Já tivemos aqui a oportunidade de explicar um pouco do procedimento para obtenção dos vistos para os EUA e para a China. Hoje no menu de vistos, temos o visto para o Japão.
UPDATE: A partir de 30 de setembro de 2023, entrou em vigor um acordo entre os governos do Japão e Brasil para a isenção de visto para turismo, possibilitando os viajantes a permanecer até 90 dias no Japão sem a necessidade de visto de turismo.
Considerando que as regras de exigência de vistos, como já dissemos anteriormente, estão sempre sujeitas a alterações, sugiro sempre consultar o site da embaixada ou do consulado do país para verificar a situação no momento da sua viagem.
No caso do Japão, sugiro consultar sempre a atualização do tema visto diretamente no consulado do Japão em São Paulo ou no Rio de Janeiro; ou no Ministério das Relações Exteriores.
Embora a legislação que rege a imigração no Japão seja bastante rígida, o que afugenta muitos imigrantes, especialmente aqueles que não são descendentes de japoneses, o procedimento para solicitação do visto de turismo é surpreendentemente simples.
A solicitação deve ser feita pelo próprio requerente, o qual em geral deverá comparecer ao consulado para tanto. Todavia, no caso de uma família, por exemplo, é possível que apenas um dos seus membros compareça e faça o requerimento em nome dos demais. Basta apresentar o documento que comprove o parentesco.
Antigamente existiam duas formas para requerer o visto. A primeira delas é diretamente no consulado, a qual eu recomendo. A segundo era no extinto Centro de Visto Japonês (CVJ) que fechou ao longo de 2020 em definitivo.
Hoje então é apenas nos consulados (SP e RJ) ou embaixada em Brasília.
Embora o horário de atendimento no consulado de São Paulo seja de segunda à sexta-feira, das 9h00 às 12h00 e das 14h00 às 16h00, prefira ir numa segunda; quarta ou sexta nestes mesmos horários, pois neles não existe atendimento às agências. Não gastei mais que 15 minutos dentro do consulado – o atendimento é por ordem de chegada.
O consulado de São Paulo que atende à jurisdição de São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e parte do Triângulo Mineiro fica na Avenida Paulista, 854 2 º andar, Edifício Top Center, Bela Vista, São Paulo – telefone (0XX11) 3254-0100 (Setor de Vistos). Para outros Estados, basta consultar este link.
Da mesma forma que o visto chinês, a validade do japonês é de 3 meses. Assim, você precisa primeiro fechar a passagem e depois dirigir-se ao consulado – apresentando-a, é claro!
Os vistos de turismo são de 1 entrada ou múltiplas entradas.
Que documentação deve ser apresentada?
1. Passaporte original com validade de no mínimo 3 meses;
2. Formulário de Solicitação de Visto preenchido e assinado;
3. Foto 3X4cm nítida e recente;
4. Carteira de Identidade RG ou RNE (cópia simples);
5. Passagem de ida e volta ou print de reserva – aqui uma ressalva, caso você não esteja indo direto do Brasil para o Japão, será necessário apresentar a passagem de partida e chegada do Brasil. Por exemplo, quem faz uma viagem parando na Europa, terá que apresentar a passagem Brasil-Europa;
6. Cronograma de viagem – vide modelo on-line;
7. Comprovante de renda: Imposto de Renda Pessoa Física (todas as páginas, inclusive o recibo de entrega); extratos bancários (3 últimos meses); holerite se houver e etc.
As cópias apresentadas ficam retidas no consulado.
A taxa de emissão do visto atualizada você confere aqui. O pagamento é feito diretamente no momento da retirada do passaporte e em dinheiro.
O prazo médio para entrega é de aproximadamente uma semana.
Simples e rápido, o procedimento de solicitação do visto japonês é apenas um aperitivo da eficiência japonesa.
Prepare-se!
Booking.com
Desde a sua inauguração, ainda com o antigo nome de Walt Disney Studio Park, o…
Você já imaginou ter em mãos uma ferramenta que literalmente te dá todos os voos…
Ao norte da ilha de Palawan, onde fica El Nido, situa-se um outro grupo de…
Porque não aproveitar uma viagem à Paris para curtir o Disneyland Park? Se não bastasse…
Viajando para Paris com crianças? Então você precisa colocar no seu roteiro de atrações da…
Pensa em um paraíso literalmente cercado de água por todos os lados? Assim é El Nido.…
This website uses cookies.