Você já imaginou ter em mãos uma ferramenta que literalmente te dá todos os voos e rotas do mundo para você buscar a sua passagem aérea? Eu não achava que isso era possível até experimentar o FlightConnections.
Mas o que é o FlightConnections?
Em síntese, o FlightConnections é um serviço que fornece uma visão geral de todas as rotas aéreas existentes, logo todos os voos do mundo!!!
Com ele você monitora todos os aeroportos do mundo. Simples assim!
Note que ele dá inclusive as estatísticas de cada um dos aeroportos. Olha só as estatísticas do Aeroporto Internacional de Dubai (DXB): atende 268 destinos em 102 países diferentes.
E o Aeroporto Internacional de Guarulhos atende 108 destinos em 29 diferentes países e que a rota mais longa que é operada ali é a para Dubai, com 7.587Km num voo de aprox.. 15hs.
Antes de eu te detalhar as vantagens e funcionalidades adicionais do FlightConnections, queria te fazer umas perguntinhas…
Como você procura passagens e rotas aéreas? Imagino que seja por alguma agência ou buscador online, certo?
E se eu te disser que alguns resultados bem interessantes são propositadamente escondidos de você?
Epa, sério???
Sim, sejam acordos comerciais e/ou algoritmos, nenhum buscador de voos, do tipo Decolar, Kayak, Submarino Viagens (se é que ainda existe!), nem mesmo o excelente Google Flights te entrega 100% dos voos para um determinado destino.
Isso fica ainda mais evidente se você estiver falando de destinos para os quais não existem voos diretos de-para o Brasil.
Eu uso muito uma frase que é “quem não sabe perguntar, não vai entender a resposta”.
E aqui é mais ou menos isso.
Se você não sabe como ir, ou melhor, não sabe quais são as possibilidades, não sabe onde procurar a passagem, ou fica exclusivamente nas mãos dos buscadores.
Traduzindo para o nosso tema aqui, se você não sabe quais são as possíveis rotas aéreas para o seu destino, vai acabar procurando no lugar errado ou, como eu disse, ficar à mercê dos buscadores que como mostrarei aqui são enviesados.
Então o esquema é primeiro saber as rotas possíveis e depois quem vende a passagem para tais rotas. Parece óbvio, mas na prática pouca gente leva isso em conta e fica nas mãos dos buscadores porque na verdade fazer esta busca demanda trabalho.
Viajar gastando pouco dá trabalho!!!
Eu mesmo costumava buscar rotas (não passagem ainda, hein!) olhando dois critérios iniciais: se o país que eu queria visitar tinha uma empresa aérea e se as empresas brasileiras voavam para aquele destino.
Num exemplo simples, desejando ir para a Alemanha, olhava o site da Lufthansa e da LATAM (já que é a única brasileira com voos para lá).
E adicionava a esta análise o Google Maps para ver alguma outra empresa, mas aí já imaginando uma conexão num outro país da Europa.
Mas neste caso vários resultados são omitidos.
Duvida? Então olha só:
Suponha um destino bem diferente no Caribe: Belize
Se você olhar o Google Flights ele te manda ir até Miami ou algum outro destino nos EUA e de lá fazer uma conexão para Belize City.
O lado ruim disso é que normalmente os voos para os EUA são bem mais concorridos e, portanto, têm preços mais altos. Isso sem falar na questão do visto.
Agora olhando o FlightConnections, além dos voos via EUA, aparece a Cidade do Panamá como opção, voando Copa. Um esquema bem mais barato e sem a necessidade de visto.
Mais um exemplo?
Imagine que você queira ir para Casablanca no Marrocos.
O Google Flights te sugere o voo direto e mais algumas conexões na Europa.
Agora olhe a quantidade de opções que o FlightConnections indica adicionalmente…
Acho que nem preciso mais seguir na comparação, né?
Mas qual a implicação de alguns resultados não serem considerados pelas ferramentas tradicionais?
Você pode estar perdendo oportunidades e principalmente muito dinheiro.
E para te provar isso trago um caso concreto e bem recente nosso para aclarar que às vezes um voo mais longo ou de uma conexão nem tão óbvia podem compensar.
Quando estávamos procurando a passagem para a nossa viagem para a Bulgária e Romênia, a primeira rota que eu pensei foi a mais tradicional e rápida: São Paulo (GRU) – Roma – Sofia, voando ITA (antiga Alitalia) num trajeto de 18hs, aqui já contando as 13hs até Roma + 3hs de escala e 2hs até Sófia.
Acontece que esta rota estava com um preço que era simplesmente impeditivo para o meu bolso.
Aí resolvi olhar outras rotas e lembrei justamente do FlightConnections e comecei a fazer o exercício de buscar de rotas por ele.
Foi então que descobri uma rota São Paulo (GRU) – Doha – Sofia.
Acontece que ela durava um total de 35hs, sendo 15hs até Doha + 14hs de conexão (mas com direito a rolê em Doha!) + 4hs até Sófia. Putz 17 horas a mais!!!
