Como dito no post anterior, no Japão as coisas são feitas para funcionarem perfeitamente, e em relação aos meios de transporte não poderia ser diferente, por isso locomover-se no Japão é uma experiência à parte.
Aliás, o transporte público no Japão é uma atração à parte. Sonho com o dia em que teremos algo minimamente semelhante. Será que chegaremos lá??
E o principal meio de transporte para longas distâncias no Japão são os trens.
Sou fã de trens. Talvez seja culpa do meu pai que me deu uma miniatura elétrica comprada lá na nossa primeira viagem. Aliás, o Japão é um excelente lugar para comprar modelismo – numa outra oportunidade pretendo dar dicas disto.
Eu não resisto! |
Foi justamente por conta deste gosto por trens que paguei um mico em 2004. Como queria tirar “a foto” dos trens bala que passavam ali “voando”, ao chegar na estação de Ito, descemos todos do trem e meus pais passaram pela grade que divide a plataforma de embarque e eu… fiquei ali, com olhos vidrados no visor da máquina, esperando o nosso trem partir e vir outro expresso em alta velocidade para fazer a tal foto.
O trem saiu, me preparei para a foto e poucos antes do outro trem vir, uma sirene soou na estação vazia. Imediatamente um guarda correu em minha direção, gesticulando desesperadamente. Quando olhei, eu estava sozinho na plataforma e grade havia fechado e lá estavam o guarda e meus pais de um lado dela e eu do outro – eles isolam a plataforma durante a passagem dos trens de alta velocidade expressos em muitas estações. Ou seja, eunão poderia estar ali.
A porta fechou e o mané aqui ficou para trás. Mas consegui a foto! |
O coitado do guarda ofegante, disse algo em japonês que eu evidentemente não entendi. Chegando mais perto, notou que eu era gaijin – claro! Falou em inglês que estava com receio que eu me jogasse na linha do trem!!! Cume-que-é??? Com a minha cara de espanto ele disse que o protocolo de segurança é fechar a grade porque eles receiam que os suicidas aproveitem a vinda do trem de alta velocidade para pular na linha, e ai vocês já imaginam…Pedidas as mais sinceras desculpas, o guarda-amigo-nipônico sorriu aliviado… Era só um turista sem noção. Depois dizem que japonês que é faz maluquices para tirar uma boa foto…
O sistema de trens do Japão é algo para ser realmente admirado e exportado, afinal é verdadeiro motivo de orgulho para os japoneses.
E diante da sua eficiência e abrangência eu nem te sugeriria outro meio de transporte para viagens internas no Japão que não trens.
Dois símbolos japoneses. |
Um modelo mais antigo em 2004. |
Digo isto porque os japoneses praticamente inventaram o conceito de trem de alta velocidade (acima de 250 / 300km/h), lá chamado de Shinkansen ou trem bala, hoje tão comum em alguns países (pena que por aqui….).
Chegamos a 256km/h! |
Pelo interior do Japão. |
Só para dar uma ideia, em 1980 nos já andávamos neles e não era novidade por aquelas bandas, pois o primeiro trem bala surgiu em 1964.
Os trens bala da Japan Railways (JR), empresa de transporte que administra o sistema, cortam o Japão de norte a sul, exceto o extremo norte da ilha de Hokkaido.
Ainda que as passagens não sejam baratas, as viagens neles compensam e muito, pois o conforto é grande o tempo de viagem relativamente pequeno.
Muito espaço para as pernas no Shinkansen. |
Se quiser comer algo típico, compre um obentô numa das lojas das estações. Isto nada mais é do que uma tradicional forma de embalar comida japonesa – quase uma marmita! Kkkk. |
Não se assustem, além do banheiro no estilo local (buraco no chão), tem o ocidental também. |
Dependendo da situação eles substituem muito bem os voos domésticos. Basta considerar que o tempo necessário para ir ao aeroporto, mais aquelas horas de antecedência, fazer check-in, desembarcar, pegar mala e ir para o hotel já consome um tempo tão grande que de trem você já teria chegado! Avalie caso a caso.
