Um hotel top faz qualquer viagem memorável, mesmo que o destino não seja lá tão interessante. Este fui o nosso sentimento geral sobre a nossa viagem à Aqaba e em especial a nossa experiência no Al Manara, a Luxury Collection Hotel.
Você já esteve numa situação assim onde a estadia em um hotel é de tamanha qualidade que ela acaba por compensar a falta de atrativos de um destino de viagem?
Como eu comentei no post anterior sobre o balneário de Aqaba, no sul da Jordânia, acabamos visitando a cidade por dois motivos bem específicos: a minha vontade de mergulhar no Mar Vermelho; e logística, pois pretendíamos voar até o sul da Jordânia e subir de carro até o Mar Morto, cobrindo praticamente o país inteiro.
Sem nenhum demérito e com todo o respeito, mas acima de tudo muita sinceridade, a Aqaba é um destino que compensa apenas para quem tem algum interesse bastante específico como o meu, já que a Jordânia tem muitos outros atrativos que certamente serão um melhor investimento para os seus preciosos dias de viagem.
Digo-lhe isso pois a cidade como visto anteriormente tem poucos atrativos.
Falando especificamente sobre a nossa experiência, termos um hotel top em Aqaba foi muito bom, pois aproveitamos alguns dias de sol, praia e piscina para descansar depois de já termos passado praticamente 2 semanas bem agitadas entre o Egito e o Líbano, e precisávamos recuperar as nossas energias para encarar mais alguns dias de viagem pelo deserto de Wadi Rum, Petra e Mar Morto, até o próximo destino: Dubai.
Pesquisando sobre hotéis em Aqaba no Booking.com, você notará que a rede hoteleira (de qualidade) é praticamente tomada por grandes redes (como Intercontinental; Kempinski; Hyatt; Hilton e Mövenpick), sobrando pouco ou nenhum espaço para pequenos hotéis locais. Praticamente todas as grandes redes têm unidades locais, às vezes utilizando-se de nomes que numa primeira vista você pode não reconhecer.
É por exemplo o caso do Al Manara, a Luxury Collection Hotel (sim, o nome completo é este pomposo então usarei apenas Al Manara para facilitar), um hotel 5 estrelas em Aqaba que faz parte da rede de hotéis Marriott Bonvoy, mais especificamente do seguimento de luxo da rede. Só isso já é um tremendo selo de qualidade.
Esta linha Luxury Collection da rede Marriott tem mais de 100 hotéis espalhados pelo mundo. Se você gosta de um atendimento top, sugiro que você favorite imediatamente este post e a rede para colocar não só este hotel de Aqaba, mas também as demais unidades da rede na sua lista de desejos.
Se você olhar o mapa de Aqaba no Google Maps irá notar que praticamente nenhum hotel bom fica no centro da cidade. Todos eles, até mesmo pelo tamanho da infraestrutura que possuem não encontram no centro da cidade espaço necessário às suas instalações.
Some ainda o fato de que boa parte da cidade é tomada por sítios arqueológicos (especialmente à beira mar), e o fato de que a cidade em si é bem pequena.
O Al Manara fica praticamente 1,5km ou 20 min. de caminhada do centro da cidade. Viram como hotel longe em Aqaba é na verdade perto? 😂
Ainda sobre a localização do Al Manara há um fato interessante. Como já contei em alguns posts, eu tenho por hábito sempre dar aquela olhada no Google Maps a localização do hotel para saber de antemão o que tem nos arredores, como é a vizinhança e etc.
A minha surpresa foi olhar que ao acionar a funcionalidade foto satélite, o Google Maps me retornou um campo de obras onde parecia haver de tudo, menos um hotel de luxo.
Gelei na hora, pois já havia começado a tratar da reserva com eles.
O motivo disso foi uma surpresa interessantíssima: o hotel foi inaugurado dias antes da nossa chegada. Tanto que alguns quartos ainda estavam sendo finalizados. Duvido nada que tenhamos sido os primeiros a ficar naquele quarto.
Foi o que chamam de soft-opening. Já tivemos uma experiência assim em Hvar no passado e ambas foram uma delícia. Nada como hotel com cheirinho de novo!!!
Outro fato interessante é que ele é praticamente o último hotel na Jordânia antes da super próxima fronteira com Israel.
Detalhe: quando digo super próxima, estou falando de coisa de uns 40m!!!
Entre o nosso hotel e Israel havia apenas um imóvel: uma das casas de verão da família real da Jordânia. Acho que nunca tivemos vizinhos assim tão importantes!!!
Tanto que todos os dias uma lancha militar ficava rondando toda a região de forma permanente.
Não basta dormir na fronteira, tem que ser vizinho do Rei!!!
