Se você abrir um dicionário ilustrado, no verbete praia deve ter uma foto do Caribe. Nenhum lugar do mundo combina tão bem praias, mar e sol quanto o conjunto de ilhas entre as Américas. E Aruba nem poderia ser diferente.
A lista de praias em Aruba é grande e o mapa abaixo pode ajudar você a se localizar e principalmente programar quais visitar. Claro que se você tem bastante tempo na ilha é possível ver todas as abaixo citadas, mas se precisar, sugiro que faça uma lista de prioridades para que você não passe as suas férias correndo de praia em praia e sem curtir nenhuma delas.
Vai por mim, fazer isso não é legal. Já fiz isso uma vez e passados anos ainda ecoa na minha cabeça a bonca da Sra. Cumbicona com uma maratona de praias expressa demais que fizemos certa vez.
Como deu para notar do mapa acima, as praias com melhores condições de banho de mar estão situadas na costa oeste de Aruba, enquanto que as praias da costa leste são tradicionalmente menos desenvolvidas e desertas por conta dos fortes ventos e ondas maiores. Ótimo para quem faz por exemplo kit-surf, mas péssimo para quem só quer lagartear na areia e dar um mergulho.
Uma coisa que você que viaja com crianças irá notar (e amar!) é que em sua grande maioria, as praias de Aruba praticamente não têm ondas, e quando tem são bem pequenas. É mais ou menos como um enorme piscinão salgado e com infinitos tons de azul. Ah, e a areia branca e fina, mais uma vez perfeita para os pequenos brincarem.
Meio que indo do norte para o sul de Aruba, temos as seguintes praias:
Praticamente no extremo norte da ilha está Arashi, uma das praias mais belas de Aruba.
Ali, estacionamento fácil e alguns sombreiros (para quem chegar cedo!). Com uma boa faixa de areia, é um dos melhores lugares para fazer snorkel. Simplesmente não perca esta que é tida como a melhor praia do norte da ilha.
Aproveite que você está na região e vá ver de perto o Farol Califórnia que, situado no extremo norte da ilha, tornou-se um dos seus símbolos. O seu nome vem do fato de que em 1910 nas proximidades dele aconteceu o naufrágio do navio Califórnia.
Ali perto, sugiro que você vá até o restaurante Faro Blanco que fica a alguns poucos passos do Farol California porque da varanda dele (entrada livre) você tem uma vista fantástica de várias praias mais ao sul da ilha, como Arashi e Palm Beach. Confira ai que visual incrível:
Um pouco mais abaixo, e colado em Arashi está Catalina Cove / Boca Catalina. Apesar da faixa de areia aqui ser praticamente inexistente, é tida como um dos melhores pontos de snorkel da ilha.
E como se não bastasse os peixes e corais, há ainda o naufrágio do navio alemão Antilla com 120m de comprimento que afundou em 1940 durante a Segunda Guerra Mundial. Dizem que o capitão preferiu afundar ela ao se entregar. O legal é que ele está bem próximo à superfície – dependendo da maré dá até para ver parte fora da água.
Aqui o estacionamento é bem pequeno, acho que cabem uns 5-8 carros no máximo.
Outra praia bem tranquila, mas praticamente sem areia é Malmok Beach. Vale a pena pela água incrivelmente transparente e por ficar apenas 5 minutos de carro da região de Palm Beach.
Situada diante do hotel Marriott está a praia de Hadicurari Beach que é ideal para a prática de esportes náuticos como windsurf e kitesurf. Na prática, pela proximidade e também pela semelhança de paisagem, provavelmente você nem notará a diferença entre ela e Palm Beach.
Diferentemente de Curaçao, Aruba tem algumas praias maiores e planas, como é o caso de Palm Beach, a famosa praia da região hoteleira. E uma das mais agitadas também. Alguns como eu talvez achem as duas areias lotadas demais com um mar de espreguiçadeiras espalhadas na orla.
A água é super tranquila, praticamente sem ondas, e tem daquele tom azul bem típico. Dizem que é mais clara ainda na ponta esquerda, entre os hotéis Divi Phoenix e Riu.
