Voos

Como é voar InselAir de Curaçao para Aruba

Como já disse durante toda a série de posts sobre Aruba e Curaçao, sugiro que você aproveite a sua viagem à região para conhecer ambas as ilhas, já que elas ficam muito próximas e cada uma tem o seu estilo e encanto. Neste post, vamos falar um pouco sobre como é o voo da InselAir, a empresa aérea mais conhecida da região.

Atualização: a InselAir encerrou as suas atividades em Fevereiro de 2019.

Embora as ilhas sejam muito próximas (113km para ser mais exato), o que talvez possibilitasse um serviço de ferry-boat, por exemplo, a única alternativa para fazer este deslocamento é de avião.

Aeronave da InselAir

Atualmente (considerando-se a data deste post), três empresas operavam a rota em voos diretos: a Insel Air, a Winair e também uma empresa chamada Aruba Airlines. Todavia, apenas os voos da Insel Air apareciam nos principais buscadores de voos como Google Flights, Kayak e Skyscanner.

Já ciente de tal fato, na época da nossa viagem, optei por voar com a InselAir, que oferecia 2 voos diários diretos e mais uns 4 com escala em Bonaire, a outra ilha da região.

A InselAir opera apenas rotas regionais e na data deste post realizava voos entre Aruba, Curaçao, Bonaire, St. Maarten e Paramaribo (a capital do Suriname), nas quais opera com as seguintes aeronaves: MD-80 e Fokker 50.

Comprando a passagem

Realizei a compra das passagens diretamente no site da InselAir, o qual é bastante simples e fácil de usar.

O site da InselAir é super fácil de usar

Fornecidos os dados, em poucos minutos estava com os bilhetes no meu e-mail.

Durante o processo de compra, você faz a escolha dos assentos sem qualquer custo adicional. O mesmo vale para a bagagem que já está inclusa no preço da passagem aérea.

E nada de cobrança pela escolha da poltrona 🙂

Programa de milhagens

A InselAir tem um programa de milhagens próprio, o Insel StarMiles.

Porém, como a empresa não faz parte de nenhuma aliança como One World ou Star Alliance, o que permitiria o acúmulo das milhas voadas na empresa perante vários parceiros, não vi nenhuma vantagem em me associar.

Penso que vale a pena apenas para quem faz de fato estas rotas com muita frequência.

Em seu site, a InselAir informa que é parceira de algumas empresas internacionais. Mas dentre as apresentadas, apenas a TACA (que opera voos na América do Sul) era conhecida, e mesmo assim não ficou claro qual a relação entre elas e principalmente se você pode acumular milhas de uma na outra.

Limite de bagagem

A InselAir permite o despacho de 1 volume de 23kg sem custo adicional – confira eventuais mudanças desta regra no site da empresa. Na data deste post a bagagem adicional ou excesso de peso custava US$ 40, limitada a 32kg.

Bagagem já inclusa no preço da passagem

Para a bagagem de mão a franquia é de 1 peça com até 110cm lineares (a somatória das medidas altura, comprimento e largura não pode ultrapassar esta medida) limitada a 10kg. Veja que são 5cm a menos que o padrão de 115cm, plenamente justificáveis diante do porte das aeronaves que a empresa opera.

Assim como em outras empresas, carrinho de bebê e cadeirinha/bebê conforto não contam como bagagem e você pode transportar sem qualquer custo adicional.

Se você estiver viajando com crianças, pode seguir o procedimento padrão de levar o carrinho de bebê até a porta da aeronave e recolhe-lo no destino, também na porta da aeronave. Funciona super bem, mesmo em se tratando de uma aeronave de menor porte.

Check-in, atendimento e pontualidade

Tanto o check-in quanto o atendimento da InselAir foram excelentes. No aeroporto de Curaçao a fila era muito pequena e rapidamente se desfez.

Check-in da InselAir

Porém quanto à pontualidade…

Antes mesmo de comprar a passagem eu já havia lido muitos relatos de gente que teve problemas com a pontualidade da InselAir, e até mesmo voos cancelados e não remarcados em um curto período, atrapalhando bastante os planos de viagem.

Bem, não tendo alternativa, ao fazer o roteiro de viagem tomei o cuidado de deixar o dia do voo meio que sem nenhum programa. Se tivesse algum problema com o voo, estaria ao menos com uma folga.

Felizmente não tivemos lá grandes transtornos, mas eles mudaram o horário do voo “só” 3 vezes. Em duas oportunidades foram apenas uns poucos minutos para lá e para cá, sem problema algum. Mas na última mudança, resolveram mudar o voo para 1h30 mais tarde e nos informaram super em cima da hora.

Então a minha dica se for voar com a InselAir, esteja aberto a alterações de planos, pois as chances de imprevistos ocorrerem é grande.

Voo e experiência a bordo

O voo entre Curaçao e Aruba foi realizado em um Fokker 50 na configuração 2-2 (duas poltronas em cada fileira) e ao todo com 50 lugares em classe única. A InselAir opera apenas com classe econômica.

Fokker 50 da InselAir

Como peguei um assento na primeira fileira, tive um espaço extra para as pernas. Mas pelo que pude olhar, o espaço nas demais poltronas é padrão e não devem ser um empecilho em viagens curtas como esta e outras pela região.