O primeiro nome que aparece, é sempre o modelo de Shinkansen (Nozomi, Hikari, Kodama), depois vem o destino, e por fim o número do vagão. |
Preciso dizer que é para aguardar na fila? |
Reparem no intervalo entre os Shinkansens numa mesma linha. Só 9 minutos – não há espaço para erro. |
Assim como na Europa, o turista estrangeiro tem como opção comprar os bilhetes individualmente ou adquirir o chamado passe de trem que atende a todo o Japão.
Para quem não sabe, em linhas bem gerais, eles funcionam assim: antes de sair do Brasil, você adquire o passe em um site específico, normalmente da própria empresa férrea (antigamente em agências conveniadas), pagando-se um valor fechado que varia de pacote para pacote. Uma vez no seu destino de viagem, você ativa o passe e faz as viagens sem ter que pagar nada mais (às vezes paga-se uma taxa de reserva do assento).
Os passes podem ser do tipo tantas viagens em tantos dias (consecutivos ou não); ou viagens ilimitadas dentro de uma quantidade de dias. As regras variam conforme o país e de acordo com o pacote adquirido. Pode-se adquirir passes para um país apenas ou para um conjunto de países. Sou usuário assíduo destes passes, e já testei em vários destinos. No Leste Europeu; na Alemanha-Áustria; na Itália; na Suíça/Holanda/Bélgica; e nas duas últimas oportunidades em que fomos ao Japão, sempre com excelentes experiências.
Contratar ou não um passe de trem envolve várias considerações, tais como quantidade de pessoas viajando junto (às vezes dividir um carro pode ser uma boa opção); comprar o custo benefício diante de outros meios de transporte e até mesmo em relação aos bilhetes unitariamente considerados; quantidade de deslocamentos e outras tantas variáveis.
Ou seja, avalie o custo-benefício diante do seu caso concreto. Se você for usar muito o trem como meio de transporte no Japão, o passe é vantagem.
Como nesta última viagem ao Japão a nossa estadia restringiu-se a Tóquio e arredores, com uma escapada para Kyoto, o passe japonês, Japan Rail Pass, pareceu que não faria o menor sentido pela reduzida quantidade de viagens que faríamos.
No momento da troca é preciso preencher este formulário. |
Mas uma rápida conta mostrou que mesmo assim, com poucos deslocamentos, o passe seria um ótimo negócio.
Nas contas abaixo, consideramos o uso do Japan Rail Pass já para o trajeto entre o aeroporto e a cidade no N’EX ou Narita Express (do qual falaremos mais a diante), e vice-versa.Fazendo as contas sem o passe, o N’EX ficava em 2.940 ienes (x4 viagens = 11.760 ienes +/- R$ 259,60 – contra R$ 225,16 no Skyliner). Já a ida à Kyoto avulsa sairia por 13.720 ienes cada pernada (54.880 ienes ao todo ou +/- R$ 1.211,48). Somando tudo isso são 66.640 ou +/- R$ 1.471,08.
Já no esquema do JR Pass teríamos o custo total de 23.800 ienes para cada um de nós, totalizando 47.600, ou +/- R$ 1.050,77.
Ou seja, o passe além de comodidade acaba sendo uma forma de economizar com transporte no Japão.
Shinkansen cruzando o centro de Tóquio. |
Se só por estes poucos trechos o Japan Rail Pass já nos pareceu um excelente negócio, o que dirá se somarmos a vantagens de que é possível, dentro do prazo de validade, usar o JR Pass em todas as linhas de trem da JR em Tóquio, inclusive a famosa Yamanote Line que dá acesso a várias atrações?
Com este esquema, conseguimos não só solucionar os deslocamentos de-para o aeroporto, e o bate-e-volta para Kyoto, mas também quase que todos os nossos deslocamentos dentro da cidade de Tóquio nos trens urbanos da JR. Uma bela economia.Gostou?
Então anote ai o passo a passo: antes mesmo de embarcar para o Japão, você precisará adquirir o passe no site oficial do JR Pass. Eles oferecem opções de 7, 14 e 21 dias consecutivos.
