguma dica para me dar?!? Sempre da erro nos dados do cartão :/

    • Oi Verônica,
      Nestes casos, a primeira coisa a fazer é sempre ligar para o banco e pedir informações sobre a negativa do cartão.
      Eles sempre terão detalhes que ajudarão você a entender e resolver o problema.
      Acho muito difícil ser algo relativo à empresa aérea.
      Vale primeiro investigar o ponto que citei.
      Abraços.

  • Oiii

    Diogo, fiz a compra das minhas passagens com um cartão virtual antes de ler as tuas dicas :/

    Você acha que terei algum problema no dia da viagem?

    Abração

    • Oi Daniela. Tudo bem?
      O motivo para alguns lugares criarem a necessidade de apresentar o cartão físico, é justamente com fraudes.
      Dai vejo alguns pontos que precisa considerar para a sua tranquilidade.
      1- Acho que atualmente mais países estão acostumados com a existência dos cartões eletrônicos.
      2- Se você fez a compra num cartão seu e você é uma das passageiras, a suspeita de fraude fica bem menor.
      3- Eu levaria no celular o app do banco para mostrar, se necessário, o que é e como funciona o cartão temporário. A gente nunca sabe qual é o grau de conhecimento da pessoa do outro lado do balcão, então nada como mostrar o que é ao invés de apenas explicar.
      Vá tranquila, apenas tenha as explicações meio que na cabeça para poder falar com tranquilidade.
      Abraços e boa viagem!!!

  • Boa noite, Poderia me auxiliar? Tento há dias comprar passagem no site da egyptair e em vários cartões não consigo. Pelos relatos, parece que isso é comum.

    • Oi Priscila,
      Tenho sim visto alguns relatos deste tipo nos últimos tempos.
      Não sei que cartão você está usando, mas talvez exista uma maior resistência aos chamados cartões temporários ou digitais. Se possível, tente um cartão comum.
      Caso contrário, só mesmo entrando em contato com a empresa aérea.
      Abraços.

  • Parabéns pelo post, Diogo. Só uma dúvida: eu não estou conseguindo comprar pelo meu cartão. Você lembra se você teve que mostrar o cartão que você usou na compra na hora do check in? Pq vou acabar tendo que pegar de outra pessoa pra conseguir comprar.

    • Oi Tadeu! Muito obrigado.
      Olha não me pediram não. Mas sempre fico com receio deste tipo de medida, pois se está nas instruções de compra, é porque eles podem pedir.
      Comprando no cartão de outra pessoa, não duvidaria que um red flag apareça no sistema para pedirem.
      Não tem como você tentar um outro cartão seu? Talvez aqueles virtuais?
      Abraço.

  • Cumbicao, vi isso dos preços das passagens.
    Então é tranquilo comprar em Libras Egípicias.
    Lá no embarque não vou ter problema.

    • Decio, pela minha experiência com a empresa, onde comprei em Libras Egípcias, entendo que não haja problema.

  • Percebi isso da passagem, dos valores quando buscamos no Google e quando colocamos World wide.

    De uma utilidade sem fim o relato. Muito agradecido.

    Então, colocando a localidade EGITO, não terei problema ao embarcar, certo!

    • Decio, obrigado pela gentil mensagem.
      Olha, esta questão da localização no momento da compra é algo apenas para fins de cookies, não interferirá no seu embarque.
      Abraços.

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