Falando agora de coisas mais mundanas, se você estiver de carro, o hotel tem estacionamento gratuito no local. Se como nós você chegar pelo aeroporto local, o táxi até lá não custa mais que JOD 10 e a viagem leva entre 10/15 minutos no máximo.
O Al Manara conta com 164 quartos e 43 suítes que estão divididos entre os 6 andares do edifício central e o complexo de vilas, por assim dizer.
Os quartos podem ser Classic (aqui divididos conforme o tamanho e quantidade de camas + opções de vista para a lagoa ou sem vista); Superior; Premium; e Prestige. As suítes têm uma nomenclatura semelhante: Classic Junior Suite; Superior; Grand; Premium; Prestige; Penthouse; Prestige Penthouse; Saraya e Presidential. Ufa!!!
Como vocês viram, a variedade é grande não tenho como detalhar as diferenças entre cada um deles. Combinado?
Vale ainda atentar que dependendo por onde você reserva, o nome dos quartos pode variar. o Booking.com, por exemplo não usa a nomenclatura oficial que o site do hotel usa. Portanto, fique atento a isso momento da reserva. Sugiro que você se guie pelas características do quarto e não pelo nome em si.
Não bastando isso tudo, ainda existem as Villas que são os quartos maiores e mais luxuosos ainda do Al Manara, que podem ser do tipo Villa Suite; Prestige Villa; e Penthouse Villa.
Inicialmente eu havia reservado um quarto Classic com café da manhã incluso. Ou seja, o quarto mais simples e já excelente para o meu padrão. Optei também pelo pagamento antecipado e sem direito a reembolso, para reduzir ainda mais o valor da diária numa super promoção deles.
Acontece que a rede Marriott costuma fazer o seguinte: se você se inscrever no programa de fidelidade deles (sem custo algum), você ganha um bônus de upgrade para usar na sua primeira/próxima estadia.
Claro que resolvi usar!
Porém a surpresa ao chegar ao hotel foi que ao invés de nos darem um upgrade simples de apenas uma categoria, subimos umas 8 categorias e fomos parar numa Villa Suite!!!
A suíte era enorme: 65m2 divididos entre banheiro, quarto, corredor, e sala de estar – fora o quintal com piscina privativo.
Mesmo tendo apenas 1 cama King-size, o confortável sofá serviu perfeitamente de cama para o Cumbiquinho depois de uma rápida transformação feita pelo time do hotel. Se precisasse, eles poderiam sem custo adicional colocar uma cama extra.
Ou seja, para 3 pessoas, o quarto atende perfeitamente.
Do lado de fora do quarto, duas espreguiçadeiras e uma piscina privativa (momento saudades das Maldivas!) diante de um jardim gramado com frente para o mar.
O legal é que você pode acessar o quarto também por este lado voltado para a praia privativa do hotel.
No quesito de equipamentos, a lista de itens disponíveis na suíte é grande: ar condicionado, telefone, TV a cabo, cofre, secador de cabelo, internet wi-fi gratuita; cafeteira; frigobar; tomadas USB; e janelas anti-ruído (como se o local não fosse calmíssimo!).
O banheiro desta suíte do Al Manara é simplesmente lindo.
De um lado você tem o chuveiro (ducha) e o sanitário; e de outro uma charmosa banheira. Tudo em um espaço amplo e claro.
Detalhe ao fato de que por ter uma parede inteira de vidro, você consegue tomar banho de banheira apreciando a vista do quarto que dá para o Mar Vermelho. Claro que se você quiser ter total privacidade em relação ao quarto, o chuveiro com porta opaca é a melhor opção. 😂
Num hotel deste nível, o quesito limpeza nem poderia ser outro que não maravilhoso. Ok, existe o fato de que o hotel é novo e portanto tudo super bem conservado. Sim, isso é parte da razão, mas limpeza é um fator à parte e nisso o hotel também foi perfeito!
Ah, o café da manhã… Quem ai ama um café da manhã de hotel levanta a mão!!! 🙋🏻♂️
Sempre que a gente chega em um hotel assim top eu sou daqueles que literalmente dorme já sonhando com o café da manhã no dia seguinte.
Servido em no Taybeh Al Manara Restaurant, um charmoso restaurante com vista para a piscina e lagoa (como eles chamam o braço de mar que adentra à propriedade), o café da manhã é maravilhoso.
Tem literalmente de tudo: frutas, cereais, geleias, iogurtes variados, pães de diversos tipos, frios, pratos quentes (ovos mexidos, omelete, bacon, panquecas, waffle e etc.). Simplesmente não faltou nada! Vou deixar as fotos falarem por si:
No nosso caso, o café da manhã estava incluso na diária, mas sugiro que você confira para ver se no seu pacote junto ao hotel ele está incluso porque vale muito a pena.