Feito o pagamento, você receberá um voucher que deverá ser trocado em um dos postos de troca para que você possa já utilizar seu passe em quase todos os sistemas de transporte do Japão. No aeroporto de Narita, o posto fica no piso abaixo do hall de desembarque, logo na entrada da estação.
Posto de troca no Aeroporto de Narita. |
Depois é só passar direto pelos controles. |
De um dos lados das catracas sempre haverá um posto de controle, é ali que vc mostra o seu passe. |
Com o passe de trem nas mãos, nas catracas das estações, basta dirigir-se a uma das cabines e apresentar o passe ao fiscal, o qual liberará o seu acesso. Recomendo que você tenha sempre em mãos o seu passaporte, pois como o passe é pessoal e intransferível, você poderá ter que provar que “você é você”. Não tivemos que apresentar nenhuma vez, mas sabe como é…
Se precisar pegar um Shinkansen, basta ir com antecedência a um dos balcões de reserva e escolher o seu trem. Eles lhe fornecerão um pequeno bilhete no qual virá indicado o horário do trem e todas as demais informações necessárias ao seu embarque. Uma vez no trem, mantenha em mãos este bilhete e o passe para mostrar ao bilheteiro.
Balcão de reservas na Estação Central de Tóquio. |
Não perca seus bilhetes. |
E curta o passeio. |
Para um time-table dos Shinkansen, favor visitar este site.
Curtiu o JR Pass? Quer comprar com segurança? Clique no banner abaixo para comprar o seu passe direto com a JR e ainda ajudar a gente a manter o site!!!
Talvez, a primeira preocupação de quem desembarca num destino de viagem é saber como ir do aeroporto à cidade. No caso de uma long viagem ao Japão, à cama do hotel para ser mais exato.
Então logo na sua chegada ao Japão é preciso já saber um pouco sobre o sistema de transporte local.
Tóquio tem dois aeroportos, Narita e Haneda. O primeiro, situado um pouco mais longe da cidade, serve à maioria dos voos internacionais, especialmente transcontinentais, e é o oitavo mais movimentado do mundo. E Haneda que atende voos regionais e é o mais movimentado da Ásia – recentemente foi eleito um dos 10 melhores do mundo.
Narita Airport. |
O aeroporto tem boas lojas no free shopping. |
Área interna. |
Lá é permitido fumar, mas nestes “aquários”. |
Claro que tem internet gratuita. |
Para sair e chegar ao aeroporto de Narita, você pode optar por trem, ônibus ou táxi. Particularmente eu não recomendaria o táxi, dado o alto valor da corrida, principalmente se comparado às outras opções disponíveis.
Dependendo do seu hotel estar ou não na listagem, o serviço de shuttle bus da Limousine Bus pode ser uma opção. Ainda que dependa muito do trânsito, espere gastar entre 75 e 120 minutos para o trajeto. A passagem custa 3.000 ienes.
Na minha opinião, a melhor opção são os serviços de trem. Sim, assim mesmo, no plural, pois existem duas opções.O Narita Express ou N’EX parte dos Terminais 1 e 2 de Narita a cada 30 minutos, leva a pouco mais de 50 minutos para chegar à estação Central de Tóquio. De lá, pode-se seguir direto para outras estações como Shinagawa, Shibuya, Shinjuku, Ikebukuro e até Yokohama; ou simplesmente utilizar os trens urbanos para ir para qualquer outro destino da capital japonesa.
Logo de frente ao portão de desembarque vocês já encontrarão o caminho para a estação do aeroporto. |
Mas antes, recomendo uma passada no posto de informações turísticas do aeroporto. |
Estilo bem futurista. |
Como os assentos são marcados, dirija-se para o seu vagão utilizando as indicações no chão. |
Assentos muito espaçosos e novíssimos. |
Infelizmente não é barato, mas vale pela comodidade:
From | To | Ordinary Cars | Green Cars (first class) |
Narita Airport Terminal 1 Narita Airport Terminal 2 | Tokyo | 2,940 yen | 4,430 yen |
Shinagawa; Shibuya; Shinjuku; Ikebukuro | 3,110 yen | 4,600 yen | |
Omiya | 3,740 yen | 5,230 yen | |
Yokohama | 4,180 yen | 5,670 yen | |
Ofuna | 4,500 yen | 5,990 yen |
Um detalhe importante, e que não custa repetir, é que se você tiver o JR Pass você já poderá utilizá-lo nesta viagem.
