Voos

Como é voar na COPA Airlines de São Paulo para o Panamá e Los Angeles

Aeroporto de Tocumen.

Como comentei quando do nosso post sobre a Califórnia, existem atualmente duas rotas mais comuns para chegar-se à Los Angeles a partir do Brasil: em voos diretos com a American Airlines ou com a Korean Air; ou voar com escala no Panamá pela Copa Airlines.

Tivemos oportunidade de fazer esta viagem nos dois esquemas: com escala pela Copa, e mais recentemente direto pela American Airlines. Neste review, trataremos da rota Guarulhos – Cidade do Panamá – Los Angeles.

Por ser a minha primeira experiência com a Copa, fiquei bastante impressionado com a qualidade dos serviços prestados. Dai porque, com uma ou outra pequena crítica que vocês verão abaixo, recomendo bastante a empresa.

Para quem não conhece, a Copa é uma empresa aérea panamenha e que, embora seja já uma força consolidada na América Central, vem expandindo as suas operações nos últimos anos para além deste subcontinente.

Fundada em 1947, a partir dos anos 90 e mais ainda nos 2000, a Copa passou a operar destinos de grande fluxo como Estados Unidos e América do Sul, além do Canadá. Só nos Estados Unidos são ao todo 10 destinos operados a partir do seu hub, a Cidade do Panamá. Isto tudo sem contar os voos operados em parceria com a americana United, com quem tem fortes laços.

Aeronave da Copa no Panamá.

No Brasil, saem voos para o Panamá a partir de São Paulo (GRU); Porto Alegre; Rio de Janeiro; Belo Horizonte; Brasília; Recife e Manaus. Nada mal para uma empresa estrangeira, né?

É justamente por conta desta grande malha de voos que muitos brasileiros têm considerado a Copa não só para destinos no Caribe e América Central, mas também para os Estados Unidos, como fizemos. Confira o mapa de rotas aqui.

Realizei a compra dos bilhetes diretamente no site da empresa, num site bastante simples e eficiente. Instantes após a confirmação dos dados do cartão de crédito, recebi por e-mail os bilhetes.

O único ponto negativo fica por conta do fato de que a Copa alterou o horário de partida dos voos sem nos avisar. Só fiquei sabendo porque fiz uma confirmação no site da empresa na véspera do voo. Se você não tem este hábito, passe a ter!

Ainda que no voo de ida (Panamá – Los Angeles) tenha sido uma alteração de 15 minutos, na volta eles alteraram o nosso voo em quase 3 horas, fazendo com que o tempo de espera da conexão no Aeroporto Internacional de Tocumen fosse de quase 7 horas – se soubesse antes teria programado para dar um passeio pela cidade!

Aeroporto Tocumen.
Lojas conhecidas.
A âncora Riviera tem de tudo.
Mas a da NatGeo é a nossa favorita!

E se a alteração fosse para menos? Pelo visto, também não ficaria sabendo antes e teria uma péssima surpresa ao chegar ao aeroporto.

Algo que muita gente discute é se é preciso ou não tomar vacina de febre amarela e apresentar o competente certificado internacional de vacinação para viajar para o Panamá. Atualmente, consultando o site deles, constatei que não é necessário, mas é recomendável – ou seja, você toma se quiser!

Importante ressaltar que esta informação foi coletada hoje, e com base em uma viagem GRU-PTY (código do Aeroporto do Panamá) e não foram consideradas escalas ou visitações anteriores às áreas de risco. A depender do destino final ou das áreas anteriormente visitadas, os critérios podem ser diferentes. Enfim, sempre confirme no site oficial da empresa e diante do seu caso concreto. 

Tanto no aeroporto de Guarulhos, quanto em Los Angeles, o check-in foi bastante tranquilo, sem grandes filas ou incidentes.

O tempo de voo entre Guarulhos e a Cidade do Panamá é de pouco menos de 7 horas na ida e umas 6 horas na volta. O mesmo vale para o trecho entre o Panamá e Los Angeles (e vice-versa). Ou seja, uma vez no Panamá, você estará na metade do caminho para Los Angeles!

Excetuada a questão da troca de horário sem nos informar já mencionada acima, a Copa segui razoavelmente bem os horários programados.

A frota da Copa conta principalmente com aeronaves Boeing, 737-700 e os excelentes 737-800 (comum e next generation) – existem algumas unidades do brazuca Embraer 190AR para rotas menores é verdade.

