Canadá

Viagem de motor-home no Canadá: tudo o que você precisa saber

Uma das primeiras coisas que pensei quando ainda estava sonhando com a viagem para o Canadá foi: esta é uma viagem que pede um motor-home (lá simplesmente RV de recreative vehicle). Já me via dirigindo pelas famosas e belíssimas estradas da região das Montanhas Rochosas num veículo deste tipo.

Mais típico que isso impossível. Quem cresceu na década de 80 e 90 e assistiu Sessão da Tarde deve ter esta imagem na cabeça ao falar em férias nas montanhas na América do Norte.

Por mais que uma viagem de motor-home seja algo bem legal, daquelas aventuras que você vai contar para todo mundo que já fez, é uma experiência com características absolutamente diferentes se comparado à uma viagem de carro.

Penso que é a partir da análise destas características versus o seu estilo de viagem que você saberá se uma viagem de motor-home é para você e sua família ou não. Prometo ser o mais imparcial possível nas minhas ponderações para que você possa se ver nas situações e nos prós/contras que existem neste tipo de viagem.

Não, não foi assim tão radical. 😂

Então vem com a gente nesta trip de motor-home pelo Canadá.

Compensa alugar motor-home no Canadá?

Sem dúvidas esta é a primeira consideração que deve-se fazer.

Neste ponto, sugiro que você seja bastante racional e abstraia qualquer argumento que não seja financeiro num primeiro momento.

À primeira vista, o valor do aluguel pode assustar. Mas você tem que comprar as coisas dentro de um contexto maior.

Evite comparar simplesmente o preço do motor-home com o de um carro. Este é um erro que muita gente comete. São coisas com utilidades diversas – vejam que nem estou falando aqui de experiência de viagem, ok?.

Focando apenas no custo, tomei o cuidado de comparar quanto sairiam os 7 dias de motor-home no Canadá com todos os itens inclusos (aluguel dele, valor dos km rodados, taxas e impostos, itens opcionais, entrada nos campings e seguro) versus a tradicional dobradinha de carro + hotel.

Sem nem precisar incluir as refeições, assunto importante do qual falo mais abaixo, a conta a favor do motor-home já ficou uns 30% menor.

Nossa casinha sobre rodas.

Apenas para que você possa ponderar ao fazer as suas próprias contas (o que recomendo!), viajamos na alta temporada de verão. Dizem que na baixa temporada tanto as diárias dos hotéis quanto o aluguel do motor-home no Canadá ficam mais em conta.

Se de um lado você gasta aparentemente bastante com o motor-home, precisa notar que é um valor único, com tudo incluso (transporte + hospedagem) se você optar pela tradicional dupla carro+hotel, verá que muitas vezes, como foi o nosso caso, só o preço do motor-home já dava o preço do hotel (coisa cara no Canadá). Aqui considerei  hotéis 3/4 estrelas.

O carro até que não sairia carro no Canadá, mas o preço dos hotéis, por ser alta temporada e mais uma carga tributária enorme (mais de 13%), assustou um pouco.

Na nossa viagem pelo Canadá, o preço do motor-home, mesmo com todos os acessórios acabou ficando um pouco mais em conta que o esquema carro+hotel. A grande vantagem financeiramente falando surge quando você adiciona o elemento refeições, como veremos a seguir.

Dizem que se você viajar em baixa temporada, quando a procura pelos motor-homes é menor, a vantagem deste esquema para o tradicional carro+hotel fica ainda mais evidente.

Vamos agora analisar outros aspectos que não exclusivamente financeiros nesta opção pelo motor-home para uma viagem pelo Canadá.

O primeiro ponto que muita gente cita como vantagem é que você pode fazer todas as refeições no motor home.

Sim, economiza-se muito com as refeições, que como eu já comentei no primeiro post da série do Canadá, são um item que pesa no orçamento de viagem.

Se você gostar de cozinhar, é meio caminho andado.
De um belo café da manhã com direito até a panquecas.
De um simples hamburger.
Passando por salmão grelhado com salada.
E até arroz, fizemos de tudo no motor-home.

Fora que não precisa se preocupar se a diária do hotel inclui café da manhã ou não. Nada de se preocupar com o preço das refeições dispostas nos menus. Com a cozinha ali atrás e um Walmart ou Real Canadian sempre perto e cheio de coisas gostosas para comprar, dificilmente você irá ter uma refeição fora dali – salvo se for algum lugar muito especial que seja de fato imperdível.

Quem já alugou uma casa ou apartamento nas férias sabe o quanto se economiza comendo “em casa”. Só que neste caso há uma vantagem ainda maior: você não precisa voltar para casa no meio do passeio para ir almoçar ou jantar. A casa está ali.

Quanto ao item refeições nem precisei fazer as contas para saber se havia vantagem. No dia-a-dia ela ficou clara em todos os aspectos.

Claro que se você tem aversão a chegar perto da cozinha durante as férias nem para fazer um miojo ou fritar um ovo, sugiro que nem cogite um motor-home para a sua trip no Canadá.

Numa road-trip, invariavelmente você irá trocar de hotel algumas vezes ao longo do trajeto. Sabe aquela coisa chata de a cada 3 ou 4 dias ter que fazer check-out, check-in e ficar trocando de quarto? Então, com o motor-home não tem troca-troca de hotel. Nada de check-ins e check-outs demorados; perder tempo procurando o hotel; pensando em como chegar e etc.

Você entra nele no começo da viagem, arruma tudo e só tem que juntar as coisas ao final da viagem. O destino muda pela janela.

A liberdade que um motor-home lhe confere também é imbatível.

Passou por um lugar interessante, é só estacionar e curtir (Columbia Icefield).

Você para quando quiser e (praticamente) onde quiser, sem se preocupar com horários como se preocuparia em um hotel ou casa alugada. Gostou mais de um lugar? Pode ficar mais tempo para curtir. Se um lugar não está agradando tanto, pé na estrada.

Eu mesmo vou ter que me acostumar com tantas possibilidades, já que sou daqueles mega organizados com itinerário de viagem.

As crianças adoram a experiência. Para eles é como se fosse uma casinha sobre rodas. E não é que eles estão certos? Tudo o que você precisa está ali à mão durante toda a viagem. Deu frio ou calor, é só ir até o motor-home trocar de roupa. Banheiro? Idem.

Se você tem pequenos viajantes um pouco maiores, pode colocar eles na rotina de ajudar nas atividades, fazendo brincadeiras para deixar elas divertidas.

Poder estar o tempo todo em contato com a natureza.
E a quantidade de lugares para brincar ao ar livre faz do motor-home uma viagem perfeita para os pequenos.

