Aqui em casa, sempre que a gente vai viajar para um destino assim mais diferente, tentamos dentro do possível experimentar a culinária local para já ir meio que sabendo o que vai encontrar à mesa. Quando estávamos com a viagem para o Vietnã acertada, saímos à procura de um restaurante vietnamita em São Paulo.
Penso que por mais que existam eventualmente adaptações da culinária local ao paladar dos brasileiros, procurar um restaurante típico antes de uma viagem deste tipo é um exercício antes de mais nada cultural e de imersão pré viagem.
Oras, tem coisa mais cultural do que comida? Penso que experimentar a comida local é uma das melhores experiências que se tem durante uma viagem.
Mas voltando ao restaurante vietnamita. Mesmo tendo comida de tudo quanto é canto do mundo, as opções de restaurantes vietnamitas em São Paulo são pouquíssimas. Dê um Google ai e você verá que os resultados são super restritos. O máximo que se vê é um restaurante ou outro que apresenta algum prato vietnamita e nem sempre lá muito original.
Só depois de fazer muita pesquisa, achei o Miss Saigon. Trata-se de um restaurante comandado por imigrantes vietnamitas que seguem à risca a culinária local. Já começou bem!
O charmoso nome já indica que o restaurante serve comida típica do Sul do Vietnã, cuja cidade mais importante é justamente Ho Chi Minh, ou Saigon para os mais saudosistas. Hanói que me perdoe, mas todos os especialistas indicam que a culinária do sul do país é uma das melhores do Sudeste Asiático aliando ingredientes locais com influências dos franceses que dominaram por longa data a região.
Como já adiantei quando falamos da culinária vietnamita e das experiências que tivemos lá, a comida local tende a ser mais suave do que a de alguns países vizinhos, como a China ao norte, e conta com ingredientes que primam pelo frescor.
Da cozinha do Miss Saigon, comandada por Vo Van Phuoc, partem pratos típicos e leves como manda a tradição da cozinha vietnamita.
Uma coisa que notamos no dia em que visitamos o restaurante foi a nítida presença de alguns vietnamitas ali também fazendo as suas refeições. Hum, bom sinal pensamos. Coma onde os locais comem é o mantra de muitos viajantes.
Começamos a nossa introdução à culinária local com o Cha Gio, que é a versão vietnamita do rolinho primavera chinês, mas com uma grande vantagem: ele é assado e não frito como na China. E se você pensou que a massa dele é de farinha, mais uma vez enganou-se, ela é de arroz.
Seu recheio pode ser de frango ou carne de porco, sempre recheado com legumes e alface, e acompanhando um tradicional molho de peixe, molho agridoce e mix de legumes em conserva.
A surpresa foi notar que mesmo sem ser frito, a massa extremamente leve, era muito crocante e saborosa.
De prato principal, escolhemos duas opções bem tradicionais.
O primeiro foi o Hu Tieu Hai San (foto acima). Trata-se de um macarrão de arroz (coisa típica da Ásia) com fatias de carne de porco, camarão, lula, ovo de codorna, imersos em um caldo de frutos do mar temperado com cebolinha e especiarias.
O Hu Tieu Hai San acompanha salada, limão que deve-se espremer na sopa (diferente, né?) e pimenta à parte. Aqui vale uma observação quanto à comida vietnamita, como já disse no post da nossa viagem, a pimenta no Vietnã quase sempre vem à parte, o que é ótimo para quem não curte comida apimentada.
O outro prato é o mais tradicional da culinária vietnamita e um que certamente você encontrará em todas as esquinas durante a sua viagem, o Pho Bo.
O Pho Bo está para os vietnamitas como o lamen está para os japoneses. É a refeição padrão que pode ser apreciada em qualquer momento. Lá vi gente comendo o prato até mesmo no café da manhã!
Mas o que é o Pho Bo? É um macarrão de arroz servido em um caldo especial que acompanha um bolinho de carne, fatias de carne, e cebolinha. Da mesma forma que o Hu Tieu Hai San, acompanha salada, molho, pimenta e limão.
Uma coisa que vocês vão notar no Pho Bo é que ele, mesmo sem pimenta pode parecer apimentado. Mas não, experimente novamente e vocês notarão que é apenas uma sensação de calor e frescor dadas por alguns dos ingredientes do seu caldo: um pouco de canela, hortelã, com pouquinho de gengibre.
Confesso que para o clima mais fresco de São Paulo, o prato caiu como uma luva, mas lá no calor do verão vietnamita que pegamos, não tive coragem de comer o prato. Iria ter um treco! Fica para a próxima. O que lhes posso garantir é que o Pho Bo do Miss Saigon é uma delícia.
Os pratos são grandes, e dificilmente em uma única visita você conseguirá experimentar mais de um.
Claro que a gente deixou um espaço para a sobremesa. E como tinha que ser algo bem típico, escolhemos a Banh Chuoi, uma deliciosa torta de banana vietnamita, ao leite de coco. Este sim, o formiga aqui experimentou lá e a do Miss Saigon não difere em nada da local!
O atendimento foi muito simpático, como não sabíamos muito bem o que pedir, explicamos à pessoa que nos atendeu que estávamos ali para conhecer a culinária local por conta da viagem e etc. O rapaz nos explicou cada um dos pratos, embora tudo esteja bem explicadinho no menu, e nos deu boas sugestões.
De tudo o que provamos lá, após voltar de viagem, fiquei com a certeza de que o restaurante é super autentico. Na prática, para a gente se sentir ainda mais lá, só faltaram as leves, refrescantes e baratas (lá!) cervejas vietnamitas. 🙂
O ambiente é simples e acolhedor, sem grandes luxos e sua decoração remete muito às paisagens e estilo do Vietnã.
Os preços no Miss Saigon são bem razoáveis. Claro que não é aquele mesmo custo baixíssimo típico da comida no Vietnã. Mas ai a culpa nem é do restaurante, é o tal custo Brasil LMas não precisa se assustar não, come-se muito bem gastando uns R$ 70 por pessoa.
O restaurante fica na Alameda dos Jurupis, 1374, ao lado do Shopping Ibirapuera, em Moema. Aliás uma boa ideia é você estacionar no shopping se precisar e ir a pé até o restaurante – não mais que 50m.
O Miss Saigon abre de terça à quinta das 18h00 às 22h15; sexta e sábado das 12h00 às 14h45 e das 18h00 às 22h45; e domingos das 12h00 às 16h30.
Desde a sua inauguração, ainda com o antigo nome de Walt Disney Studio Park, o…
Você já imaginou ter em mãos uma ferramenta que literalmente te dá todos os voos…
Ao norte da ilha de Palawan, onde fica El Nido, situa-se um outro grupo de…
Porque não aproveitar uma viagem à Paris para curtir o Disneyland Park? Se não bastasse…
Viajando para Paris com crianças? Então você precisa colocar no seu roteiro de atrações da…
Pensa em um paraíso literalmente cercado de água por todos os lados? Assim é El Nido.…
This website uses cookies.