Entretanto, todavia, porém (rssss), duas vantagens:
Primeiro que voando pela Qatar teríamos uma experiência de voo consideravelmente melhor, eis que faz anos que ela é considerada senão a, uma das Top 3 Melhores Empresas para Voar.
Mas foi a segunda vantagem que realmente me fez não titubear: o preço era 1/3 mais barato!!! Ou seja, olhando o preço da rota tradicional (inclusive sugerida pelo Google Flights), era como se um de nós três estava viajando de graça.
Para mim foi a diferença entre fazer e não fazer esta viagem!!!
Olhando a tela inicial do FlightConnections você notará que existe uma série de pontos azuis, amarelos e vermelhos.
Estes são os aeroportos mapeados pelo FlightConnections. É aeroporto que não acaba mais.
Sério, para quem curte aviação, dá para gastar um tempo imaginando um lugar literalmente no fim do mundo e como chegar lá.
Os aeroportos em azul são aqueles que atendem mais de 30 destinos de forma direta, os em amarelo 10 destinos diretos e vermelhos atendem menos de 7 destinos diretos.
Mas vamos às buscas…
O primeiro passo é selecionar o seu aeroporto de partida, no meu caso o Aeroporto Internacional de Guarulhos (GRU). Mas lembre-se que o FlightConnections tem todos os aeroportos brasileiros.
Aqui você pode escrever lá no DE do topo a sigla do aeroporto quanto o nome da cidade/país se estiver usando a versão paga. Se tiver usando a versão gratuita, um google perguntando a sigla IATA (GRU, GIG, JFK, CDG e etc…) do aeroporto resolve em segundos.
Você também pode dar um zoom no mapa e selecionar o aeroporto diretamente.
Uma dica importante, pouco importando o tipo de busca que você estiver fazendo, é deixar a caixa “mostrar destinos indiretos” selecionada, assim o FlightConnections vai te indicar também os destinos com conexão. Veja só por exemplo os voos considerando o Aeroporto de Guarulhos como partida:
Uma vez selecionada a origem, vamos ao destino, no nosso caso Berlim (BER) na Alemanha.
Note que o FlightConnections já apresenta ao lado esquerdo as duas empresas e seus respectivos tempos de viagem, no caso todos com conexão dada a inexistência de voos diretos em São Paulo e Berlim. Se fosse para Frankfurt, por ter voos diretos, ele já apareceria ali as empresas com itinerário e uma caixa para pesquisa de passagens.
Bom, suponha que eu tenha escolhido a escala em Frankfurt. O FlightConnections já me diz que empresas operam a rota, distância e tempo de voo tanto total quanto parcial.
Se eu clicar no dia da semana, ele já me o calendário completo e parando sobre a data traz a informação de horário de partida-chegada, número do voo, e tipo de aeronave.
Desejando fazer uma busca de preços basta escolher as datas e clicar no botão verde “verificar preços”.
Outra forma possível de busca e que eu mesmo fiz para uma das nossas viagens é o inverso, começando-se pelo destino que se pretende conhecer e dali verificar as possíveis conexões.
Imagine uma viagem para Fiji, um destino que não tem voos de-para o Brasil. Neste caso é super útil esta busca reversa.
Coloca-se o aeroporto de Nadi (NAN), que é o maior e um dos poucos internacionais de Fiji, e verifica-se quais destinos conectam-se diretamente com Fiji.
Olhando os resultados do FlightConnections fica claro que as opções estão na Costa Oeste dos EUA, Vancouver, Tóquio, Hong-Kong, Singapura, e algumas cidades na Costa Leste da Austrália e Nova Zelândia.
Então se eu estiver num destes destinos tenho mais facilidade de chegar em Fiji.
Isso ajuda a mapear potenciais destinos e concretizar sonhos como conto noutro post…
Quer ainda mais flexibilidade?
Experimente clicar no círculo com as letras A e B, respectivamente para a origem e para o destino e assim desenhar um perímetro de 50km à 500km para realizar a busca.
Estes círculos podem ser posicionados livremente no mapa clicando em cima das letras dentro dos pins e/ou ampliados / reduzidos clicando-se nas suas bordas.
Uma vez posicionados no local desejado, clique em DONE e os resultados aparecerão.
Repare que no exemplo abaixo, onde marquei como origem qualquer aeroporto entre a Suíça, o sul da França, da Alemanha e o centro-norte da Itália e destino o norte do Egito ele me mostrou uma excelente gama de resultados que vão al[em das óbvias capitais de cada pais.
Se você estiver usando a versão paga, pode fazer as buscas diretamente por países, o que pode ser interessante dependendo da sua necessidade.
Aqui a ideia é saber quais as rotas possíveis considerando o país como um todo e não apenas as cidades X, Y, Z. isso é especialmente útil para quem quer passagens multi-destinos, aquela situação em que você chega por uma cidade, realiza parte do trajeto de viagem via terrestre e volta por outro.
Imagine que você está indo para Portugal, queira chegar por Lisboa, conhecer tudo e sair pelo Porto ao norte.
Isso funciona super bem, inclusive entre países diferentes.
No nosso exemplo abaixo escolhi como destino a França e o FlightConnections me deu todos os voos que conectam a França ao mundo.