Já que o assunto são os pequenos viajantes e considerando que normalmente as distâncias percorridas dentro do motor-home são grandes, sugiro que você tenha nada menos que um arsenal de itens para distrai-los durante a viagem. Vale de tudo: livrinhos para colorir; brinquedos; tablets/celulares com filmes e joguinhos. Só vale lembrar que normalmente os motor-homes não têm televisão, afinal a melhor diversão está do lado de fora!

Para quem viaja com crianças, as vantagens de viajar de motor-home pelo Canadá não têm preço.

Espero que a esta altura você já esteja convencido a viajar em um motor-home pelo Canadá, então vamos à prática.

Onde dormir?

A pergunta pode parecer estranha, já que a resposta é no motor-home. Sim, correto. Mas olhando no detalhe, você verá abaixo ela faz sentido.

Para quem aluga um motor-home no Canadá, existem duas opções: o chamado free camping onde você para em qualquer lugar e o camping propriamente dito.

Claro que você vai dormir no motor-home, mas onde irá estacionar ele durante o pernoite?

Salvo raríssimas exceções, eu não recomendo o free camping por questões de segurança. Mas você não disse que o Canadá é um destino seguro? Sim, disse e é, mas dai para passar a noite parado em um lugar qualquer é outra história. Eu não estou dizendo que você não deva fazer não, até mesmo porque li muitos relatos de gente que fez e foi tudo bem.

Embora eu particularmente prefira fazer uso de uma área própria para isso, confesso que também fiquei com vontade de parar no meio do nada e curtir.

Caso você opte por fazer isso, escolha um lugar que lhe pareça seguro. Se a primeira opção que lhe apareceu foi o estacionamento de um Walmart qualquer, saiba que apesar da sua (e nossa) vontade, eles não permitem o pernoite de veículos, especialmente deste tipo.

Alguns postos de gasolina às vezes até aceitam que você pare ali para pernoitar.

Dentro dos parques não é permitido fazer free camping na beira das estradas.

Seja qual for o lugar onde você pretenda fazer free camping duas sugestões. Sendo um lugar privado, um estacionamento por exemplo, pergunte antes se é permitido. Sendo um lugar público, veja se não existem placas proibindo a prática e também sempre veja se existem outros motor-homes no lugar (companhia = segurança).

Na prática, é super difícil achar um lugar para free-camping.

Duas boas alternativas é usar este site que permite a busca de lugares para free camping e este outro com a lista de Walmarts que permitem o pernoite que tem até mesmo versão em app – mas é bom reconfirmar na hora com o gerente da loja.

Campings para motor-home no Canadá

A opção mais comum são os campings.

Em poucas palavras, para os motor-home os campings são lugares onde você estaciona para pernoitar ou passar mais dias, e eventualmente aproveitar a infraestrutura do local para se abastecer.

Dependendo da época em que você viaja, pode ser recomendado reservar antecipadamente a sua vaga no camping. Especialmente no verão. Infelizmente não são todos os campings que aceitam reserva (a maioria aceita) e às vezes cobram uma taxa de uns CAD 11 pela reserva online.

O preço médio dos campings varia entre CAD 25/40, dependendo da infraestrutura.

Quanto a isso, existem dois tipos de camping para motor-home no Canadá. Os serviced campsites podem oferecer conforme o caso itens básicos como água; energia; banheiros coletivos; até outros menos essenciais à experiência como lavanderia; playground e etc. Já os unserviced campsites não contam com este tipo de facilidade.

Whistlers, o melhor em termos de proximidade à natureza.

O check-in padrão é das 13hs às 16hs, e então programe-se para sempre que possível chegar depois deste horário para não ter que ficar ali parado esperando à toa. Eventualmente, em havendo vaga podem liberar o acesso. O check-out padrão é das 9hs às 11 hs. Atrasou na entrega? Normalmente cobram uns CAD 25/h, mas há uma tolerância de 30 minutos.

Uma vez feito o check-in você entra e sai do camping com o motor-home quantas vezes e quando quiser, pois a sua vaga estará garantida.

Ao escolher um camping, atente-se à localização. Se você quiser muito sossego e natureza, prefira um mais afastado da cidade. O lado ruim é que você estará longe da cidade e precisará ir com o motor-home (e procurar um raro lugar para estacionar) com certa frequência. Alguns campings oferecem serviços de transfer até a cidade, o que julgo essencial especialmente em Banff onde a cidade é bem legal.

Nos campings que usamos no Canadá havia a possibilidade de escolher o camping site do nosso motor-home, ou seja, onde você vai ficar estacionado. Tente escolher um lugar que seja mais longe da entrada e isolado se você pretender algo mais próximo da natureza.

Um site legal para procurar campings é o GO RVing que além do buscador de campings por região, também tem outras ferramentas interessantes para quem quer fazer uma viagem da motor-home pelo Canadá.

Para os parques, ficamos nos campings administrados pelo próprio parque (aliás não achei outros nas buscas que fiz). A vantagem é que a grana vai para a conservação do parque. As reservas podem ser feitas junto ao reservation service. As diárias custam uns CAD 32, mas para cada reserva deve ser adicionado mais CAD 11 de taxa de reserva.

Mas em que campings ficamos?

– Kamloops: Knutsford/Kamloops RV Campground, um camping muito bem posicionado no caminho entre Vancouver e Jasper. Aqui a escolha não foi por conta de nenhuma atração em si, mas sim a necessidade de um pit-stop para dormir.

Apesar de razoavelmente arborizado e de ter um riacho ao fundo da nossa vaga
Achei que as vagas eram muito próximas.

– Jasper: a nossa escolha foi o tradicional Whistlers, um camping que tem 780 vagas e é o maior da região. Só fique atento que durante o ano de 2019 ele ficará fechado para renovação.

– Lake Louise: ficamos no Lake Louise Campground que ficava 1km da vila e 4km do lago, o que é excelente pelas condições do lugar, ao custo de CAD 32,30.

– Banff: para facilitar os deslocamentos em Banff, optei por um camping mais perto da cidade, aliás o mais perto de todos, o Tunnel Mountain Village II que fica a apenas 5km do centro por CAD 32,30/dia.

Tunnel Mountain Village II, foi um dos melhores campings.

Um detalhe importante. Uma vez que você tem o seu roteiro de viagem acertado, corra para fazer a sua reserva porque elas são super concorridas. Só para dar uma ideia, em março, Jasper já estava lotado para o mês de junho – e eu me achando o espertão / apressado!!! Tanto que não consegui uma vaga que tivesse acesso direto à água, esgoto e energia, ou seja, era unserviced campsite.

Campings na prática

Quando você abre o site dos campings, e inicia o processo de reserva, ele abre um mapa com os bolsões, normalmente indicados por letras (A, B, C, e etc.), você escolhe o bolsão e abre um mapa mais detalhado com as vagas dentro deste bolsão, agora indicadas por números. Ou seja, é mais ou menos como um estacionamento de shopping.