Apesar da quantidade de hotéis bloqueando a vista, isto não a torna menos interessante. Se você estiver hospedado na região, é muito provável que o seu hotel seja um dos que tem frente para o mar, então as suas chances de estar “pé na areia” são enormes.
Se você não estiver em um destes hotéis, não se intimide com a impressão de que os hotéis lotearam a areia. O acesso à praia é livre. Você só não terá direito a usar a infraestrutura de guarda-sol e cadeira dos hotéis. Ok? Sempre haverá um espaço para você se instalar.
Caso esteja hospedado em algum hotel dali, muito provavelmente terá direito a um conchonete. Colchonete? Sim, para praticar o esporte nº 1 de Palm Beach: flutuar nos colchonetes infláveis. Se você não estiver em um hotel que forneça, alguns lugares alugam e dependendo do seu espaço na mala, dá para levar um inflável daqui do Brasil.
Em alguns pontos da praia existem bebedouros de água gelada.
De todas as praias, a única que tel alguma vida fora da areia é Palm Beach. É na Boulevard J. E. Irausquin, entre os hotéis Holiday Inn e Hilton, que vocês encontram a maior parte dos bares e restaurantes da ilha. Fora as lojas e shoppings. Passear por ali durante à noite é um programa obrigatório para ver o agito da ilha.
Descendo mais um pouco ao sul. Acho que dá até para ir caminhando, está Eagle Beach. Ela é tão famosa que em 2016 ela estava entre 25 melhores praias do Caribe, segundo o Travelers’ Choice do TripAdvisor e não raras vezes está entre as melhores do mundo dos rankings que os meios de comunicação costumam fazer.
É o lugar mais indicado para ver as famosas Divi-Divis, aquelas árvores de tronco retorcido que são o símbolo de Aruba. Pena que não são muitas e vez ou outra você vê um turista sem noção usando ela como sombra. Pô galera, não zoa a foto alheia!!! É meio como ficar na frente da Monalisa e zoar a foto de todo mundo (#ProntoFalei!).
Embora estejam bem próximas as diferenças entre a Eagle Beach e Palm Beach são grandes. Enquanto que a primeira tem uma faixa de areia bem maior, a segunda pode parecer estreita pela quantidade de hóspedes dos hotéis que ficam ali curtindo do sol. Se Palm Beach é puro agito, Eagle Beach ainda goza de uma certa tranquila. De comum o essencial: areia branca e água azul clara bem tranquila.
Como ela fica diante de vários hotéis e o estacionamento é concorrido, chegue cedo senão…
Seja em Palm Beach ou Eagle Beach, não perca a oportunidade de apreciar o pôr do Sol. É inesquecível sentar ali e curtir o Sol espetacularmente “queimando” o mar.
Valeu até fazer um time-lapse:
Seguindo viagem par o sul da ilha, sugiro ao menos uma espiada na Mangel Halto, uma praia que praticamente não tem areia, mas tem uma espécie de piscina natural que fica próximo das rochas. Com as águas calmas, mais parece um espelho com vários tons de azul. E para ficar ianda mais diferente, o acesso é por uma plataforma flutuante de madeira.
No extremo sul, duas praias para você ver de uma só vez: Roger´s Beach e Baby Beach, já que ficam lado a lado e uns 45km da região hoteleira de Palm Beach.
Rodger´s Beach é um lugar de um contraste absurdo. De um lado você tem areia branca (como farinha mesmo) com aquele mar azul clarinho, e de outro uma refinaria. Sim, uma refinaria!!! Mas desativada.
Pode parecer estranho ter uma praia ali. Mas o fato é que a refinaria evidentemente veio depois, e o ponto positive é que mesmo uma atividade tão pouco usual para um lugar lindo assim, parece não ter afetado o ecossistema.
Alguns passos mais ao sul, mais precisamente na área conhecida como Seroe Colorado está Baby Beach, cujo nome deve-se ao fato de que as suas águas calmas e rasas fazem ela ideal para crianças e/ou nadadores inexperientes.