O nosso voo de Guarulhos para o Panamá foi feito em um 737-800 next generation que estava simplesmente tinindo de novo. Pouquíssimas vezes embarquei em uma aeronave tão nova e bonita como esta. Só faltou ter plástico nos bancos e aquele cheirinho de carro novo. Rsss.

O espaço entre as poltronas era um pouco acima da média, talvez por conta delas serem um pouco mais finas no encosto que aquele padrão mais antigo. É pouco, mas com 1,83 qualquer sobra de espaço é lucro!

Até que o espaço interno é razoável.
Adorei esta iluminação azul. Será que ajuda a dormir???

A configuração interna das poltronas era 3-3 com apenas um corredor.

Já no trecho Panamá – Los Angeles… Para minha surpresa, fiquei negativamente impressionado com o estado da aeronave. Não sei se foi o choque de ter saído de uma tão bela e nova, mas tive a impressão de que havíamos voltado à década de 90 dado o estado de conservação da aeronave. 

A sorte foi que conseguimos assentos na saída de emergência. 

Pelo menos tínhamos muito espaço para as pernas.

O serviço de bordo foi muito bom. 

A refeição foi farta e bem preparada, ficou na média daquilo que já experimentamos em outras companhias. Na ida para o Panamá, como o voo partiu já na madrugada, serviram o café da manhã apenas – seria inviável oferecer a janta àquela hora. Na volta de Tocumen, serviram um almoço e um lanche da tarde.

Almoço,
Café da manhã,
E lanche.

Para quem tiver alguma restrição alimentar (por exemplo vegetariano, hosker, ou menu kids) é possível solicitar uma refeição especial com antecedência mínima de 24 horas.

Mesmo sem ter uma grande variedade de opções – todo mês é liberada uma lista de filmes e
programas disponíveis – o fato da tela ser grande e nítida (no moderno 737- 800, ok?) faz com que o sistema de entretenimento de bordo cumpra bem a sua função, já que estamos falando de voos com não mais que 8 horas. Para voos mais longos a pouca variedade de filmes faria falta.

Tela grande, nítida e com entrada USB. Perfeito!

O programa de milhagem da Copa, o Connect Miles tem como vantagem permitir a pontuação em qualquer empresa da Star Alliance, que conta com grandes empresas como United, TAP, South African Airlines, Swiss, Air New Zealand e Turkish, para citar apenas algumas aéreas internacionais, e a Avianca, que também opera no Brasil.

No quesito franquia de bagagem, a Copa mostra-se excelente para quem estiver indo para os Estados Unidos e tiver aquele típico excesso de bagagem / compras.

É permitido embarcar na classe econômica com 2 volumes de 32kg cada e mais uma bagagem de mão com no máximo 10kg e que não ultrapasse aquela regra dos 115cm lineares (altura + comprimento + largura). Excelente!

Finalmente, LA.

Ah, para a rota Brasil – Panamá, aplicam-se as mesmas regras. Confira as regras completas para cada rota aqui.

E você já voou com a Copa? Deixe seu comentário abaixo. 

Quer receber mais dicas de viagem e saber quando saem os próximos posts?

Curta nossa página no Facebook, aqui.

Siga-nos no Twitter @cumbicao.

E no Instagram – Cumbicão.

Booking.com
Diogo Avila

Posts recentes

Disney Adventure World: celebrando a magia do cinema

Desde a sua inauguração, ainda com o antigo nome de Walt Disney Studio Park, o…

27 de outubro de 2024

FlightConnections, todas as rotas aéreas do mundo na sua mão

Você já imaginou ter em mãos uma ferramenta que literalmente te dá todos os voos…

9 de setembro de 2024

Coron: um paraíso de praias e lagoas nas Filipinas

Ao norte da ilha de Palawan, onde fica El Nido, situa-se um outro grupo de…

30 de agosto de 2024

Disneyland Park Paris: magia Disney com charme francês

Porque não aproveitar uma viagem à Paris para curtir o Disneyland Park? Se não bastasse…

8 de agosto de 2024

Dicas para curtir os parques da Disney em Paris

Viajando para Paris com crianças? Então você precisa colocar no seu roteiro de atrações da…

28 de julho de 2024

El Nido: uma experiência imperdível nas Filipinas

Pensa em um paraíso literalmente cercado de água por todos os lados? Assim é El Nido.…

7 de junho de 2024

This website uses cookies.