Layout de um camping. Muitas vezes as vagas ficam muito próximas umas das outras.

Ao escolher a sua vaga, tenha em mente duas questões: o quanto de facilidade você quer ter e o quanto de privacidade faz questão. Algumas vagas são mais isoladas da área dos serviços, e portanto lhe conferem mais privacidade. Umas são mais perto de rodovias, então podem ser mais barulhentas e ter menor chance de interação com vida selvagem.

Dentro do possível, escolha uma vaga que atenda às suas necessidades.

O que tem dentro de um camping?

Varia muito como já disse acima, mas a maioria conta com ponto de água, esgoto e energia, que como falei pode ser ao lado da sua vaga ou não – se o ponto de água e esgoto não for, é só você dirigir o motor-home até a área de abastecimento coletivo lá quando precisar; conta também com parquinho; área para churrasco; lavanderia; banheiros (chuveiros quentes e sanitários) coletivos – mas limpos; área para coleta de lenha para fogueira que deve ser feita no firepit que é um tonel/buraco no chão próprio para isso; e etc.

Pias coletivas para lavar louça com mais espaço.
Sempre tem um parquinho para os pequenos.
Alguns têm cabanas para alugar.

Como você pode notar da foto, a sua vaga é algo bastante simples para que esteja o mais integrado ao meio ambiente possível: um espaço com chão de pedrisco e árvores em volta – eventualmente pode haver uma mesa de madeira e alvenaria do lado de fora para refeições, o que é uma delícia.

Nossa vaga ou posição no Tunnel Mountain Village II, com mesa, pit fire, e tomada elétrica.

Alguns campings, como por exemplo o Tunnel Mountain de Banff, têm um ponto de ônibus dentro das suas instalações. Isso é uma mão na roda para quem quer conhecer a cidade, já que te poupa de tirar o motor-home do camping, dirigir até a cidade e ter a missão de encontrar uma vaga lá.

A passagem custa CAD 2 para cada trecho ou CAD 5 para um passe diário, e quem está no camping paga apenas a passagem de volta, já que a ida é gratuita – menores de 6 anos não pagam nada. Só não esqueça de ter em mãos o timetable e as paradas que você obtém no site acima.

Os campings têm regras muito bem definidas: nada de barulho entre 23h-7h; nada de bebida em público dentro deste horário; cães devem estar na coleira; nada de lavar louça ou roupas fora das áreas designadas; lixo no lixo (não só pela questão ambiental mas também porque restos de comida atraem ursos – as lixeiras têm tampas anti-urso); e por ai vão outras tantas regras simples de serem cumpridas mas essenciais à diversão e tranquilidade de todos.

Mais do que a preocupação com o meio ambiente, as lixeiras invioláveis evitam que os ursos frequentem elas em busca de comida.

Todo mundo que vai acampar que fazer uma fogueira, certo? Então anote ai as regras: apenas nas áreas designadas, os tais pit fires; não pode fazer fogueira durante a 23h-7h.; e só queimando lenha dada por eles. E nos períodos mais secos, pode ser proibido fazer fogueiras.

Uma fogueira top!
Marshmallow na fogueira, obrigatório!!!

Se precisar fazer fogo fácil, use os galhos de pinheiro seco ou um starter vendido nas lojas de conveniência.

Para fogo fácil, use este starter.

Uma coisa que me surpreendeu demais nos campings dentro dos parque foram os banheiros.

Quando resolvi alugar um motor-home no Canadá, logo imaginei tomar banhos todos os dias no motor-home. Parece óbvio, né?

Isso até ver a qualidade e limpeza dos banheiros nos campings dos parques (nos demais não testei!): maravilhosos!!! Quem lê os reviews de hotel aqui no Cumbicão sabe que sou chato com limpeza, né?

São banheiros coletivos (separados em masculino e feminino), incrivelmente limpos e com água quente ao ponto de cozinhar um ovo.

Banheiro do Tunnel Mountain Village II.
Pias coletivas
E chuveiros individuais.

Para quem fica meio assim com chuveiros coletivos, ao menos em Banff e Jasper, os chuveiros ficavam em boxes individuais; sendo apenas as pias em área coletiva.

Dispensa para o motor-home

Começo o assunto pela tábua de salvação mor do viajante que quer salvar uma grana: supermercado, especialmente a dupla Walmart e Real Canadian, na saída das grandes estradas e a rede IGA nas cidades menores.

Real Canadian, uma excelente rede de mercados.
IGA em Banff.

Sim, no Canadá existem grandes e boas unidades da rede Walmart. Se puder, prefira os SuperCenters que são maiores e portanto mais completos.

No mapa abaixo as lojas na rota que fizemos de Vancouver à Calgary passando pelas Montanhas Rochosas. Ressalto aqui que no interior dos parques de Jasper e Banff, ou seja, na parte mais legal da rota não existem unidades. Dai já deu para notar que ou você se abastece satisfatoriamente antes ou vai ter que contar com os pequenos mercadinhos no caminho.

Além da rede que talvez muitos de vocês conheçam dos EUA, ainda tem uma local, a Real Canadian, que embora com uma quantidade menor de lojas, não fica devendo muito para o Walmart não.

A importância dos supermercados numa viagem de motor-home pelo Canadá resume-se a algo essencial: a dispensa.

Faça a sua lista ainda em casa e parta para as compras assim que pegar o motor-home.

Dependendo do seu roteiro, pode ser que não existam grandes supermercados no caminho, ou que literalmente não existam supermercados. Você não vai querer ver todo o seu planejamento de economia com o motor-home indo para o ralo em um restaurante caro que pode não ser assim tão bom ao ponto de compensar. Vai?

Então uma ideia é ter uma lista de dias versus o que precisa comprar para montar cada refeição. Não precisa ser um menu fixo ou algo mais radical não, afinal são férias. É mais uma lista de supermercado bem pensada para você não ficar desabastecido no meio do caminho.

O ideal é que você precise comprar o mínimo possível dentro dos parques. Um porque as opções são restritas. Dois porque quando tem é mais caro.

Não tenho como deixar uma lista pronta, porque é algo que vai da sua necessidade e estilo de vida. Mas posso te dar uma sugestão que certamente irá resolver o seu dilema do que comprar.

Guardadas as devidas proporções (afinal são férias), sugiro que você monte uma lista de supermercado como a que você montaria para a sua casa, ai você vai riscando dela aquilo que não faz sentido para uma viagem assim. Ficará mais fácil.

Só tome o cuidado de olhar antes o tamanho da geladeira do motor-home e dos armários para não comprar coisas demais e não caber. Duvida? Walmart lá e nos EUA é perdição!!!