Como ela está distante da zona hoteleira, acaba sendo muito frequentada pelos moradores locais, o que é uma excelente oportunidade de estar longe daquele burburinho dos hotéis e ver como as pessoas de verdade vivem e curtem uma praia em Aruba. Ah, e se possível prefira ir durante a semana ou chegue cedo porque fica menos lotada. Já li relatos de gente que acaba se decepcionando por considerar que tem muita gente.
Quem curte snorkel vai adorar os corais fabulosos no canal.
Lá você encontra um bar de praia bem simples, portanto leve seu kit dia de praia com isopor cheio como sugeri no post anterior.
Aproveitando que você está lá, sugiro fazer um rápido passeio pela região de San Nicolaas (escreve assim mesmo) que fica no caminho entre a Baby Beach e Orajnestad. As ruas desta região estão cheias de murais lindos. Quem curte street art vai adorar.
A melhor não dá para escolher (até porque vai de gosto), mas se tiver que selecionar as imperdíveis, diria que o essencial é Arashi, a dobradinha Palm / Eagle Beach e Baby Beach.
Um programa que desta vez resolvi não fazer na ilha é visitar o Arikok National Park, um grande parque na costa leste da ilha, em uma região que mais parece um deserto (18% da ilha é parque natural). Lá, um dos destaques é a Natural Pool, uma piscina natural com águas super-refrescantes e transparentes. Ó acesso à região deve ser feita ou com um veículo 4×4 ou em um dos passeios organizados por agências locais (não tente ir por conta e sem veículo adequado).
Faz tempo, mas não custa lembrar. Talvez você tenha ouvido de algum conhecido que tenha ido para Aruba alguma vez e lhe sugira conhecer a Ponte Natural. Esquece, ela caiu em 2005, então nem perca tempo indo até lá. Apenas para constar, era uma ponte de rocha com 31m de comprimento e a quase 8m de altura que era praticamente símbolo de Aruba por conta da sua beleza.
No próximo post vamos passear pela capital, Oranjestad, e conferir suas atrações e opções de compras.
Desde a sua inauguração, ainda com o antigo nome de Walt Disney Studio Park, o…
Você já imaginou ter em mãos uma ferramenta que literalmente te dá todos os voos…
Ao norte da ilha de Palawan, onde fica El Nido, situa-se um outro grupo de…
Porque não aproveitar uma viagem à Paris para curtir o Disneyland Park? Se não bastasse…
Viajando para Paris com crianças? Então você precisa colocar no seu roteiro de atrações da…
Pensa em um paraíso literalmente cercado de água por todos os lados? Assim é El Nido.…
This website uses cookies.
Veja os comentários
Bom Dia. Seu post sera muito util para gente. Obrigado. Sobre as outras praias. Vc sugere comprar um guarda sol ? Acabou so respondendo sobre a baby e as palms. Estamos em hotel normal. Abracos
Oi Douglas, tudo bem?
Olha, algumas praias têm aqueles sombreiros que menciono, outras mais desertas não.
Nelas, você contará apenas com a sombra das árvores próximas que podem ser concorridas.
Então a depender do quanto você realmente precisa deste tipo de proteção do Sol, pode sim ser interessante.
A vantagem é que este item é vendido em praticamente todos os supermercados.
Abraços.
Adorei o post! Muito completo e informativo, só me deixou com mais vontade de conhecer o local, mas amei mesmo as fotos. Obrigado pelas dicas.
Muito bacana o blog !! Muito bem explicado !! Agora me ficou uma dúvida: quem não ficar em algum resort na beira da praia, consegue alguma infra-estrutura para ficar na praia? Alugar cadeiras e guarda-sol por ex? Ou algum restaurante/quiosque que ofereça isso? Se puder responder, seria ótimo. Agradeço de qualquer maneira !!!!
Leonardo. Obrigado!
Sim, há uma infraestrutura para locação. Em Eagle e Palm Beach, excelentes quiosques e restaurantes alugam guarda-sol e cadeiras. Em Baby Beach, apesar de não ter uma infraestrutura tão top assim, há locação destes equipamentos também.
Boa Viagem!!!
Adorei o blog, ótimas dicas e tudo muito bem explicado e detalhado!!
Me ajudou muito a montar meu roteiro!!