Image default

Receita de viagem: como preparar o Pisco Sour

Não que eu seja um super conhecedor de bebidas alcoólicas, mas vamos combinar praticamente toda nação tem uma bandeira, um prato típico e … uma bebida nacional. Neste post, vamos te ensinar a preparar o pisco sour chileno (ou peruano, como preferem alguns).

Pode ter parecido exagero, mas é verdade, praticamente todo país tem uma bebida típica, seja ela alcoólica ou não. É parte da identidade nacional, expressão da cultura de um povo.

Hoje vamos falar do pisco sour, um drinque que é motivo de uma disputa entre dois países sul-americanos: Chile e Peru (neste até comemoram um dia nacional do pisco). A briga é tão grande que chegaram até mesmo a pensar em um direito de exclusividade, tipo aquela coisa que se vê em relação à Champagne na França.

Sim, há uma enorme divergência entre os dois países sobre quem inventou o drinque que é bastante comum tanto nas ruas de Santiago quanto de Lima.

Santiago, Chile
É um drinque bastante comum pelas ruas de Santiago.

Bom, eu não vou entrar nesta discussão, já que o objetivo aqui é ensinar você a preparar esta deliciosa bebida, seja lá a quem ela de fato pertença.

A primeira coisa a saber é o que é o tal pisco, que será a base do drinque.

Pisco para quem não sabe é uma espécie de água ardente feita a partir de uva, mais especificamente a partir da destilação do mostro das uvas. O resultado disso é uma bebida normalmente incolor (mas existem variações) e com alto teor alcoólico, normalmente acima dos 35º.

Se você não trouxe uma garrafa de pisco da sua viagem, ou aquele amigo simplesmente “esqueceu” de te dar uma de presente, relaxa… É relativamente fácil encontrar pisco em muitos empórios de grandes centros urbanos.

O nome, dizem que vem de uma vila no litoral do Peru. Ops, olha eu entrando em polêmica novamente…

Como preparar o Pisco Sour

A receita é super simples e rápida. Acreditem… eu que sou ruim de cozinha e etc. demorei 2 minutos! Confira ai.

Ingredientes do Pisco Sour.
Ingredientes do Pisco Sour.

Ingredientes:

– 3 doses de Pisco;

– 1 dose de suco de limão;

– 1 clara de ovo;

– Gelo;

– Açúcar a gosto.

Se você torceu o nariz ao ver ovo na receita, saiba que fica tão imperceptível que você não vai notar nem o gosto nem o cheiro de ovo.

Para que então a clara de ovo? Para fazer a espuma, principalmente, mas também para trazer uma certa leveza para o drinque.

Tem gente que coloca umas gotas de um bitter (uma espécie de licor) chamado angostura que é feito de ervas. A ideia de adicionar isso é para tirar o cheiro de ovo. Eu particularmente não senti nem o gosto muito menos o cheiro do ovo.

Pisco Sour
Pisco Sour.

A proporção pisco : suco de limão vai de cada um, já que isso vai interferir no quanto a bebida fica forte. Eu vi muitas receitas na proporção de 2:1, mas fiz com 3:1 como acima e não ficou muito forte não. Literalmente na medida.

Na dúvida, vá ajustando conforme o seu estilo.

O preparo é simples: misture tudo no liquidificador ou coqueteleira (eu achei mais prático).

Depois de misturar bem, basta servir em uma taça de sua preferência, atentando apenas para que na hora de verter, deixe a espuma para o final para dar aquele efeito de espuma na borda da taça.

Viram só como é simples?

Bóra preparar esta deliciosa lembrança de viagem em casa?

Booking.com
Posts relacionados
Hotel no aeroporto de Santiago: Holiday Inn Santiago – Airport Terminal
Diogo Avila
Onde Ficar no Deserto do Atacama? Hotel La Cochera
Diogo Avila
Atrações do Deserto do Atacama: o que conhecer lá
Diogo Avila

Deixe um comentário