Que motor-home alugar no Canadá?

Se você abrir o site de qualquer empresa de motor-home irá notar que existe uma enorme variedade de tipos de veículos, desde aqueles que são simples vans ou caminhonetes com uma “casinha” na caçamba àqueles que mais estão para ônibus ou casas sobre rodas.

Neste ponto, o primeiro passo a considerar é a quantidade de pessoas que viajam contigo e o orçamento.

Esse pode chamar de motor-mansion!!! E ainda tem um puxadinho atrás…
Já outros são bem menores.

No geral, quanto maior o motor-home, mais caro. É bem verdade que muitas vezes entre modelos que são próximos a diferença é muito pequena ou simplesmente não existe. Mas isto varia de empresa para empresa.

Uma dica que se você puder seguir, siga, é pegar um motor-home com uma capacidade para uma pessoa a mais. Ou seja, se vocês são 3 viajantes, pegue um para 4. Não, o objetivo não é dar carona durante a viagem.

A ideia por trás disso está em ter mais espaço interno para as pessoas. Acreditem, uma família, especialmente com crianças, irá achar qualquer um pequeno. Eu, que não gosto de lugar apertado, mais ainda!!!

Some também o fato de que você precisa de um espaço para movimentar as malas e etc. Neste ponto aliás nós nos programamos para levar malas que fossem fáceis de movimentar e abrir em um espaço tão reduzido.

Exerça o seu senso de organização ao extremo.

Com pouco espaço você precisa manter tudo o mais organizado possível, senão vai invariavelmente tropeçar na bagunça. Nós fizemos um super planejamento prévio para ver como iriamos arrumar as malas para fazer o mínimo possível de bagunça lá dentro. É nestas horas que você percebe o quanto aqueles cubos organizadores de mala ajudam.

Superada a questão do número de pessoas e espaço em geral, o segundo ponto a considerar neste aspecto é o nível de conforto que você pretende ter, ou seja, o quanto completo você quer que o seu motor-home seja.

Existem desde aqueles que são apenas uma cama e que, portanto, fazem com que você fique 100% dependente de um dos muitos campings que encontrará pelo caminho para usar o sanitário ou tomar um banho; até aqueles que sendo verdadeiras casas sobre rodas têm além de cama, cozinha, sanitário e chuveiro.

No nosso caso optamos por um tipo C-25 Standard motor-home que, sendo um dos mais completos e com bom valor de aluguel foi capaz de substituir muito bem um hotel e possibilitar fazermos as refeições nele.

Os C-25 Standard são o modelo mais tradicional.

Por fora não é um dos maiores, mas dentro acomoda 5 pessoas em 2 camas de casal (uma no fundo e outra em cima da cabine do motorista) e 1 de solteiro que aparece depois de você recolher a mesa de refeições. Tem 2 assentos na frente (motorista e passageiro); 2 ou 4 (apertado) na mesa de refeições; e mais 1 na lateral.

É um Ford V-8 modelo E350 com transmissão automática com piloto automático; direção hidráulica; ar-condicionado; sistema de som e tração nas rodas dianteiras.

Tem reservatório de gasolina para 55 galões (208L); 37 galões de água (140L); 20 galões para esgoto leve, a tal grey water (75L) – abaixo explico melhor o que é; 24 galões para esgoto (90L) e 14 galões para gás (52L).

O enorme porta-malas tem duas aberturas.
E atrás tem sensor de estacionamento.

O motor-home tem 3,7m de altura, 3m de largura, e 9m de comprimento. Pelo seu comprimento maior, é necessário um cuidado especial nas curvas pois a dianteira pode ter passado limpa, mas a traseira pode facilmente esbarrar em algo ao virar para um dos lados. Manobrando, peça sempre para alguém ficar do lado de fora ajudando – alguns modelos têm sensor de distância, mas isso não é regra.

A porta tem duas travas para maior segurança e conta com uma porta fina que faz as vezes de rede de mosquitos.

Na parte traseira, há um enorme porta-malas. Gigantesco eu diria. Mas eles não recomendam que você coloque itens de valor ali, pois me pareceu pouco reforçada a fechadura.

Dentro, para guardar as coisas, uma grande quantidade de armários e porta trecos (cuidado para não esquecer nada na hora de ir embora).

Em termos de conforto tem uma geladeira de bom tamanho (pensava que seria do tamanho de um frigobar) com parte de freezer inclusive; cook top com 3 bocas a gás; micro-ondas; ar-condicionado; chuveiro quente; e sanitário.

O C-25 foi ideal para nós.
Eu fiquei muito impressionado com o espaço interno.
Cozinha tinha o essencial.
O banheiro surpreendeu pelo tamanho.
A mesa de refeições pode virar uma cama.

O micro-ondas só dava para usar quando estávamos em campings, pois o nosso motor-home não tinha gerador, porque no Canadá apenas os do tipo large contam com isso. Regras ambientais, dizem.

Como normalmente as tomadas só funcionam com o motor-home ligado na rede de energia do camping, deixe seus eletrônicos que demandem tomada, tipo notebook e máquinas fotográficas sempre carregados. Para celulares, tablets e GoPro, que tem como carregar na tomada de 12v da cabine do motorista, mesmo com o motor-home desligado estes aparelhos carregam normalmente.

Quando você chega ao camping, é só desenrolar a extensão de energia; plugar na tomada; e se existir uma chave (tipo aquelas chaves gerais), ligar ela. O procedimento de volta é o mesmo, basta começar por desligar a chave junto à tomada do camping.

As baterias auxiliares carregam após 20 minutos de funcionamento do veículo ou quando são plugados na tomada do camping segundo o que expliquei acima.

Ah, uma coisa importante antes que eu me esqueça: fotografe ou memorize a placa do seu motor-home. Como existem muitos idênticos é fácil se confundir. Um dia de manhã no Lake Louise vi uma mulher entrando no veículo errado. Já pensou o mico?

Que empresa escolher e outros detalhes

A escolha da empresa para alugar o motor-home vem junto com a preocupação de como comparar as ofertas. A dificuldade decorre do fato de que são muitas as variáveis e as ofertas não são semelhantes.

Aqui você tem que ver o que efetivamente incluso na proposta da locadora. Muitas oferecem valores que em uma primeira olhada parecem super vantajosos, mas que na hora de fechar de verdade ficam incrivelmente caro pela adição de taxas e penduricalhos obrigatórios que não estavam incluídos.

Diferentemente de um carro, o motor-home não tem km ilimitada como padrão.