Para quem não tiver o Japan Rail Pass ou não quiser “queimar” um dia de passe porque precisa de mais dias de transporte no Japão neste esquema, pode verificar a existência de algum combo. Na época da viagem ao Japão encontrei o Suica + N’EX, que dá um desconto de aproximadamente 500 ienes na conta final.
Algumas regras apresentadas no site oficial: “If all the seats on a train are reserved, limited express tickets for standing may be purchased at a rate 510 yen less than reserved seat tickets.Reserved seat tickets are 200 yen lower during the off-season and 200 yen higher during the busy season.The discount for children ages 6 to 11 is 50% of the adult fare for basic fare tickets. Any amount less than 10 yen is rounded off.There is no children’s discount for Green Car tickets.Babies (up to 12 months) and infants (1 to 5) generally travel free, though a child’s ticket is needed in the following cases:When three or more infants accompany one adult or a child, child’s tickets are needed for the third and subsequent infants.When an infant or a baby occupies its own reserved seat or berth.When an infant travels alone.Purchasing ticketsLimited express tickets for the N’EX go on sale in Japan one month in advance. Tickets may be purchased at Narita Airport station, JR Ticket Offices (Midori-no-madoguchi), Travel Service Centers (View Plaza) and reserved seat ticket machines. Reservations can be made from overseas through JR-EAST Shinkansen Reservation, though conditions apply for prior day purchases. When traveling from Narita Airport, it is recommended that travelers purchase their N’EX tickets after arriving. To make a N’EX reservation bound for Narita Airport over the Internet, click here. Note that conditions apply to prior day purchases. Fare tickets must be purchased in Japan. Japan Rail Pass or JR East Pass holders can make seat reservations without additional payment, click here for more information.”
Mesmo diante da honestidade local, eles fornecem estes inteligentíssimos cadeados para malas nos vagões. Isto deveria ser obrigatório em todos os países. |
Nunca tinha visto trem de aeroporto com serviço de bordo. Pago, é verdade! |
Na ida, informações gerais como previsão do tempo. |
E na volta informações de vôo. |
A compra deve ser feita diretamente no Aeroporto de Narita assim que você chega ao Japão.
A segunda opção é pelo Kensei Skyliner que leva direto à estação Ueno (41 minutos), e de lá você faz as conexões com o metrô. Mas neste caso o Japan Rail Pass não é válido, ok?
Os trens partem de Narita a partir das 8h15 do Terminal 1 e das 8h21 do Terminal 2. Na volta, eles saem da estação de Ueno a partir das 5h58 a cada 20 minutos. Aqui vocês encontram o time-table atualizado.
As tarifas meio que equivalem às do N’Ex. Consulte neste link os valores do Skyliner. Para nós daria ao todo 2.550 ienes. Os bilhetes podem ser comprados nos Terminais 1 e 2 do Aeroporto de Narita; e nas estações de Nippori e Ueno.
Qual o mais vantajoso? Depende do seu destino final. Para nós, que estávamos perto da Estação central de Tóquio e tínhamos dias sobrando no Japan Rail Pass, a melhor opção foi sem dúvida o N’EX, pois para o Skyliner teríamos um custo adicional, um tempo um pouco maior de viagem, e a necessidade de uma baldeação com malas.
Na principal cidade do Japão eu nem consideraria outra forma de transporte que não o metrô e os trens metropolitanos. Vai por mim, em Tóquio, esta dobradinha será sua melhor amiga!
Trem (da linha Yamanote). |
E metrô de Tóquio. |
Lá coexistem dois sistemas separados em termos de linhas e de tarifas. De um lado vocês encontrarão o metrô que é administrado pelas empresas Tokyo Metro e Toei (mapa da rede aqui); e de outro as linhas urbanas da JR em Tóquio (mapa aqui).
