Image default

Culinária libanesa e Onde comer em Beirute

Imagino que se você acompanhou a nossa série sobre o Líbano, esteja já se perguntando o que há de diferente e gostoso para comer lá. Então vamos neste post conferir um pouco sobre a culinária libanesa e ver dicas de onde comer em Beirute.

Esta preocupação é recorrente em muitos viajantes, seja por curiosidade, seja por preocupação, todo mundo tem curiosidade por saber como é a culinária local e o que há para comer durante uma viagem. Afinal, não dá para passar uma viagem inteira comendo na “embaixada” norte-americana, vulgo, McDonald’s, né???

Fora que provar sabores novos é parte indispensável da experiência que é viajar.

É por isso que mesmo sendo mais “chato” do que a Sra. Cumbicona para comer, eu sempre tento ao máximo me expor à comida local. Já ela… está mais para aquele povo corajoso que sendo limpo, experimenta de tudo. Ainda chego lá!

Se você está com receio da comida no Líbano, tenho boas notícias.

Culinária libanesa

Como se não bastasse a receptividade ao turista que chega ao Líbano e a beleza da cidade de Beirute que encantam logo no primeiro contato, há ainda uma outra jóia local: a culinária libanesa.

Sim, a comida lá é maravilhosa.

Culinária Libanesa
Culinária Libanesa

Comparando com os outros destinos de viagem pelos quais passamos nesta viagem (Egito; Jordânia; e Emirados Árabes), não tenho dúvidas que as melhores experiências gastronômicas que tivemos foram no Líbano.

Isto porque perante os demais países digamos assim, árabes, o Líbano é super famoso pela sua culinária.

Isso porque além daquela moda de valorização da cuinária que tem se expandido em vários países, no caso da culinária libanesa há ainda um outro trunfo: a mistura daquilo que seria a típica comida do Oriente Médio com a influência francesa.

Desta mistura tem-se o melhor de dois mundos. De um lado o requinte francês e de outro aquela profusão de sabores frescos e temperos locais.

Culinária Libanesa
Nos supermercados, o colorido dos ingredientes frescos.

Ok, talvez você já tenha logo pensado em kibe, esfirra e beirute. Mas aqui valem algumas ressalvas.

A primeira é que a comida árabe vai muito além deste trio que uma rede de fastfood árabe serve aqui no Brasil.

E a segunda é que beirute é um prato que simplesmente não existe lá, é coisa de brasileiro.

Mas isso não significa que não exista esfirra e kibe. Porém sugiro que você se aventure no melhor sentido com outros pratos, como as entradinhas de pasta (coalhada, grão de bico e etc) conhecidas como mezzes.

Fora isso ainda tem falafel, aqueles bolinhos de grão de bico que você come com salada ou dentro de um pão tipo aquele sírio que vendem aqui.

Culinária Libanesa
Mezzes.
Culinária Libanesa
Salada, pão árabe (o sírio no Brasil) e mezzes.

As carnes, normalmente peixe ou carne vermelha costumam ser sempre grelhadas. Adicionalmente ainda existe uma excelente oferta de saladas e legumes, então quem não come carne terá excelentes opções para as refeições.

Usando este mesmo pão tem algo que é simplesmente maravilhoso: shwarma, um lanche com carne de cordeiro e temperos – parece o giros grego.

Culinária Libanesa
Shwarma.

Você pode tanto curtir um shwarma nas ruas como se fosse um lanche rápido quanto como um prato propriamente dito, servido com salada ou legumes.

Descobri isso em um restaurante libanês aqui perto de casa e amei! Sim, visitar um restaurante típico em sua cidade antes de viajar te ajudará a descobrir novos sabores antes mesmo de você embarcar.

Onde Comer em Beirute?

Bem, como adiantei lá em cima, comer bem é algo que os libaneses levam muito a sério.

Ingredientes cada vez mais frescos, receitas e chefs premiados e restaurantes de primeira linha, há uma onda gourmet também no Líbano.