O primeiro ponto de atenção é para a km contratada. Diferentemente da locação de carros, no caso do motor-home no Canadá a locação não é para km ilimitados (até existe esta opção, mas é caríssima). Normalmente a km é oferecida em pacotes de km (100; 300; 400 ou 1.000 conforme a empresa). Se você estourar os km inicialmente contratados deverá pagar por km adicionais ao entregar o veículo – os valores são bem mais altos.

Daí a importância do que disse acima ao afirmar que é muito importante você definir o seu trajeto como explico mais a diante. Analise direitinho o seu trajeto e adquira o pacote que melhor se encaixar.

O seguro normalmente não está incluso e embora eu defenda e muito a utilização do seguro do cartão de crédito para veículos, no caso deste tipo de locação, preferi aceitar o da empresa que me locou o motor-home. Olhando a apólice da AIG que trabalha com o VISA, não notei nenhuma exclusão de motor-home na cobertura, então até daria para ir apenas com ele.

De outro lado as empresas de aluguel de motor-home no Canadá te dirão para contratar o seguro.

Como fiquei mais receoso, por ser um veículo diferente, optei por contratar o seguro deles .

Atente-se que algumas empresas exigem um tempo mínimo de locação. Não é comum não, mas nas pesquisas que fiz na hora de escolher a locadora, notei que algumas exigiam no mínimo 7 diárias.

Locação direta ou agregadores? No Canadá você tem duas opções ou contrata diretamente com as locadoras ou por meio de empresas que funcionam como agregadores / mecanismos de busca (como se fosse um Booking.com) e te permitem comparar em um único site, diferentes ofertas.

Eu particularmente achei melhor fazer via um destes mecanismos de busca e reservei pela Motorhome Republic um veículo da Canadá Cruise, que é um braço nacional da Cruise America.

Escolhida a empresa, avalie também se compensa ou não alugar o tal kit de conveniência e o kit de itens de cozinha. O primeiro normalmente inclui lençóis, fronhas, travesseiro, toalhas de banho e de rosto, saco de dormir ao custo de CAD 55. Já o segundo é um kit com os utensílios básicos de cozinha para você poder preparar ali mesmo as suas refeições, sendo que o conteúdo deste kit varia demais de uma empresa para a outra e poucas relacionam antecipadamente seus itens, o que dificulta a comparação.

Os pratos e copos ficam assim presos no armário.
As panelas eram novinhas.

A primeira coisa que você pode estar imaginando é se não compensa comprar isso tudo em um Walmart logo nas primeiras horas ou trazer de casa.

No caso do kit de cama, a resposta a tal item depende de duas coisas: do tamanho da sua mala ou do seu nível de desprendimento se pretender simplesmente largar os itens lá depois de pouco uso.

Se você tiver malas grandes e quiser/puder trazer estes itens de volta para casa, beleza. Melhor mesmo comprar tudo em um supermercado e depois empacotar para o Brasil no final da viagem.

Mas financeiramente compensa? A resposta objetivamente irá depender do que você realmente vai comprar e do quanto tudo aquilo será útil no final da viagem.

No caso do kit de cama, como são itens mais simples e fáceis de transportar (neste caso não estou considerando o saco de dormir porque fomos no verão) até acho que compensa comprar para levar para casa, já que o preço médio de cada kit é de CAD 55, valor este suficiente para comprar um kit legal que você irá querer ao final levar para casa.

Nós optamos por levar uns lençóis antigos que não usamos mais; aquelas toalhas de secagem rápida à venda na Decathlon; e travesseiros infláveis. E lá compramos uns joguinhos americanos.

Já o kit de cozinha eu considero mais complicado pelo volume. Voltar para casa com panela e etc. não dá!

Na Canadá Cruise, o kit de cozinha continha o seguinte: cookware; soup spoons; mixing bowl; tumblers; cooking spoon; dinner forks; plastic pail; dinner plates; spatula; steak knives; can opener; paring knife; tea kettle; coffee cups; soup bowls; carving knife; broom; colander; teaspoons; flashlight; cooking fork; dinner knives.

E o kit pessoal os seguintes itens: pillow; sleeping bag/comforter; dish towel; pillowcase; wash cloths; sheet; bath towels.

Optamos por comprar mantas e toalhas lá.

Algo simples mas que gostei da Canada Cruise foi o app deles. Com funções como estacionamentos, áreas de recreação, postos, dump stations, achei ele uma excelente ferramenta. O mesmo app fornece vídeos de orientação e instruções de operação caso você tenha esquecido alguma informação passada durante a entrega do veiculo.

O momento da retirada do motor-home é um procedimento que demora um pouco mais de tempo – no mínimo uns 25 minutos. É natural, já que muitas instruções lhe devem ser passadas pelo pessoal da empresa. Preste atenção porque eles irão te ensinar como operar o motor-home, cuidar da água, esgoto, utilizar os utensílios e demais equipamentos. Se não entender algum procedimento, peça para repetirem porque te será essencial.

Na entrega eles lhe entregarão vários guias; um adaptador de 110v para tomadas; conector para tomadas para você plugar o motor-home no camping (7,6m); mangueira de água (7,6m); mangueira de esgoto (uns 7m); caixa de fósforos; e papel higiênico.

Faça uma boa inspeção inicial, pois você precisa devolver o motor-home no mesmo estado em que encontrou.

Inspecione até mesmo o teto com a escada que eles fornecem, já que eventuais raladas no teto são possíveis diante de um veículo tão alto.

Ao retirar o motor-home, questione a respeito das regras de pedágio, já que há o tal All – Electronic Tolling, a cobrança eletrônica de pedágio, onde o valor é cobrado como se fosse um “sem parar” aqui do Brasil. Só fique atento porque se o motor-home tiver o sistema, você não pode querer pagar em dinheiro.

Algumas empresas como a Canada Cruize oferecem vídeos de demonstração que são super úteis porque ajudam um pouco para os itens que são comuns em todos os motor-homes.

Dirigindo um motor-home no Canadá

Os primeiros km em um motor-home não são fáceis. Leva um tempo para se acostumar com o tamanho do veículo, afinal ele certamente será maior do que o seu carro. Mais largo e mais alto, as manobras têm que ser calmamente planejadas.

Num primeiro momento você fica tenso, mas bastam alguns kms para se soltar.

Sente-se e baste um tempo para se familiarizar com os comandos e espaço do motorista. Você verá que é bem diferente de um carro comum.

Mas isso não dura muito não, e com o tempo você se sentirá o rei da estrada a bordo da sua casinha sobre rodas.

Só não se esqueça que é um bom tanto maior do que um carro ao passar nos pedágios e estacionamentos, fique atento com a altura e largura do veículo versus baias, totens e tetos dos lugares. Muitos têm inclusive passagens especiais para este tipo de veículo.

Espreme ai que passa!!!

