Istambul Atatürk Airport, um hub na divisa da Ásia com a Europa. |
É evidente que a gente viaja para chegar a um destino, mas se no caminho tiver que parar em um aeroporto bacana para uma escala, fazer o que? Aproveitar ué! E foi assim, numa conexão entre São Paulo – Istambul – Atenas que tive oportunidade de conhecer um dos aeroportos mais bacanas que já estive, o Aeroporto Internacional de Istambul, mais conhecido como Istambul Atatürk Airport, em homenagem ao governante que ficou conhecido como o pai da Turquia moderna.
(UPDATE: no final de 2018 foi inaugurado um novo aeroporto internacional em Istambul, portanto confira o status do seu voo)
Nas 3 horas que passei no aeroporto, aguardando o meu vôo para Atenas, pude conhecer um pouco deste aeroporto enorme, que é um verdadeiro hub para a Turkish Airlines e onde também operam outras tantas empresas que voam para a região.
Tem vôo para tudo quanto é canto. |
Prova disto está na diversidade cultural que passa diante dos olhos de quem senta ali para esperar um vôo. Sabe aquela sensação de que o mundo está passando diante dos seus olhos? Uma verdadeira Babilônia de latino americanos, europeus, asiáticos, africanos e árabes é claro, gente de tudo quanto é canto.
Cada vez que vejo um aeroporto grande e bem estruturado fico com a certeza que não basta um país ter uma empresa aérea sólida e que voa para vários destinos, é preciso ter um aeroporto que funcione como o centro de suas operações, o popular hub. São coisas que andam juntas.
Aviões no pátio do Atatürk. |
Mesmo com vários fingers, desembarcamos na pista mesmo, num calor de matar. Nem tudo é perfeito |
Se nem com a Copa e as Olimpíadas já batendo a porta temos sinais concretos de melhorias, já me pergunto se um dia chegaremos lá.
Bom, como já disse anteriormente, a Turquia é o 7º país que mais recebe turistas, e o Istambul Atatürk Airport, com o seu tamanho e organização, é uma peça fundamental neste contexto.
Para dar uma ideia do fluxo de passageiros, o aeroporto Atatürk recebe em média 20 milhões de passageiros apenas em seu terminal internacional. No nacional são mais 11 milhões de passageiros ao ano.
Na média, são 82 mil passageiros e algo entre 700 e 730 pousos e decolagens por dia, em mais de 100 empresas aéreas distintas – e eu nem consigo elencar 50 empresas aéreas!
Marcações no chão para auxiliar na locomoção nos intermináveis corredores. |
Dentro do aeroporto, o passageiro encontra todas as facilidades possíveis, o que ajuda em muito a passar o tempo entre um vôo e outro.
Com uma excelente quantidade de lojas, o aeroporto Atatürk segue a tendência de muitos aeroportos internacionais de ter uma loja central com produtos variados (bebidas, chocolates, perfumes, e etc.) e outras lojas menores (e não menos interessantes). Beeem diferente do meu amado GRU!!!
Lojas internacionais |
E uma âncora, garantem boas opções de compra no Atartürk. |
Os preços até que eram atrativos se comparados aos praticados pelo free shopping de Guarulhos – como sempre, mas nada que seja assim uma pechincha. Dá para ter uma ideia dos preços no site da, digamos, loja ancora, a ATU Duty Free.
Tem até loja simulando o Gran Bazar. Ok, valeu o esforço, mas aquilo é único. |
Primeiro contato com algumas delícias locais. Provando, quase que levei o pratinho inteiro embora. |
O Duty-Free da chegada também é bem interessante. |
No quesito alimentação, o aeroporto de Istambul também não faz feio não. Além de uma razoável praça de alimentação com todas as redes internacionais, e algumas locais de fast food, eles têm alguns restaurantes propriamente ditos espalhados pelo aeroporto.
A praça de alimentação mais parece a de um shopping médio. |
Existem alguns restaurantes propriamente ditos, espalhados pelo aeroporto. |
Pausa para um lanche. |
Anexo ao aeroporto, fica o TAV Airport Hotel, onde é possível hospedar-se tanto por uma noite propriamente dita, como também por algumas horas, o que pode ser extremamente interessante no caso de uma necessidade pontual.
Embora não tenha usado o hotel, fiquei impressionado com a qualidade dos quartos. Muito bacana mesmo.
Como todo aeroporto de grande porte que se preze, existe um serviço de internet wireless gratuita nos terminais.
Uma curiosidade é que o Istambul Atatürk Airport tem 6 mesquitas, ou seja, não há desculpa para não rezar!
Interessante anúncio nos banheiros. É para o pessoal não lavar os pés nas pias e usar as instalações das mesquitas. |
Embora seja razoavelmente discreto, o sistema de segurança do aeroporto é bastante rígido, tanto que todas as bagagens despachadas são vistoriadas em scanner. Na maioria dos aeroportos isto é feito por amostragem.
A explicação para tal cuidado é o fato de que por ali passam tanto aviões para os EUA-Europa, quanto para alguns países árabes, e até mesmo para Israel.
Evidentemente, o que mais se vê ali são os aviões da Turkish. |
Fazer a ligação aeroporto-cidade (e vice-versa) é bastante fácil.
O aeroporto internacional de Istambul liga-se à cidade por meio da linha de metrô M1 (vermelha ou Aksaray-Atatürk Havalimani), e como esta tem interligação direta com a linha de tram T1 (azul ou Bağcılar kabataş), ele tem fácil acesso à região central da cidade, onde estão a maioria dos hotéis.
Espere gastar entre TRY 1,95 e TRY 3,00 dependendo do bilhete comprado ser na hora ou pré-pago.
Pegar um táxi pode também ser uma boa opção, pois é relativamente barato. Na ida para a cidade, utilizamos o transfer fornecido pelo hotel. Já na volta, fomos de táxi. Custou umas TYR 40,00, o que compensou bastante pela comodidade.
Só não esqueça de combinar previamente o valor, regra que quase sempre evita dores de cabeça.
Já para ir do terminal internacional para o nacional ou vice-versa, existe a possibilidade de ir caminhando por dentro do aeroporto (o que fizemos). Embora não seja tão longe, deixo aqui a opção de utilizar o serviço de ônibus interno do aeroporto, que faz o trajeto em 5 minutos.
Próximo post: Istambul e suas atrações!
5 comentários
Boa tarde! Tenho uma viagem próxima para Malatya e devo esperar no aeroporto de Stanbul por várias horas. É possível adquirir ali um chip internacional para ser usado na Turquia? Sugestão de onde posso encontrar e qual o mais confiável.
Oi Denise, eu particularmente já sairia daqui com um chip. Tem várias empresas nacionais que oferecem serviços deste tipo. Quando estive na Turquia acabei não comprando chip local.
No aeroporto tem guarda malas?
Quanto custa?
Tania, Olá.
Infelizmente não tenho esta informação.
Atente ao fato de que o aeroporto de Istambul mudou recentemente.
Vale dar uma olhada no site oficial deles.
Abraço.
Chegaramos lá com certeza, digo ao aeroporto, (não à este tipo talvez no Brasil por causa das idéias fracas de nossos arquitetos/engenheiros/empresários). Ele lembra outros bons como em Singapore, Frankfurt, Amsterdam, etc.