Lembra que eu disse que Aqaba não tem tanta coisa além dos mergulhos para fazer? Então, é aqui que um hotel top como o Al Manara encaixou-se perfeitamente na nossa viagem, já que enquanto eu fui mergulhar, tive a certeza que a família estava curtindo a dobradinha piscina-praia.
Comecemos então por tais itens.
O hotel tem duas praias privativas.
A primeira diante das vilas que é uma praia frente ao mar mesmo. Eu particularmente achei ela meio ruim porque fica deserta demais, apensar da vista ser linda.
A vantagem dela é que se você gosta de fazer snorkel, pode avistar belos corais e peixes coloridos. Apenas tome o cuidado de entrar na água com beach shoes, por conta dos ouriços do mar que existem ali.
A outra praia está diante da chamada lagoa, um braço de mar que adentra à região onde o hotel está situado. A vista não é tão bonita, mas tem a vantagem de poder usar as espreguiçadeiras do hotel e você está mais perto do bar e de outros serviços ali oferecidos.
Passando para a água doce, ou seja falando das piscinas, o hotel conta com duas, ambas com borda infinita. Uma delas, a maior e mais interessante fica diante da lagoa e a segunda na outra praia, voltada para o Mar Vermelho.
Há também uma para crianças menores e literalmente com sombra por conta do Sol escaldante local.
Somando a tudo isso você ainda tem uma brinquedoteca para crianças menores.
O hotel conta com uma excelente academia e um SPA com tratamentos variados.
Restaurantes?
Além de um excelente serviço de quarto com pratos que podem ir de sanduíches rápidos à refeições mais complexas, o hotel conta com dois restaurantes: o Taybeh Al Manara Restaurant que serve pratos da cozinha mediterrânea e o Kubba Levantin Restaurant que tem um ar mais requintado e oferece pratos da cozinha do Oriente Médio.
Como eu disse, pedimos dois dias lanche no quarto e os sanduíches vieram perfeitos:
O atendimento no Al Manara é simplesmente impecável.
Eu só havia visto um atendimento deste nível no Hideaway e alguns outros hotéis que vocês já viram aqui.
Se tem algo que me irrita em hotéis mais luxuosos (sim, sou assim!) é aquela bajulação que alguns estabelecimentos tem em excesso. Eu particularmente não curto isso não, me dá aquela sensação de artificialidade.
Bem, no Al Manara a coisa é totalmente diferente. Eles conseguem aliar um atendimento luxuoso-sofisticado sem perder a cordialidade genuína.
Todas as interações com a equipe do Al Manara Hotel em Aqaba foram impecáveis quanto ao atendimento e ao mesmo tempo muito genuínas. Amamos!
O check-in e check-out foi super rápido e descomplicado, em minutos estávamos no quarto. O check-in/check-out segue o padrão, ou seja, é realizado a partir das 15hs e até às 12hs, respectivamente. Há é claro, respeitando-se estes horários a opção de fazer ele de forma expressa.
Bem, aqui é aquela coisa: nem tudo é perfeito!!!
Sim, por mais que tudo no hotel Al Manara seja maravilhoso para que você tenha uma experiência inesquecível em Aqaba, o preço disso é relativamente salgado se compararmos à maior parte dos hotéis que já passaram pelo nosso review.
As diárias nos quartos mais simples partem de JOD 220, o que no câmbio da data deste post dá “módicos” R$ 1.500 ou US$ 310. Uma Villa como a que ficamos? Ai espere desembolsar pelo menos JOD 770, ou R$ 5.500 ou US$ 1.086. 😱
Viram a vantagem de usar eventuais cupons de upgrade???
O lado positivo é que realmente o Al Manara é sem dúvidas um dos melhores hotéis em Aqaba.
E você? Em que hotel ficou em Aqaba? Têm alguma sugestão de estadia lá?
E aí? Gostou? Se quiser reservar este e outros hotéis, dê um clique no banner do Booking.com e faça sua reserva, assim você ajuda na manutenção deste blog e não paga nada a mais por isso!
Booking.comDesde a sua inauguração, ainda com o antigo nome de Walt Disney Studio Park, o…
Você já imaginou ter em mãos uma ferramenta que literalmente te dá todos os voos…
Ao norte da ilha de Palawan, onde fica El Nido, situa-se um outro grupo de…
Porque não aproveitar uma viagem à Paris para curtir o Disneyland Park? Se não bastasse…
Viajando para Paris com crianças? Então você precisa colocar no seu roteiro de atrações da…
Pensa em um paraíso literalmente cercado de água por todos os lados? Assim é El Nido.…
This website uses cookies.