Estacionar um motor-home não é tão fácil, por uma razão simples: não é todo lugar que você pode estacionar, especialmente nas ruas. Mas você não precisa ficar paranoico não. Vários lugares têm vagas inclusive exclusivas para eles, especialmente perto de atrações e supermercados.

Só fique atento porque próximo às atrações você deve chegar cedo porque lota rápido.

Estacionar na rua nem sempre é fácil.
Nas principais atrações e parques, tente chegar sempre cedo, porque lota rápido.
Mas as vagas de motor-home são grandes.

Adicionalmente preste a atenção nas placas porque são elas que vão te dizer não só se pode estacionar o motor-home ali como também quando. Tem muitos lugares onde você pode parar durante o dia, mas não durante a noite, o chamado overnight, justamente para evitar que as pessoas acampem na rua.

Em Banff, por exemplo, existe um site que diz onde pode parar e por quanto tempo.

Pelas regras, durante a viagem, todos devem permanecer sentados e com os cintos afivelados (pareceu anúncio de cabine de avião!), mas é verdade. Não vai dar para cozinhar enquanto o outro dirige por exemplo.

Crianças, sempre na cadeirinha adequada para a idade. Aqui um detalhe. Pelas regras brasileiras e canadenses, o Cumbiquinho já estaria apto a utilizar apenas o booster (assento de elevação) e não mais a cadeirinha. Oba! Não vou precisar carregar aquele enorme volume!!! Que nada! Como o motor-home não tem cinto de 3 pontos atrás, o booster não seria permitido no Canadá. #Dancei.

Com horas a fio no volante, nada melhor do que uma boa playlist para tocar durante a viagem e dar um clima ainda mais especial. Só não vá colocar músicas muito calmas para não dar sono! Eu nestes casos gosto de ter uma playlist bem variada em um pendrive ou no celular para poder tocar durante a viagem.

A cabine confortável e muito espaçosa.

Para dirigir motor-home no Canadá, não precisa de carteira especial nem da PID, a CNH de categoria B basta.

Se com um carro você consegue desenvolver uma boa velocidade nas estradas, com o motor-home a conversa é outra. Simplesmente não tem como andar mais rápido, seja pela segurança seja pelos limites de velocidade constantes nas placas. Mesmo andar no limite indicado era difícil.

Definindo o trajeto

Regra de ouro: defina previamente no GPS o seu trajeto. Planeje tudo antes mesmo de sair de casa.

Já disse isso sabe-se lá quantas vezes mas é sempre bom reprisar: celular com um bom programa de navegação é essencial em viagens. Seja com um chip de internet local ou off-line pelo MAPS ME, não dá para embarcar em uma viagem sem isso.

Só lembrando que, se você não viu os nossos posts anteriores sobre o assunto, alugar GPS é furada. Combinado? Aprenda aqui como usar GPS do celular sem chip de internet.

Esta regra básica toma relevância ainda maior em uma viagem de mais de 1.000km como a nossa de motor-home pelas Montanhas Rochosas do Canadá. Vai por mim, você não vai querer ficar perdido no meio da floresta, por mais bela que a paisagem seja.

As estrada mais bela do mundo: Icefield Parkway.

Ciente de que seu item número 1 nesta viagem é um celular com Google Maps e MAPS ME pré-instalados e com mapas carregados vamos à montagem do roteiro.

Por mais que motor-home seja sinônimo de liberdade, isto não significa que você vá pegar um e sair por ai andando sem destino – Easy Rider é coisa para moto! 🙂

Estude atentamente quais atrações pretende visitar e quanto tempo tem disponível. A quantidade de dias x atrações vai de cada um, pois o ritmo de viagem é algo bastante pessoal. Tem gente que precisa de mais tempo para descansar, já outros, preferem acordar cedo para curtir o máximo possível.

Seja realista diante do seu estilo e escolha as prioridades no seu caminho.

Um fator que você precisa considerar ao alugar um motor-home  no Canadá é o problema do trajeto a ser percorrido: round-trip ou one-way? A exemplo do que acontece com os carros, as locações chamadas one-way, na qual você retira o veículo em um lugar e devolve em outro é mais cara do que a round-trip onde o local de retirada de devolução são os mesmos.

Acontece que no caso dos motor-homes, a taxa que se paga por retirar ele em um lugar e devolver em outro pode chegar a até CAD 940. Ou seja, se você puder, faça um percurso no qual o ponto de retirada e devolução coincidam. Economiza-se bastante.

Também notei que o valor final da locação pode também variar conforme os impostos versus local de retirada. Por exemplo, fazer esta viagem saindo de Calgary para Vancouver ao invés de Vancouver-Calgary (o que fizemos), custaria uns CAD250 a menos porque no caso seria aplicada a alíquota de imposto de Calgary, e não de Vancouver, que é mais alta.

No nosso caso, mesmo descobrindo isso após fechar o itinerário, não valia a alteração porque o voo até Québec, o nosso próximo destino depois de entregar o motor-home seria mais caro se partisse de Vancouver que é mais distante.

Perceberam como existem muitas variáveis a considerar neste planejamento? E olha que só estamos falando do aspecto financeiro.

Se você está acostumado com montar roteiros para viagens de carro, saiba que para uma viagem de motor-home, a primeira coisa que você tem que ter em mente é que o tempo de viagem que o Google Maps te indica será muito maior (lembram dos perrengues e vacilos de viagem?).

Separe um bom tempo para apreciar lugares lindos pelo caminho como o Peyto Lake.

Primeiro porque você está dirigindo um veículo que é talvez duas vezes maior que o seu carro. Segundo que as estradas no trecho mais interessante são bem sinuosas e invariavelmente você vai querer parar para apreciar a vista, tirar foto de tudo ou simplesmente andar curtindo a paisagem.

Resumindo: se o Google Maps (ou qualquer outro app) lhe der um tempo de viagem de 3 horas, coloque pelo menos 1 hora a mais ao planejar o seu itinerário.

Fora isso, marque o nome das estradas e as cidades que estão no caminho. Vai que dá pau no sistema…

É verdade. Por mais que você não precise ter horário fixo para algumas coisas neste tipo de viagem, é essencial traçar um caminho (ou se preciso alternativas) marcando alguns pontos essenciais além das atrações é claro.

Mas e ai? O que marcar? Deixo aqui as minhas sugestões: supermercados; alguns postos de gasolina; campings; postos de abastecimento e sani/dump stations (explico abaixo o que são) são as primeiras sugestões.

Como fazer isso? A forma mais fácil é pelo Google Maps. Abra o site pelo navegador e vá adicionando os pontos acima mencionados e salve o mapa para que você possa acessá-lo mais tarde.

Se você tiver um chip de internet para usar no Canadá, o que recomendo muito, basta usar o app do seu celular. Caso não tenha um chip de internet, pode usar o MAPS ME que funciona off-line.