Lá é comum as famílias, normalmente numerosas, se juntarem à mesa para refeições super generosas.

Algo muito importante para ser lembrado ao fazer seu pedido no menu é dar aquela confirmada com o garçon de quantas pessoas servem o prato. Isto porque as porções são grandes e muitas vezes servem bem para mais de uma pessoa. Os libaneses são meio exagerados neste quesito.

Comer fora no Líbano, como em muitos outros países pode tanto custar alguns poucos dólares como pequenas fortunas. Há opções para todos os bolsos.

Culinária Libanesa
Barbar a rede de restaurantes que vende comida típica.

Vou então começar por algumas opções mais em conta que você encontra em Beirute para provar a culinária libanesa:

  • Barbar (Rue Spears, Hamra): é uma rede de fast food local com pratos típicos como mezze e shwarmas;
  • Zataar w Zeit: também é uma rede, mas serve uma pizza local;
  • Falafel Sayhoun (Rue Bchara el Khoury, BCD): rede de falafels super antiga (1933);
  • Aunty Salwa (Baalbaki Bldg, Rue Abdel Aziz, Hamra): restaurante libanês super típico com excelentes preços;
  • Le Chef (Rue Gouraud, Gemmayzeh): também é um restaurante libanês bem tradicional em Beirute;
  • Tawlet (Chalhoub Bldg, 12 Rue al-Nahr, Mar Mikhaël): restaurante libanês no sistema de buffet (LL50,000) serve comida típica mas com ingredientes orgânicos;
  • Enab (Rue Armenia, Mar Mikhaël): restaurante libanês com um ambiente super gostoso;
  • Liza (1st fl, Metropolitan Club, Doumani St, Achrafiye): restaurante libanês com pratos do dia a partir de LL 30.000 é um dos mais interessantes da cidade.

Agora se você quiser uma experiência do tipo inesquecível, a minha sugestão é o restaurante Indigo on the Roof no Hotel Le Gray, um dos melhores hotéis da cidade.

Indigo on the Roof
Indigo on the Roof

Para quem está procurando um restaurante moderno e mais chique para conhecer em Beirute, o Indigo on the Roof é uma das melhores opções com a sua vista incrível e a sua cozinha que mistura cozinha internacional, mediterrânea, européia e, é claro, libanesa.

Mas antes de chegaros aos pratos, não posso deixar de falar sobre o ambiente que é um dos grandes trunfos do Indigo on the Roof.

Como o próprio nome diz, ele está na cobertura do Hotel Le Gray, um hotel 5 estrelas situado no coração de Beirute, ou seja, de fácil acesso e com uma vista fantástica.

Indigo on the Roof
A vista do rooftop é linda.

Por mais que o ambiente interno seja super agradável, a minha sugestão é, se o clima estiver jogando a favor, o que é super comum lá, peça uma mesa na área externa. Assim você curte o frescor da noite e a bela vista que se tem do rooftop.

Aliás, antes mesmo de ir ao restaurante você pode aproveitar para beber algo no Cigar Lounge ou no Cherry on the Rooftop, os dois bares do Le Gray que ficam ao lado do restaurante.

Vamos então à mesa!

No menu do Indigo on the Roof você encontra um excelente mix de pratos internacionais sempre com um toque mediterrâneo indo de pratos com carnes a peixes ou frutos do mar, de risotos à massas. Com certeza você irá encontrar algo que agradará ao seu paladar

Para uma experiência mais completa resolvemos encarar um menu completo de entrada, prato principal e sobremesa. Posso te garantir, foi muito top!

De entrada, escolhemos italian burrata cheesegrilled camalari, beetroot cured salmon gravlax.

Acompanhada de tomates, betteraba e folhas de rocca (uma salada local) foi uma das melhores que já experimentei. burrata estava deliciosa, do tipo que simplesmente derrete na boca.

Culinária Libanesa
Italian burrata cheese.

Igualmente delicioso, o camarão grelhado acompanhou tomates cerejas, alcachofra e molho de limão.

