Infelizmente a capital de Aruba, Oranjestad, não tem o mesmo charme e sob o ponto de vista turístico não é tão atrativa como Willemstad (em Curaçao). Mas mesmo assim, não deixe de conhecer a maior cidade da ilha que tem 1/3 do total de habitantes do país, principalmente se desejar fazer compras em Aruba nesta viagem.
Oranjestad é uma das duas cidades de Aruba. Sim, a ilha tem apenas duas cidades (a outra é Saint Nicolas ao sul), pois o restante são pequenas vilas. O nome é uma homenagem ao primeiro rei holandês da Casa dos Orange (lembram que a seleção da Holanda usa laranja? É a cor oficial da casa real), Willem van Oranje-Nassau.
E muitos dos seus edifícios coloridos antigos foram transformados em lojas e shoppings.
Sem nenhum demérito à cidade, o problema é que por conta da grande concentração de turistas na região de Palm / Eagle Beach, e o fato dela não ter uma praia própria, Oranjestad acaba sendo muito mais cidade, sob o ponto de vista de “onde as pessoas moram” do que um lugar realmente gostoso de visitar.
Mas mesmo assim, tendo um tempo sobrando, nem que seja uma tarde, não deixe de passear pela capital de Aruba e principalmente apreciar seus edifícios coloridos. Aliás, um bom lugar para ficar sentado vendo o movimento da cidade é a praça Daniel Leo, onde existem vários bares.
Quem quiser dar uma passeio meio que vintage em Oranjestad, pode pegar o bondinho que circunda parte da cidade (e é gratuito). A linha não é longa, mas a oportunidade de percorrer as principais ruas da cidade com charme faz o passeio valer a pena.
Algo inusitado para ver em Oranjestad é o Oude Molen, um moinho holandês construído em 1804, mas instalado na ilha mais de 10 anos depois, em 1906. Interessante e ao mesmo estranho ver aquele símbolo tão holandês no meio de um lugar absolutamente tropical.
Na linha “clichê, mas todo mundo faz”; você pode tirar uma foto ao lado do letreiro “I Love Aruba” que fica perto do Hotel Renaissance.
No quesito compras, Aruba não chega a ter preços ou a mesma variedade de desitnos como os EUA, mas para alguns produtos como perfumes, relógios, óculos, bolsas e roupas de grife, e alguns eletrônicos, pode ser uma boa opção de lugar para fazer compras.
Mas preços? Comparados com os praticados no Brasil, os valores são bem interessantes.
Nos pequenos shoppings espalhados pela cidade, muitas lojas de roupas de grife.
Se você está procurando por eletrônicos, a loja a melhor escolha é a Boolchand’s, aquela mesma de Curaçao. Os preços? Melhores que no Panamá, por exemplo; mas um pouco mais altos que nos EUA.
Para perfumes e cosméticos, aqui também tem a Penha e os preços ali eram excelentes. Perfumes de 100ml sendo vendidos pelo preço equivalente ao de 50ml no free shopping do Brasil por exemplo. Mesmo se comparado com o duty free de Aruba, o preço é muito bom. Nem pense em outra loja.
Eles têm duas unidades, uma em Oranjestad e outra em Palm Beach dentro do shopping Palm Beach Plaza.
Mesmo que você não se interesse por comprar perfumes ou roupas de grife, tem algo bastante típico da ilha que recomendo comprar: o hidratante Aruba Aloe. Para quem não sabe, aloe vera (babosa no Brasil) é um potente hidratante e um dos produtos de exportação de Aruba. Lá tem até mesmo suco feito desta planta – tomei e não gostei!
Em Orajestad, as lojas mais interessantes estão na a rua Caya Betico Croes, que é a principal rua de comércio da cidade. E os principais shoppings são o Royal Plaza Mall com a sua fachada rosa e branca (ponto obrigatório para fotos) e o Renaissance Mall que é tido como o melhor shopping da ilha com lojas de grifes como Louis Vuitton, Coach, Michael Kors, e Gucci.
Agora se você procura por roupas mais acessíveis, vai adorar a enorme loja da Zara que tem no centro de Oranjestad. Os preços eram bem melhores que no Brasil.
Quem gosta de relógios irá amar fazer compras em Aruba e certamente voltará com um bom negócio no pulso. Relógios de todas as marcas imagináveis a preços excelentes. Consegui um com desconto de nada menos que 25%!!!
Agora se tudo o que você quer são souvenires, existe uma feirinha diante do Renaissance Mall e uma loja de souvenires chamada Aruba com unidades espalhadas pelo centro.
As lojas das ruas centrais estão abertas de segunda a sábado, das 8h00 às 18h00, e fecham para almoço, das 12h00 às 14h00. Nos shoppings, o horário é das 9h30 às 18h00. Algumas lojas abrem aos domingos, se houver algum navio no porto.
Estacionar no centro de Oranjestad é um pouco chato, já que todas as vagas são com parquímetro. Mas existem duas vantagens: não é caro e depois das 15hs é gratuito. Só fique atento ao fato de que as vagas amarelas são para quem tem permissão para estacionar gratuitamente a qualquer hora, o que não é o caso dos turistas que devem assim como a maioria do público, usar as vagas pintadas de branco. Estacionado o carro, anote o número da vaga e vá ao parquímetro com moedas ou cartão de crédito/débito, informe o número da vaga, escolha o valor x horas, imprima o comprovante e o coloque no para brisa.
Na região de Palm Beach os principais shoppings são o Paseo Herencia Mall e o Palm Beach Plaza Mall, ambos bem no centrinho perto dos hotéis.
Recomendo muito o lugar para um passeio durante a noite porque ali você encontra a maioria dos bares e restaurantes de Aruba.
Em Aruba, é relativamente fácil encontrar supermercados e existem duas redes mais conhecidas, Super Food e no Ling & Sons – dizem que o primeiro tem uma variedade maior de itens e preços melhores. Quem como nós alugou um apartamento irá adorar saber que nestes supermercados você encontra de tudo e a preços praticamente como os do Brasil.
Ah, já ia me esquecendo. Dentro do Super Food que existe em Palm Beach, não deixe de espiar a loja Casa que fica no piso superior e tem muitos itens de decoração para casa e também brinquedos com preços excelentes, principalmente Lego.
Bem, era isso, se for para Aruba, aproveite para fazer compras já que os preços lá são excelentes, e dê uma espiada nas atrações de Oranjestad.
Booking.comDesde a sua inauguração, ainda com o antigo nome de Walt Disney Studio Park, o…
Você já imaginou ter em mãos uma ferramenta que literalmente te dá todos os voos…
Ao norte da ilha de Palawan, onde fica El Nido, situa-se um outro grupo de…
Porque não aproveitar uma viagem à Paris para curtir o Disneyland Park? Se não bastasse…
Viajando para Paris com crianças? Então você precisa colocar no seu roteiro de atrações da…
Pensa em um paraíso literalmente cercado de água por todos os lados? Assim é El Nido.…
This website uses cookies.