Abaixo o nosso planejamento (fique à vontade para copiar!): Vancouver – Kamloops – Jasper – Lake Louise – Banff – Calgary.

Combustível e manutenção do motor-home

Acho que este é um ponto que merece ser conversado mais detalhadamente pois o abastecimento com combustível é totalmente diferente do que se faz no Brasil, e principalmente a questão da temida fossa de esgoto gera muitas dúvidas.

Vamos lá então!

Gasolina ou diesel? Como abastecer?

No Canadá, assim como nos EUA, você mesmo abastece o seu veículo – não tem frentista. Normalmente as bombas aceitam cartão de crédito/débito, o que facilita bastante. Raramente haverá um posto onde você precise ir na loja de conveniências para pedir a liberação da bomba, mas se precisar, é tranquilo, peça apenas para o atendente te liberar por litros ou encher se necessário.

Encher o tanque é esvaziar os bolsos, já que é uma paulada cada vez. O motor-home consome bem mais combustível que um carro normal. Mais um motivo para pegar leve no acelerador.

Qualquer abastecimento é um buraco no bolso. 😂

Aliás, um ponto importante: sempre que possível abasteça (ou encha o tanque de combustível) antes de entrar no parque porque lá dentro o preço tende a ser maior. Por exemplo, entre Jasper e Lake Louise há um único posto em Saskatchewan Crossing que cobra valores altíssimos.

Além do combustível, é muito provável que você tenha que encher o tanque de propano. Sim, como você achou que o fogão funcionava??? Rsss. Mas este é baratinho e pouco.

O propano é abastecido por um especialista do posto (nem todos os postos têm o produto).

Como usar a sani dump station

Enquanto que no carro o máximo que você precisa fazer é abastecer durante o caminho; o motor-home é a sua casa sobre rodas e você precisa durante a viagem fazer algumas manutenções.

Tenha em mente que você terá que perder um tempinho nestas atividades menos interessantes que passear.

Algumas atividades chatas existem, como por exemplo limpar o sistema de esgoto nas tais sani dump stations. 

Sim, num motor-home, você mesmo tem que fazer o serviço.

Sabe aquela coisa que não é legal mas alguém tem que fazer?

Estas estações ficam dentro dos campings (acesso exclusivo aos campistas com reserva) e também em alguns postos de gasolina ao custo de uns CAD 5 ou CAD 2 (se você abastecer o veículo).

Mas onde encontrar estas dump stations? Pesquisando na internet, achei o site RV Dump Stations que lista estações em todo o mundo, com as coordenadas, indicações dos serviços oferecidos e eventualmente até o custo. Eles inclusive fornecem um mapa por estado com as dump stations, compartilho aqui o de British Columbia e de Alberta, as duas províncias que percorremos com o motor-home no Canadá.

Achada uma dump station, vamos apresentar um passo-a-passo de como abastecer / descarregar o motor-home:

O primeiro passo é abastecer o reservatório de água limpa. A quantidade de litros que cabem lá depende muito do tamanho e especificações do motor-home, portanto você deve consultar a empresa que faz a locação pois tanto esta informação quanto o passo a passo abaixo eles irão te explicar.

O abastecimento da água limpa é feito com uma mangueira que vem no porta malas do motor-home. Este abastecimento não tem mistério não, é como encher qualquer outro reservatório de água. Moleza.

Quando você está no camping, usando a água vindo direto do camping, não precisa usar a bomba de água, a qual deve ficar desligada. Aliás a conexão é até outra: é mais como uma mangueira de pressão – não precisa abrir totalmente a torneira do camping. Ela deve entretanto ser ligada se você não tiver uma conexão direta de água e estiver usando água do seu reservatório.

Ligação de água do camping ajuda a não ter que abastecer de água limpa.

Ah, e lembre-se que a água não é potável.

A operação mais complicadinha é mesmo esvaziar o esgoto que está dividido em dois reservatórios.

O motor-home tem dois reservatórios de água suja, a da gray water e da black water. O primeiro é da água não tão suja, por assim dizer, que vem a ser a água das pias e do chuveiro; e o segundo vem do sanitário. Acho que assim fica fácil distinguir.

Como quando você encosta na sani dump station tem que manusear as mangueiras que não são nada limpas, uma dica legal é ter luvas cirúrgicas para usar sem precisar ficar com (tanto) nojo.

A operação é relativamente simples, na parte de baixo do motor-home, normalmente do lado esquerdo tem dois registros, um da gray e um da black.

Você vai primeiro limpar o reservatório da black water. Há uma mangueira sifonada que você deve ter uma extremidade encaixada (bem!) na saída da black water e outra na fossa da sani dump station.

Se a fossa tiver uma tampa de metal, o que é bem comum, peça para alguém ficar pisando em cima enquanto a mangueira estiver. Isso porque eventualmente pode soltar e ai já viu né… nem preciso detalhar o que acontece…

Tudo conectado, você abre a válvula e a caca toda literalmente vai pelo cano.

Uma dica importante é levar luvas daquelas cirúrgicas.

Quando acabar de esvaziar o da black water, ainda com a válvula dela aberta, você abre a da gray water – normalmente ambas saem no mesmo cano, e a ideia é que a gray water dê meio que uma lavada no cano pelo qual acabou de passar a black water.

Depois que tudo literalmente for pelo cano, você fecha as válvulas, começando pela black e depois da gray, e usa a mangueira do reservatório de água limpa e o ponto de água da sani dump station para dar uma limpada extra na mangueira sifonada para que ela fique o menos suja possível.

Para saber se tudo deu certo, é só voltar para o painel de controle do motor-home e fazer o teste de níveis. Normalmente é um botão que você aperta e ele diz como está o nível da água limpa, da gray e da black.

Depois de tudo abastecido, faça um teste na central dentro do motor-home.

Veja no video abaixo que o procedimento, se feito na sequência certa, nem é tão nojento assim:

Ah, mais uma coisa sobre isso, você precisa esvaziar os reservatórios de esgoto (black / gray) antes de devolver o motor-home. Então nada de usar o banheiro depois, até porque é obrigação deixar as válvulas reservatórios de esgotos abertas.

E aí? Vamos viajar pelo Canadá de motor-home?

Se tiver alguma dúvida, deixe ai na caixa de comentários que respondo.

Diogo Avila

Veja os comentários

  • Diogo, parabéns pelas explicações. O blog está excelente.

    Aproveitando, aluguei um motor home e vou ficar num camping no Canadá, agora no verão, mas na minha vaga (e talvez no camping, não entendi direito), consta como espaço "sem eletricidade".
    Como faço para carregar as baterias do motorhome? Há postos públicos? Ou pode ter um centro de serviços no próprio camping, longe da vaga?
    Qual aproximadamente o tempo de vida útil da bateria sem a recarga elétrica?