Juntas elas cobrem a cidade inteira e você poderá acessar todos os pontos turísticos utilizando s transporte público. Nós, como tínhamos o Japan Rail Pass, utilizamos mais os trens. Lembro que apenas para ir à Tokyo Skytree é que usamos o metrô (onde o passe da JR evidentemente não é válido).
O layout das linhas lembra muito o metrô de Londres e de Paris. Tanto que eles têm uma linha de trem circular chamada Yamanote, como a Circle Line londrina, que circunda toda a região central. Sempre pensei que o melhor sistema de metrô é este, e não aquele que usa eixos norte-sul como o de São Paulo (Alô, alô Governo de São Paulo, tem alguém ai?).
Se contarmos apenas o metrô, são ao todo 13 linhas e mais de 160 estações. Fora as 32 duas linhas de trem da JR que passam por Tóquio.
Realmente, digno de um quebra-cabeça! |
Várias linhas passam por uma mesma estação. |
Assim como a maioria das cidades que já visitei, o preço da passagem varia conforme a distância percorrida. Como regra, tenha sempre em mãos o bilhete para sair da estação (a menos que você esteja usando um Japan Rail Pass), pois ao passar pela catraca você pode ou não ter que pagar uma espécie de ajuste de tarifa, caso o valor final seja maior que aquele originalmente pago.No geral o preço é o seguinte:
Distância | Tarifa |
1km~6km | 160 yen |
7km~11km | 190 yen |
12km~19km | 230 yen |
20km~27km | 270 yen |
28km~40km | 300 yen |
Para valores atualizados, confira este link. E se lhe parecer confuso este sistema, basta dar uma olhada no Transfer Planner & Fare Calculator deles. Existem sim alguns passes de trem urbano e metrô, mas não encontrei nenhum que seja realmente vantajoso ao turista.
No metrô os bilhetes são comprados nestas máquinas. Tenha moedas à mão. |
Tabelas como esta informam o valor conforme o destino. |
Todas as linhas de metrô funcionam das 5h00 à meia-noite.
Os trens e o metrô de Tóquio são absurdamente eficientes e os vagões incrivelmente limpos. Nem poderia ser diferente… padrão Japão de transporte, né?
Mesmo cheio, ninguém se encosta. Reparem na quantidade de publicidade. |
Nas telas, todas as informações são dadas em japonês e em inglês. |
Tudo limpo e bem conservado. |
Metrô. |
Embora a cena típica que todos nós temos do metrô de Tóquio seja aquela das pessoas gentilmente empurradas para dentro dos vagões por funcionários com luvas brancas; nunca tive a oportunidade de ver isto ao vivo.
Estas situações de sardinhas em lata, ou melhor, sushis-humanos em lata, são excepcionais, e quando necessário “empurrar” as pessoas para dentro do vagão, os funcionários ainda pedem desculpa. Coisas de Japão!!!
Uma coisa muito interessante é o comportamento das pessoas nos vagões. É ali, no recinto fechado que a boa educação se faz mais nítida. Os japoneses seguem à risca um guia de boas maneiras no metrô, que entre outras tantas coisas inclui a proibição de usar fones de ouvido altos de mais. Genial!
Nada como seguir regras básicas. |
A turma faz fila para esperar o trem. |
Algo que chama a atenção quando você usa não só o metrô, mas qualquer outro meio de transporte no Japão é que mesmo com estações lotadas de gente, não tem empurra-empurra. As pessoas nem se tocam!!!. Neste “balé” sincronizado vimos vários idosos com aparência bem frágil andando sozinhos tranquilamente – duvido que por aqui isto seria sequer recomendável.
Vocês notarão que a descrição deles é realmente digna de nota. Muitas pessoas leem livros com as capas cobertas para ninguém saber o que é. Mistério… Kkkk. Conversam baixinho, mesmo que o assunto não seja segredo. Como é proibido utilizar telefone, eles ficam teclando mensagens com uma velocidade insana. Acho que ninguém no mundo tecla mais rápido que um japonês. Chega a ser irritante da prática deles.