Suponha alguém que tenha como aeroporto de origem o Aeroporto de Montreal (YUL), ela tem à sua disposição nada menos do que 8 diferentes aeroportos para conectar-se à França. Daria por exemplo para chegar por Paris e sair por Nice no extremo sul.
Claro que resultados assim vão depender muito da malha aérea de ambos os lados.
Especialmente na versão paga, o FlightConnections tem alguns filtros bem interessantes que resolvem algumas questões que anteriormente pareciam insolúveis.
O primeiro que eu gostaria de destacar é o filtro por datas.
Quem nunca buscou um voo numa determinada data e simplesmente não achou nada, aí mudou o dia da viagem e apareceram várias opções?
Pois é, engana-se quem acha que todo dia tem voo numa determinada rota. Apenas aquelas que são realmente lucrativas ou estratégicas têm a tal frequência diária.
Isso sem falar nos tais voos sazonais, ou seja, que só acontecem em algumas épocas do ano, como por exemplo alta temporada.
Aqui o FlightConnections te permite usar buscas para qualquer época, datas exatas ou datas flexíveis:
Há ainda a possibilidade de filtrar as rotas por preços, mas por ora apenas na classe econômica.
Dos filtros oferecidos pelo FlightConnections talvez um dos que eu tenha achado mais interessante é o filtro por companhia aérea.
Este filtro tem como função você otimizar as suas milhas aéreas, seja no acúmulo ao priorizar voar a rota inteira na mesma empresa, seja para fins de emissão de bilhetes com milhas aéreas.
Se você não escolher nenhuma origem/destino específico e escolher apenas a empresa aérea dá para saber para quais destinos uma ou mais empresas aéreas voam.
Fiz um exercício selecionando as três principais empresas do Oriente Médio (Emirates, Ethihad e Qatar) e realmente os árabes mandam na aviação do mundo hoje:
Nesta mesma linha de otimização de milhas é muito interessante o filtro por alianças que o FlightConnections oferece porque assim você tem como melhor escolher os voos.
No caso ele apresenta as três maiores alianças: Oneworld; SkyTeam e Star Aliance.
Eis aqui um filtro que eu queria muito usar sempre, mas como ainda não sei plantar dinheiro não dá…
Com o FlightConnections você consegue filtrar tanto em uma determinada rota quanto no geral para fins de curiosidade (escolhendo ou não a empresa) quais voos têm as classes econômica premium, executiva e primeira disponíveis:
Dá até para saber quais as empresas e rotas que operam primeira classe partindo do Brasil no momento:
Aqui esteja talvez um dos filtros mais curiosos do FlightConnections e que certamente faz a alegria dos spotters (a galera que fotografa aviões), o filtro por aeronave.
Sim, acredite! Com o FlightConnections você consegue tanto saber quais rotas e quais empresas operam uma determinada aeronave. E olha, tem aeronave que não acaba mais!!!
Tem desde aeronave que só faz uma rota bem pequena como alguns modelos Cessna quanto outras que voam aos milhares pelo mundo como os Airbus A319.
Peguei aqui uma aeronave que mora no meu coração, Airbus A380 e eis o resultado:
Este filtro é bastante útil quando aliado ao filtro de classe porque nem sempre a configuração da classe é a mesma para todas as aeronaves, muito pelo contrário. Muitas vezes as empresas aéreas têm configurações mais novas ou melhores em determinadas aeronaves em detrimento de outras.
Claro que todas estas funcionalidades do FlightConnections precisavam estar num app pra iOS e Android.
Disponível apenas para quem tem uma assinatura, a experiência de uso é exatamente a mesma que no site, com todos os filtros e detalhes.
O FlightConnections tem duas versões, uma gratuita e outra paga, no valor de US$ 2,99 mensais na data deste post ou vitalícia US$ 119,99.
A versão gratuita, por mais que tenha anúncios e algumas funcionalidades a menos que detalho logo mais, pode atender às necessidades de muitos usuários, entregando uma excelente gama de serviços, o que acho um ponto super justo e honesto da parte dos desenvolvedores do FlightConnections.
Na versão paga, as principais vantagens são, além da ausência de anúncios que às vezes deixam a busca mais lenta, os seguintes filtros:
Além disso ter acesso ao app para IOS e Android como dito acima.
E aí? Curtiu esta mova forma de buscar rotas?
* O Cumbicão testou os serviços mediante uma parceria estabelecida com o FlightConnections para coletar material para este post. Todas as opiniões e relatos aqui descritos refletem fielmente a experiência, atendendo à política do blog.
Desde a sua inauguração, ainda com o antigo nome de Walt Disney Studio Park, o…
Ao norte da ilha de Palawan, onde fica El Nido, situa-se um outro grupo de…
Porque não aproveitar uma viagem à Paris para curtir o Disneyland Park? Se não bastasse…
Viajando para Paris com crianças? Então você precisa colocar no seu roteiro de atrações da…
Pensa em um paraíso literalmente cercado de água por todos os lados? Assim é El Nido.…
Se você for viajar para o Chile e tiver uma conexão longa no aeroporto, não…
This website uses cookies.