    Outra coisa: vi que o check-in no camping é após às 16:00 horas. Como as vagas são demarcadas, se eu chegar à noite, e por ser alta temporada, corro o risco de chegar na minha vaga paga antecipadamente e ela estar ocupada por outro motorhome?

    Agradeço muito se puder nos esclarecer.
    Abraços, Ricardo.

    • Oi Ricardo, obrigado.
      Esta indicação que você menciona significa que na sua vaga de motorhome não haverá eletricidade.
      A carga da bateria depende do tipo de motorhome e neste ponto é importante você perguntar diretamente para a empresa de locação.
      Invista em um bom powerbank. Hoje não saio sem um!!!
      É, se você chegar antes, talvez não deixem você entrar. Programe-se para chegar no horário marcado. É um desafio, mas se você parar numa atração ou outra durante o caminho dá para controlar bem.
      Boas viagens!!!

  • Olá, primeiramente muito obrigada por este post tão completo!
    Gostaria de saber quantos litros de gasolina por KM você fez com o motorhome?
    Pretendo sair de Calgary e ir até Jasper, 7 dias de viagem.
    Outra dúvida, vou em Junho, pode estar meio frio. Como são as noites dentro do motorhome? É frio? É quentinho? Medo de passar perrengue. Aliás, por curiosidade, qual foi o maior perrengue da sua viagem? To tentando prever qual teremos, acho impossível passar imune kk
    Obrigada!!

    • Oi Erika,
      Viajamos no verão e mesmo assim passamos frio no motorhome. Não confie que o calor no Canadá seja quente como no Brasil, por exemplo.
      Não me lembro exatamente quantos km/l fazia, mas lembro que gastei muito mesmo em combustível. Prepare-se!!!
      Ixi, foram tantos perrengues que daria um post específico. Kkkk
      Mas sem eles não teríamos boas histórias para contar!
      Boas Viagens!!!

  • Fala Diogo. Valeu pelas dicas, ajudou bastante com algumas dúvidas sobre o motorhome. Pretendo ir em 2025 e gostaria de pegar os lagos descongelados, não muito quente, pouca chuva e fora da alta temporada. Qual mês você aconselha ir?

    • Oi Pedro, tudo bem?
      Olha, considerando os seus requisitos, sugiro ir na primavera, entre abril e junho.

  • Diogo, obrigado pelo seu guia!!! Irei e setembro as Montanhas Rochosas e seu guia foi fundamental. Bem esclarecedor.

    • Oi Fabio,
      Fico feliz de ter ajudado.
      Espero que você aproveite demais esta viagem.
      Boas Viagens!!

  • Caro Diogo, muito obrigado pelas boas informações fornecidas nessa sua matéria.
    Eu moro no Brasil e comprei um motorhome igualzinho ao que você está usando aí no Canadá.
    O meu eu comprei em Orlando e já fiz uma viagem de Miami a São Diego (pela Ruta 10) e de lá para Los Angeles, de L.A. voltamos, com minha esposa (pela Ruta 40) para Savannah e de lá para Orlando.
    Mas eu quero fazer mais duas travesias do Este ao Oeste de EEUU.
    E na última viagem entrar ao Canadá por Buffalo às cataratas do Niagara e queria ver si há a possibilidade de entrar ao Canadá dirigindo meu Motorhome e saber se é possível conseguir visa para fazer isso.
    Eu já dirigi veículo no Canadá, mas entrei via aérea con o ETA e sei que esse tipo de visa só permite entrar no país via aérea.
    Você sabe algo sobre como fazer indo por terra a partir do território americano?

    • Oi Manuel,
      Tudo bem?
      Olha, pelo que sei o ETA é mesmo apenas para quem vai pela via aérea.
      Por terra, tem que ter um visto propriamente dito.
      Abraços.

  • Fala Diogo! Tudo bem? Cara, primeiramente queria agradecer por todas essas informações preciosas que tu compartilhou.

    Estou planejando uma viagem com a minha esposa, primeira vez que vamos ao Canadá, porém, é apenas um dos destinos (não o final). Sendo assim, ficaremos apenas 5 dias na região. Fazendo algumas cotações, vimos que os preços estão bem pesados (melhor cotação cerca de $150 por noite com todos os opcionais inclusos). Além disso, chegaremos no dia 05/10 e sairemos no dia 09/10, e, entendo que a partir do dia 01/10 muitos dos campings e etc acabam fechando devido ao "início da temporada de inverno" o que acarreta inclusive no aumento dos preços dos RVs.

    Existe alguma dica para procurar melhor sobre as cotações de preços? Se a relação for financeiramente melhor no combo hotel (ou airbnb) + carro, de fato a escolha pelo RV não faz diferença pela aventura e etc?

    • Oi Renan,
      Tudo bem?
      Pois é, infelizmente esta não é uma viagem barata, ao menos nesta opção.
      Pelos meus cálculos, a "hospedagem" no motor-home foi um dos custos mais altos de todo o giro pelo Canadá.
      A oferta é pouca e a demanda é alta, o que infla os preços.
      No final, a comparação meramente financeira com hotel ou algo semelhante sempre vai pender contra o motor-home. O que vale é a experiência mesmo.

  • Bom dia Diogo! Estou realmente pegando várias dicas suas sobre o motorhome e gostaria de saber algumas coisas. Eu e meu marido vamos fazer uma viagem de uma semana entre Calgary e Yoho park, busquei muitos lugares para visitar do seu mapa e criei um também! Amei a ferramenta! Uma coisa que fico na duvida é se há necessidade de reservarmos antecipadamente pelos campgrounds. Eu sei o trecho em que vamos focar nosso passeio, mas qual seria sua sugestão? Pensei em escolher 2 lugares e dividir a semana entre eles, assim temos local garantido para retornar depois de um passeio. O que seria recomendado fazer? Não dá pra escolher na hora onde parar, certo?

    • Oi Camila,
      Obrigado! :)
      Olha, dependendo da época do ano (especialmente na alta temporada) é altamente recomendável agendar os campingrounds pois lotam.
      O seu esquema de divisão parece ser uma boa ideia.
      Mas eu não deixaria para escolher na hora não, pois como dito, dependo da época você pode ficar sem vaga.

  • Muitas informações super úteis! Estamos partindo para nossa segunda aventura de motorhome. A primeira foram 30 dias por Portugal e Espanha, e agora vamos para as montanhas rochosas e a costa Oeste do Canadá!!!
    Parabéns pelo site!

  • Fantástico! Obrigada por compartilhar tanta informação. Vou levar no meus favoritos para não esquecer de nada.

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