E principalmente dormem, e muito…
Zzzzzz. Amigo, não era mais fácil dormir sentado no banco??? |
Em Tóquio, a maioria das estações servem tanto para as linhas de trem quanto de metrô, o que garante uma perfeita integração física entre os sistemas (não existe integração tarifária, ok?). É justamente por conta desta integração, e do mesmo grau de eficiência/conforto, que muitos turistas mal fazem a distinção entre os dois sistemas.
Enormes, e às vezes confusas, nos seus infindáveis corredores, nas estações é possível encontrar uma enorme variedade de lojas e de serviços aos usuários. Muitas das estações estão situadas no subsolo ou com ligação direta à grandes lojas de departamento.
Mais do que parte do transporte público do Japão, as estações são um hub de serviços variados.
Lojas, |
Lojas de departamento, |
Restaurantes, |
E até fast food de lamen é possível encontrar nas estações do Japão. |
Acredito que em nenhum lugar existam estações de trem e de metrô tão extensas quanto em Tóquio. Andando pelos seus corredores, é preciso estar atento ao senso de direção e referenciais justamente para não se perder – algo muito comum.
Qual é a linha mesmo? |
Até para sair às vezes é difícil. Tem saída norte, sul… |
Embora Tóquio tenha uma estação Central, a mais movimentada da cidade é a estação de Shinjuku. Mais movimentada de Tóquio não, do mundo! Nada menos que 740 mil passageiros ao dia. A quantidade absurda de pessoas e o tamanho da estação me fizerem imaginar como seria estar dentro de um cupinzeiro… e pior, sem saber ao certo onde é a saída.Localizar-se nas estações pode parecer um pouco confuso no começo, mas todas as indicações estão tanto em japonês quanto em inglês.
Bem, quase sempre… |
É tanta gente que às vezes a melhor forma de indicar uma direção é no chão. |
A Estação Central de Tóquio, cuja reforma estava sendo finalizada. |
Embora exista um sistema de ônibus eficiente, eu não o recomendaria, pois as indicações dificilmente estão em inglês. Para o turista, ele pode até ser útil em cidades como Kyoto, mas não arrisco dizer o mesmo para Tóquio.
Não, não é um ônibus de brinquedo. |
Em Kyoto eles são excelente opção. |
Táxi? Nem comento… Caríssimo. Olhando de fora, os carros podem parecer velhos, mas é só impressão. Tóquio tem um padrão de carro que lembra muito aqueles sedans da década de 70/80, mas é tudo novinho e limpo. Dois detalhes chamam a atenção: os motoristas usam luvas brancas e as portas traseiras abrem e fecham sozinhas – detalhe: isto existe que eu saiba desde o começo da década de 80!
Um típico táxi de Tóquio. |
Alugar carro? Jamé!!!Com um sistema de transporte de massa extremamente eficiente e confiável, eu jamais recomendaria alugar um carro para viajar pelo país, muito menos usá-lo nas cidades. Isto porque utilizar carro no Japão envolve vários empecilhos.
O mais grave é certamente o custo, pois um dia de estacionamento pode lhe custar o equivalente à sua diária de hotel – lembram que disse que espaço vale ouro? Isto sem falar nas dificuldades inerentes a dirigir por lá, como por exemplo o fato da mão de direção ser a nossa, mas o volante estar do outro lado; e a maioria dos carros serem minúsculos (imagina chegar cheio de malas num carro de proporções micro?).
Estacionamentos caríssimos. |
Dá para entender estes sinais de trânsito no asfalto??? |
Pedágio urbano. |
E carros minúsculos são algumas das dificuldades. |
Enfim, faça como os locais, use os meios de transporte público mesmo que seja de uma cidade para a outra, e curta o que existe de mais eficiente e confortável em termos de transporte público. Mas se nada disso resolver o seu problema de transporte… Ainda dá para apelar para este aqui:
Mais tradicional impossível! |
Com tantas opções de transporte, não pensem vocês que caminhar pela cidade não seja uma boa opção. Tóquio é um daqueles lugares em que todas as esquinas são uma surpresa, tem algo de interessante para ver.
