Luang Prabang

Kuang Si Falls, o cartão postal do Laos

Se você buscar no Google por imagens de Luang Prabang, muito provavelmente a imagem de uma belíssima sequência de quedas d’ água aparecerá na sua tela. Trata-se da cachoeira de Kuang Si, uma das principais atrações da cidade.

Mais do que isso, um cartão postal do Laos.

Kuang Si Falls lembrou muito Plitvice por conta do tipo de formação e também cor das águas.

As águas que formam a cachoeira vêm do Rio Nam Xi e percorrem aproximadamente 5km até despencarem 25m na maior das quedas e formarem a Kuang Si e suas incríveis piscinas naturais. Dali, o rio segue até desembocar adivinhem onde??? No Mekong, é claro!

Durante a temporada de chuvas, que corresponde ao verão no meio do ano, ela tem um volume de água maior e a coloração assume um tom esverdeado maravilhoso. Já na seca, a cor muda para um tom mais azulado por conta da alta concentração de minerais. Se puder, prefira um dia de sol porque assim o colorido das águas fica ainda mais intenso.

No verão, chove mais e portanto o volume de água é maior.
Kuang Si Falls

O complexo de Kuang Si Falls é formado por uma primeira cachoeira menor em altura, mas muito legal por ser super larga e formar uma enorme piscina com direito a “trampolim” e tudo!

Pensa em alguém que gosta de cachoeira!!!
A água é gelada, mas é maravilhosa.
Trampolim é por sua conta e risco! Kkkk

Além de apreciar a vista, tenho uma boa notícia para te dar: dá para nadar lá. Sim! E você não deve deixar esta oportunidade passar.

Diferentemente de Plitvice na Croácia, aqui é sim possível nadar nas águas da cachoeira inferior (na superior não), apenas tenha ciência de que como o povo mais conservador, não se recomenda biquíni fora da água. Se precisar eles oferecem alguns vestiários perto dali. Precários, é verdade:

Vestiários poderiam ser melhores.

Ah, também é bom saber antes que a água, como toda cachoeira, é um pouco gelada. Isso fica ainda mais evidente diante do calor abafado que faz no meio do ano no Laos.

Alguns poucos passos dali, existe uma cachoeira, ai sim mais alta e onde é terminantemente proibido nadar, mas não menos bonita.

O volume e a força da água são tão intensos que ao redor dela, e até mesmo na ponte que atravessa o rio ali formado, você sente o spray. Delícia para um dia de calor!

A maior das cachoeiras em Kuang Si Falls.
Dá para tirar belas fotos no estilo véu de noiva.
Aqui não pode nadar.

Uma curiosidade: talvez vocês já tenham visto por ai e em especial no Sudeste Asiático aqueles aquários onde você coloca os pés e os peixinhos vem mordiscar a sua pele morta. É o tal do “fish spa”. Pois então, nas águas da Kuang Si, isto é feito ao natural e já incluso no preço. Kkkkk.

Eu esperava chegar lá e encontrar o lugar cheio de chineses naquele nível onde você simplesmente não consegue nem tirar uma foto direito. Mas para a nossa surpresa, não estava cheio. Deu para curtir muito o lugar.

Tinha bem pouca gente no dia que fomos.
E de repente, só tem você lá. Uhuuuu!!!

O acesso às cachoeiras é feito por uma trilha super acessível e curta. Coisa de não mais que 5 minutos de caminhada leve.

No caminho para , fica o Tat Kuang Si Bear Rescue Centre, que é um centro de preservação de uma espécie de urso local. Programa imperdível para quem tem crianças e não tem custo adicional. Ah, se quiser, compre algo na loja de souvenires para auxiliar na manutenção do local.

Urso da reserva na Kuang Si Falls
Rolando uma DR entre os ursos. Kkkkk
Eles não são grandes. Têm o tamanho de um cachorrão.

Outra atração no local é o Kuang Si Butterfly Park que fica bem perto da entrada principal e tem uma grande variedade de borboletas e plantas típicas da região. Abre diariamente das 10h30 às 16h30 e a entrada custa 40.000k.

A cachoeira de Kuang Si pode ser visitada diariamente das 8h00 às 17h30 e o ingresso custa 20.000k por pessoa – menores de 12 anos não pagam.

Para fazer este passeio, sugiro separar umas 3 horas, já que para chegar lá leva-se praticamente 1 hora e você vai gastar outra 1 hora lá nadando e apreciando o lugar.

Como ela fica meio longe de Luang Prabang, 30km para ser exato, a forma mais conveniente de chegar lá é pegando um tuk-tuk ou este misto de caminhãozinho e van da foto abaixo. O custo fica a partir de 40.000/60.000k por pessoa (preço para ida e volta). Vi gente que vai de bicicleta, o que me pareceu um passeio legal também.

O caminhão que serve de van.
Se segure, porque é bem provável que você fique sambando de um lado para o outro.

Só não se esqueça de combinar muito bem com o motorista o tempo que você ficará lá e memorizar o rosto dele e a placa do veículo, já que são muitos que ficam lá no estacionamento. O pagamento normalmente se faz na volta, ou pelo menos metade na ida e o restante na volta.

Cenas do interior do Laos: búfalos.
Isso que é andar de moto com estilo.
No caminho, vários vilarejos.

Se você quiser salvar uma grana, sugiro que você junte-se a alguém para dividir o transporte. Na esquina da Kingkitsalat Road com Sisavangvong Road, que é onde a maioria destes motoristas ficam você encontrará sempre alguém disposto a rachar a conta.

Sugiro que você combine muito bem com o grupo o tempo de permanência lá para não ter dor de cabeça depois. Nós fomos junto com uma italiana super tranquila e não tivemos problema algum.

Lá não existem boas opções de coisas para comer, apenas algumas bancas com coisas locais e um nível de higiene que não achei dos melhores.

Muitas lojinhas e lugares para beber algo no estacionamento.
Mas para comer… Vai encarar?

Então, se você estiver indo para o Laos, não deixe de dar um mergulho neste cartão postal!

No próximo post, algumas opções de pratos típicos e lugares para comer em Luang Prabang.

Booking.com
Diogo Avila

Posts recentes

Disney Adventure World: celebrando a magia do cinema

Desde a sua inauguração, ainda com o antigo nome de Walt Disney Studio Park, o…

27 de outubro de 2024

FlightConnections, todas as rotas aéreas do mundo na sua mão

Você já imaginou ter em mãos uma ferramenta que literalmente te dá todos os voos…

9 de setembro de 2024

Coron: um paraíso de praias e lagoas nas Filipinas

Ao norte da ilha de Palawan, onde fica El Nido, situa-se um outro grupo de…

30 de agosto de 2024

Disneyland Park Paris: magia Disney com charme francês

Porque não aproveitar uma viagem à Paris para curtir o Disneyland Park? Se não bastasse…

8 de agosto de 2024

Dicas para curtir os parques da Disney em Paris

Viajando para Paris com crianças? Então você precisa colocar no seu roteiro de atrações da…

28 de julho de 2024

El Nido: uma experiência imperdível nas Filipinas

Pensa em um paraíso literalmente cercado de água por todos os lados? Assim é El Nido.…

7 de junho de 2024

This website uses cookies.