Culinária Libanesa
Grilled camalari.

Mas das entradas a minha favorita foi o salmão curado com beterraba, servido com manga, mini falafel, raiz forte e ovo de codorna. Voltaria lá só para comer isso novamente!!!

Culinária Libanesa
Beetroot cured salmon gravlax.

Já para os pratos principais, a escolha foi pan fried miso cod fillet, e pesto linguini para o Cumbiquinho (sim, eles recebem crianças super bem!).

A massa eu nem precisei perguntar se estava saborosa porque o pequeno a devorou em minutos. Acho que fazia alguns dias dias que ele não comia um macarrão decente! 😋

O nosso bacalhau com puré de aipo, couve, vegetais e emulsão de capim-limão não poderia ter sido uma escolha mais acertada.

Culinária Libanesa
Macarrão (finalmente um macarrão gostoso no Oriente Médio).
Bacalhau delicioso.

E para finalizar, as sobremesas: vanilla and raspberry millfueille (com macaron e molho de menta), trio crème brûlée (tangerina, pistache e caramelo! 😍); e valrhona chocolate dulce fondant. Acho elas ainda me perseguem nos meus sonhos… pena que sonho não tem gosto!

Culinária Libanesa
Raspberry millfueille.

Ah, e antes que eu me esqueça. As adegas do Indigo on the Roof tem algumas das melhores e mais exclusivas garrafas de Beirute!

O serviço e qualidade da comida justificam sem dúvida nenhuma o custo que gira em torno de US$ 150-250 por pessoa. Se você desejar pode consultar melhor o menu diretamente no site do restaurante.

Recomendo muito que você faça reserva antecipadamente, e o traje sugerido é casual, nada que um sapato e camisa não resolva.

Andando pelas ruas de Beirute, você notará que praticamente toda esquina tem um café. Sim, eles são malucos por uma cafeína. E de qualidade!

Fora isso, para o verão, os sucos são excelentes pedida e bancas estão espalhadas por todos os lados da cidade.

Mas se você quiser tomar uma bebida local à base de álcool, experimente o arak. Com um teor alcoólico que chega aos 40 graus e um gosto fortíssimo de anis, é algo para os fortes e que curtem o sabor. Pode ser tomado puro (na verdade com água e gelo) ou como parte de algum outro drink.

Culinária Libanesa
Como lá bebida alcoólica é liberada, você encontra muitas marcas internacionais, mas também locais como a Almaza.

Aqui em casa a gente ama visitar um supermercado, afinal é uma das várias formas de ver e sentir como as pessoas realmente vivem em um destino de viagem.

E em Beirute tivemos a oportundiade de visitar tanto mercadinhos bem simples e pequenos, quanto outros maiores que mais se assemelham a empórios chiques no Brasil.

Nesta linha mais sofisticada, gostei muito do Signature no shopping Beirut Souks.

Culinária Libanesa
Signature.
Culinária Libanesa
Pratos prontos ou para você montar para viagem.

Lá eles oferecem itens de primeira linha tanto locais quanto importados, com a vantagem de que há um local para refeições rápidas e até mesmo com comida pronta para você levar para o hotel ou apartamento se desejar. Padrão Europa/USA.

Se você curte uma feita livre, vale conferir no Beirut Souks o Souk El Tayeb Farmers Market que acontece diariamente das 9h00 às 14h00. É uma boa oportunidade para provar nas barracas alguns itens da culinária libanesa.

* O Cumbicão visitou o restaurante mediante uma parceria estabelecida com o estabelecimento para coletar material para este post. Todas as opiniões e relatos aqui descritos refletem fielmente a experiência, atendendo à política do blog.

Booking.com
Posts relacionados
Disney Adventure World: celebrando a magia do cinema
Diogo Avila
Coron: um paraíso de praias e lagoas nas Filipinas
Diogo Avila
Disneyland Park Paris: magia Disney com charme francês
Diogo Avila

Deixe um comentário