Mapas

Como criar mapas de viagem no Google Maps

Quem não tem uma mania de viagem? Eu por exemplo tenho várias. Google Maps

Uma delas é coletar mapas das cidades, não só para utilizar durante a viagem, mas também para guardar de recordação. Normalmente, se é que há algo de normal nisso, eu pego dois. Um para rabiscar, dobrar e amassar durante o uso – coitado fica quase irreconhecível no final; e outro para guardar de recordação. Sim, eu sei, coisa de maluco!!! Rsss.

Várias vezes cheguei num destino e gastei alguns minutinhos no saguão do hotel com o mapa aberto rabiscando e pensando em um itinerário.

Brincadeiras a parte, é fato que saber, ou ao menos ter uma noção prévia de onde as coisas ficam ajuda bastante não só a otimizar o tempo, mas também a economizar um pouco com o transporte público.

Como já dissemos no passado a ideia é agrupar as atrações por proximidade.

Aqueles que passaram pelo blog estes dias, devem ter notado que nos recentes posts a respeito da Polônia passei a incorporar mapas extraídos do Google Maps com todas as atrações marcadas. Hoje é este o esquema que uso para , o que acredito que ajude bastante na hora de montar o roteiro.

Hoje ainda guardo os mapas, mas estou usando cada vez mais o GPS com as atrações previamente marcadas no Google Maps e um smart-phone – atualmente um dos artigos mais úteis ao viajante – oportunamente faremos um post dedicado aos apps de viagem
para smart-phones

Àqueles interessados em usar o smart-phone como GPS para viagem, sugiro dois esquemas possíveis: usar o Google Maps ou um programa de GPS dedicado.

Usando o Google Maps, o esquema é o seguinte: 

1-No computador, acesse o Google Maps e na linha pesquisa, coloque o nome da atração que pretende visitar: loja, hotel, ou qualquer outro ponto de interesse; 

2-Após localizar o local, clique no ponto indicado e selecione “Salvar em..”

3-Selecione “Criar novo mapa…”

4-Pronto, todos os seus novos pontos deverão ser salvos no mesmo mapa. Caso pretenda editar o mapa para alterar algo no mapa, basta clicar em “Editar”.

5-Pronto, agora basta fazer o seu login no Google Maps a partir do seu smart-phone e acessar os seus mapas e traçar o seu trajeto. 

Caso não exista sinal de internet ou você não pretenda contratar um plano de dados em roaming, uma saída é fazer o upload de algumas áreas do mapa.

Em linhas gerais, funciona assim:

1-Quando estiver conectado à internet, abra o app do Google Maps no seu smart-phone;

2-Clique em configurações, e verifique se a opção “Pré-carregar o mapa” está selecionada. Caso não esteja, selecione;

3-Volte ao mapa e selecione uma visualização que seja suficiente para abranger a maior quantidade possível de atrações na tela, isto é, diminua o zoom;

4-Clique em qualquer endereço que esteja situado o mais central possível e escolha a opção “Pré-carregar área do mapa”. O Google irá pré-carregar o mapa da área dentro de um raio de aproximadamente 16km ao redor do ponto que você selecionou. Tenha em mente que é possível pré-carregar vários pequenos mapas anexos, aumentando assim o seu raio de alcance. Na opção “Cache” é possível não só gerenciar como também deletar as áreas pré-selecionadas, de modo a liberar memória.

Outro esquema possível, e que prefiro é usar um programa de GPS dedicado que não necessita conexão com a internet, bastando ter os mapas pré-carregados e ligar a antena do GPS.

Para tanto, sugiro o excelente NDrive, que tem versões para Android, Windows Mobile, Synbiam e Apple/Iphone. Embora não seja um app gratuito como o Google Earth, vale cada centavo, pois tem-se a liberdade de não precisar de nenhum sinal de internet – o que também ajuda a economizar o pacote de dados (internet) contratado. Os mapas devem ser adquiridos em pacotes separados por países ou regiões.

Uma grande facilidade é que os seus mapas pré-salvos no Google Maps ou no Google Earth podem ser facilmente importados para o smart-phone para serem usados no NDrive, mediante o download do arquivo .KML e cópia na pasta favoritos do NDrive do seu smart-phone. Pronto!

Confesso que mesmo diante de toda esta facilidade tecnológica, não raras vezes, me vi grudado ao bom e velho mapa…mas a tendência de mudança é clara.

Diogo Avila

Posts recentes

Disney Adventure World: celebrando a magia do cinema

Desde a sua inauguração, ainda com o antigo nome de Walt Disney Studio Park, o…

27 de outubro de 2024

FlightConnections, todas as rotas aéreas do mundo na sua mão

Você já imaginou ter em mãos uma ferramenta que literalmente te dá todos os voos…

9 de setembro de 2024

Coron: um paraíso de praias e lagoas nas Filipinas

Ao norte da ilha de Palawan, onde fica El Nido, situa-se um outro grupo de…

30 de agosto de 2024

Disneyland Park Paris: magia Disney com charme francês

Porque não aproveitar uma viagem à Paris para curtir o Disneyland Park? Se não bastasse…

8 de agosto de 2024

Dicas para curtir os parques da Disney em Paris

Viajando para Paris com crianças? Então você precisa colocar no seu roteiro de atrações da…

28 de julho de 2024

El Nido: uma experiência imperdível nas Filipinas

Pensa em um paraíso literalmente cercado de água por todos os lados? Assim é El Nido.…

7 de junho de 2024

This website uses cookies.