Ainda que andar pela cidade possa ser uma delícia, pois ela é razoavelmente plana e muitíssimo bem arborizada, o mesmo não se pode dizer quanto a encontrar um endereço. Como vocês verão ao citarmos as atrações, não existem endereços do tipo n.º tal da rua tal. Lá os endereços são mais ou menos assim número da área, número do quarteirão, número do prédio, nome da área e depois o que para nós seria o bairro. Algo mais ou menos assim: 1-11-2 Ginza, Chuo-ku.
Uma placa de endereço. |
A coisa é tão difícil no Japão que nem os locais conseguem se achar, quanto menos explicar como chegar num lugar, o que gera situações como a que contei anteriormente na qual eles preferem te levar até o seu destino ao invés de explicar.
Assim pouco importa qual o meio de transporte você esteja usando em Tóquio ou outra cidade do Japão, tenha sempre um ponto de referência para facilitar a localização do endereço pretendido.
Nos próximos posts sobre o Japão, vamos começar a visitar as atrações da capital japonesa.
Até lá!
Quer receber mais dicas de viagem e saber quando saem os próximos posts?
Curta nossa página no Facebook, aqui.
Siga-nos no Twitter @cumbicao.
E no Instagram – Cumbicão.
Desde a sua inauguração, ainda com o antigo nome de Walt Disney Studio Park, o…
Você já imaginou ter em mãos uma ferramenta que literalmente te dá todos os voos…
Ao norte da ilha de Palawan, onde fica El Nido, situa-se um outro grupo de…
Porque não aproveitar uma viagem à Paris para curtir o Disneyland Park? Se não bastasse…
Viajando para Paris com crianças? Então você precisa colocar no seu roteiro de atrações da…
Pensa em um paraíso literalmente cercado de água por todos os lados? Assim é El Nido.…
This website uses cookies.
Veja os comentários
Olá, Diogo!! Boa tarde. Muito bom seu blog!!
Queria tirar uma dúvida. Eu e meu marido ficaremos 19 dias no Japão. Estou na dúvida se pego o JR de 21 ou 14 dias.
Como nosso vôo chega 23hs, já no dia 1 não usariámos o JR. Então seriam na real 18 dias. Os 3 primeiros seriam em Toquio mesmo e 1 em um bate volta de Kamakura.
Fico na dúvida se pego o de 14 dias e pago a parte os deslocamentos em Tóquio e o de Kamakura ou se pego logo o JR de 21 dias. Qual sua opinião? Obrigada!! JULIANA DIAS
Oi Juliana, obrigado.
Olha, se você pretende utilizar muito o trem urbano (que leva a todos os lados da cidade) o de 21 dias é melhor, assim você estará coberta para todo o período da viagem.
Boa viagem e curta muito!!!
Oie! Adorei o post, ajudou bastante!
Mas eu queria a sua opinião: eu vou para Okayama e haverá uma conexão entre o Aeroporto de Narita e o de Haneda para enfim pegar o vôo final, o translado não está incluso e eu tenho 5 horas para passar pela imigração, pegar a bagagem e chegar em Haneda para fazer o check-in e etc, você acha que dá tempo tranquilo?
Obrigada desde já!
Obrigada pela resposta super rápida!!
Oi, obrigado.
Olha, nunca fiz este caminho, mas pela eficiência japonesa ;) versus tempo que você tem, acho que dá sim!
Boa viagem!!!
Parabéns pelas dicas! Vou chegar em Tóquio (Haneda) por volta das 2300horas, será que vai dar tempo de passar pela imigração, pegar as malas e ainda entrar no metrô (verifiquei que o mesmo funciona até as 2400h)? Como poderei chegar em Shiodome?
Obrigado!
Olha, mesmo com toda a eficiência japonesa, acho que é pouco tempo para passar pela imigração (sem grandes filas em geral), pegar as malas e ainda ir até a estação...
Neste caso, acho melhor utilizar táxi até a estação de trem mais próxima e de lá pegar um trem.