Na primeira fileira um excelente espaço para as pernas.
Mas você fica ao lado da hélice.

O voo dura apenas 35 minutos. Mal dá para atingir a altitude e velocidade de cruzeiro e já é hora de pousar.

Olhando ao redor achei que o estado de limpeza e principalmente de conservação da aeronave deixou muito a desejar. De todos os mais de 170 voos realizados acho que nunca vi uma aeronave tão mal conservada. Acho que valeria uma atualização da cabine.

Encosto do braço se desfazendo

Refeições e Sistema de entretenimento

Com apenas 35 minutos de voo, menos que a ponte aérea SP-Rio, e um preço bem razoável, não dá nem para esperar que seja servida uma refeição propriamente dita.

Ok, mas um saquinho de amendoim e um suco de laranja seria uma cortesia interessante. Concordam?

Pela mesma razão é totalmente aceitável que nas poltronas, não exista monitor com sistema de entretenimento, afinal não dá nem para assistir um episódio de uma série qualquer de tão curto que é o voo.

Custo

Como é um voo muito curto, o preço é bastante reduzido.

No nosso caso, como fizemos apenas uma perna, o valor ficou em US$95 por adulto (US$64 criança); mas se você voar ida e volta, o valor por passageiro fica entre US$ 189 dependendo do dia da semana e período em que voar.

Até cotei outras opções de voos com escalas, mas como o tempo efetivo de viagem subiria demais e o custo idem, penso que a melhor opção para este trajeto seja mesmo a InselAir.

Taxa de embarque

Fique atento porque ao partir de Curaçao para Aruba, você precisa pagar a taxa de embarque que não está inclusa no valor pago pela passagem da InselAir. Normalmente este valor já está incluso no preço da passagem.

Guichê para pagamento da taxa aeroportuária.

O valor varia conforme o destino/origem, no nosso caso, partindo de Curaçao para Aruba, o valor era de US$ 20.

Tal quantia pode ser paga tanto com cartão de crédito quanto utilizando dinheiro em espécie (florins ou dólares). Sugiro que você aproveite que tem que pagar esta taxa para se desfazer de eventuais florins que tenham sobrado.

Aeroporto de Curaçao

Aeroporto de Curaçao

O aeroporto de Curaçao não é grande, mas atende muito bem em termos de conforto. Só não espere muito das opções de lugares para refeições que são bem limitados.

As lojas do duty free também não são muito variadas não, tem muito pouca coisa. Assim, considerando a quantidade e qualidade das lojas em Willemstad, não deixe para comprar nada de última hora no aeroporto.

Uma loja com chocolates, perfumes e bebidas
Loja de souvenires
Poucas opções para refeições.
E a sala de espera do Aeroporto de Curaçao

E você já voou com a InselAir ou outra empresa aérea da região? Como foi? Deixe seu comentário abaixo.

Booking.com
Diogo Avila

Veja os comentários

  • Boa tarde! Tenho lido sobre a pontualidade da InselAir...
    Meu Vôo de volta Curaçao - Brasil é às 13h. Vc arriscaria comprar o voo que sai de Aruba às 08h15 pra Curaçao chegando às 09h45?

    Obrigada!!!

    • Oi Lívia,
      Olha, é uma boa janela de tempo, mas pelo histórico da empresa não sei se arriscaria.
      Você não consegue ter pelo menos um período de folga?
      Abraço.

  • Gostei dos comentários. Ajudou muito.
    Estou indo em janeiro. Como é o sistema de transporte coletivo?
    O traslado do aeroporto para o hotel?
    Alugou carro?
    Obrigada

    • Obrigado!
      Transporte coletivo é muito ruim nas ilhas.
      Sim, alugamos carro. Ta tudo explicadinho no post sobre as ilhas de Aruba e Curaçao.Boa Viagem!!!

  • Estou planejando viagem para aruba e curaçao e suas dicas estão sendo valiosas! Muito obrigada pelos posts ricos em detalhes e muito esclarecedores!

Posts recentes

Disney Adventure World: celebrando a magia do cinema

Desde a sua inauguração, ainda com o antigo nome de Walt Disney Studio Park, o…

27 de outubro de 2024

FlightConnections, todas as rotas aéreas do mundo na sua mão

Você já imaginou ter em mãos uma ferramenta que literalmente te dá todos os voos…

9 de setembro de 2024

Coron: um paraíso de praias e lagoas nas Filipinas

Ao norte da ilha de Palawan, onde fica El Nido, situa-se um outro grupo de…

30 de agosto de 2024

Disneyland Park Paris: magia Disney com charme francês

Porque não aproveitar uma viagem à Paris para curtir o Disneyland Park? Se não bastasse…

8 de agosto de 2024

Dicas para curtir os parques da Disney em Paris

Viajando para Paris com crianças? Então você precisa colocar no seu roteiro de atrações da…

28 de julho de 2024

El Nido: uma experiência imperdível nas Filipinas

Pensa em um paraíso literalmente cercado de água por todos os lados? Assim é El Nido.…

7 de junho de 2024

This website uses cookies.