Abraço.
Diogo, fiquei com uma dúvida. Mesmo que eu tenha o JRPass, e queira pegar o NaritaExpress pra sair do aeroportoem direção a cidade, tenho que reservar os assentos Entendi que o JRPass inclui o NaritaExpress, mas não entendi se tenho que ir em algum balcão fazer a reserva de assentos. Abraços.
Dani, oi. Quando fomos não era preciso fazer pré-reserva. Bastava ir ao balcão e apresentar o JR PASS
Existe alguma vacina exigida pra entrar no japão?
Rafael, como quando fui para lá sempre passei pela China e outros países que exigem a vacina, acabei tomando. Aliás ela agora vale para toda a vida.
Tecnicamente o Japão não está na Ásia tropical, então não precisaria.
Na dúvida, recomendo reconfirmar com o Consulado do Japão em SP: http://www.sp.br.emb-japan.go.jp/#
Abraço.
Oi quais as linhas e estações somente JR que tem pegar pra ir de Tokyo a Osaka?
Oi, acho melhor utilizar a Tokyo Central, e talvez Shinjuku (esta à confirmar). Abraço.
Você acha que compensa fazer cartão pré pago pra carregar? Pois as maiores dos cartões não carregam em iene direto e na hora da compra pelo que me falaram tem um taxa de conversão de dolar pra iene, como você fez em relação ao dinheiro, levou tudo em espécie, cartão de crédito?
Qual a porcentagem que você indica em levar de cada um?
Rafael, hoje com o IOF como está só levo US$ e Euros em duas situações: se os países utilizam estas moedas ou para emergências. Para destinos diferentes, prefiro utilizar o saque nos ATMs direto da conta corrente.
Abraço.
Olá estarei indo ao Japão em Outubro e gostaria de saber se compensa o Jr pass de 15 ou 21 dias. Vou ficar de 4 à 25 de Outubro.
Primeiramente 4 dias em tóquio, depois 2 dias em saitama, 4 dias em kyoto, 2 dias em Kagoshima, 2 em fukushima, e o restante mais ou menos 8 dias em tóquio.
Compensa pegar o de 15 dias ja que a ultima semana vou ficar em tóquio e poderia comprar ticktes separados do metro, ou compensa pegar o de 21 dias e só usar as linhas da JR?
Rafael,
Apostaria no de 21 dias, já que a quantidade de deslocamentos, mesmo em Tóquio é grande.
Boa viagem!!!
Bom dia.
Vou viajar para o Japão em 04/10/2016 e fiquei um pouco preocupada com o que você falou sobre os endereços, porque eu não sei falar inglês, só sei o básico do Japonês tipo pedir uma comida, perguntar quanto custa, onde é o banheiro etc., mas não entendo o que eles falam.
Vou viajar sozinha sem agência, fiz sozinha meu próprio roteiro, vou ir para kyoto, Mito e Tóquio, e estava pensando em me virar com os shinkansens e Taxi, mas como você disse que taxi é muito caro, fiquei preocupada, caro tipo quanto?
Queria saber como vc se virou com os endereços lá?
Agradeço desde já.
Dayane me passa seu contato, também irei sozinho ao japão durante esse periodo, talves possamos combinar alguma coisa.
Dayane,
Não me lembro dos valores, mas eram bem superiores aos daqui.
Na prática, dá sim para andar de metrô sem sequer falar inglês, já que todas as estações e placas estão no nosso alfabeto.
Os endereços não foram problema.
Os japoneses são super simpático e como disse num post às vezes eles até te levam até o local.
Se você quiser, dá também para salvar os lugares já no Google Maps ou MapsMe.
Boa Viagem!!!
oi Diogo
Estou indo para japão em Novembro 2016, chego dia 4 e volto dia 17.
Pretendo comprar o JR. Gostaria de saber como ir de tokyo a Kyoto, e quanto tempo demora a viagem. Vi que tem um passa da JR regiona que pode usar o trem Super rapido.
De Shinkansen (trem bala) são pouco menos que 3 horas.