Por mais que princesas e cavaleiros corajosos estejam mais para fábulas do que histórias reais, visitar castelos de verdade durante uma viagem à Europa é uma das coisas mais legais que você pode fazer. Então para te inspirar, vamos conferir aqui os (nossos) Top 5 Castelos da Europa.
Eu já disse aqui numa outra oportunidade que uma das coisas que mais me encantam nas viagens é aprender sobre a cultura e principalmente sobre história dos lugares.
Para quem gosta, visitar destinos de viagem cheios de história e conhecer um lugar assim é a chance de imaginar como seria, sem fantasias, a vida num castelo.
Quem nunca imaginou como seria viver num castelo?

Algo que fica claro ao conhecer um pouco mais sobre alguns castelos, é que a vida ali era bem menos glamorosa do que nas histórias de princesas da Disney. Claro que a vida dentro dos muros deveria ser consideravelmente melhor do que a vida daqueles que habitavam o seu exterior.
Mas antes de falarmos dos nossos castelos preferidos, o que define um castelo? O que o difere de um palácio por exemplo? Quando este tipo de construção surgiu?
Em linhas gerais, castelo é uma residência (e que residência!!!) de um nobre, fortificada com muros, torres, fossos e outros dispositivos de defesa.



Diferencia-se dos palácios justamente porque estes não são fortificados. E também não se confundem com as fortalezas, porque estas não serviam como residências de membros da nobreza.
Acredita-se que eles tenham surgido entre os séculos IX e X, depois da queda do Império Carolíngio, quando alguns nobres passaram a estabelecer bases e controlar áreas cada vez maiores.
Justamente por isso, muitos castelos eram tanto a residência no nobre governante local como também a sede administrativa, meio que o centro de cidades que acabaram por surgir nos arredores deles.
Bom, vamos então aos nossos Top 5 Castelos na Europa:
Predjama Castle (Eslovênia)

Comecemos por um dos castelos mais simples e curiosos que já vi, o Predjama Castle – o nome parece difícil, mas é só falar o “j” como se fosse “i”.
Situado aproximadamente 50km de Ljubljana, capital eslovena, portanto perfeito para uma daquelas viagens bate-e-volta, é uma das principais atrações do país.
A maioria dos castelos fica numa posição no alto de uma montanha ou colina, justamente para ter uma vantagem defensiva em relação aos pretensos invasores.
Mas aqui ao invés de usar a geografia para situar-se numa posição mais alta, os construtores do Predjama Castle resolveram usar a caverna ali como parte da construção de forma que o castelo fique absolutamente integrado à natureza local e mais de 120m acima do penhasco existente diante da caverna.
Mas e se alguém invadir? Para onde se foge? Dizem que havia num dos cômodos um túnel que o ligava diretamente para o meio da floresta que circunda o castelo.



O castelo foi construído em 1274 e a estrutura atual é de algo por volta de 1511.
O interior do castelo não só está aberto à visitação como é super interessante porque parte da estrutura da própria caverna foi usada também para dar sustentação aos cômodos. Fora que eles tiveram o cuidado de remontar os ambientes para recriar como eram originalmente.
Castelo de Edimburgo (Escócia)
Como eu disse, muitas vezes cidades inteiras se desenvolvem ao redor de castelos. É o caso do Castelo de Edimburgo, na Escócia.



Situado no topo de um extinto vulcão, aproximadamente 120m de altura, a cidade de Edimburgo desenvolveu-se justamente a partir dele. Tanto que as áreas mais interessantes, como a Royal Mile estão justamente nos seus arredores.
O castelo existe desde o século IX, mas a estrutura que vemos hoje data de algo por volta do século XVI.
Visitar este castelo é uma das atividades mais interessantes para se fazer em Edimburgo, e certamente ele é um dos castelos da Europa com melhor acervo de itens de época.




Dentre tais, destaco a exposição Joias da Corroa (Honours of Scotland) que tem parte (sim!) das joias da Rainha da Inglaterra – o restante está na Torre de Londres.
Ainda falando da realeza britânica, ali ficava guardada a chamada Pedra do Destino ou Stone of Destiny, uma pedra que serve de assento aos monarcas do Reino Unido durante as coroações. Inicialmente ela era utilizada apenas para a coroação de monarcas escoceses, mas foi “tomada” pelos ingleses e levada para Westminster. Voltaremos a ver ela em destaque na coroação do Rei Charles III.
Fora isso ainda existem exposições super interessantes sobre uniformes e armas utilizadas pelo exército escocês e britânico nos últimos 400 anos. Eita povo que curte uma guerra!
Neuschwanstein (Alemanha)

Mais do que um dos castelos mais famosos da Europa, o Neuschwanstein representa o ideal de um castelo no imaginário popular.
Isso é fruto de uma história que muito provavelmente você já tenha ouvido: Walt Disney se inspirou nele para criar os castelos da Bela Adormecida e da Cinderela, e o próprio símbolo da companhia Walt Disney. Então a imagem dele meio que está na sua cabeça desde sempre.
Situado em Füssen, uma cidade pacata nos arredores de Munique, esta é uma das atrações mais visitadas de toda a Alemanha.
O Neuschwanstein é, dentre os castelos citados aqui o mais recente deles, já que foi construído no século XIX, pelo Rei Ludwig da Baviera. Ele também era conhecido como Ludwig, o louco pelas suas ideias excêntricas e modo impulsivo de agir para a época.
Ele incorporou ao castelo muitos dos temas das músicas do seu protegido, o compositor Richard Wagner. Dai a quantidade de referências fantasiosas e heroicas no castelo.



Embora o tour pelo castelo seja incrível, fotografar seu interior é proibido. Então fico devendo as fotos do interior 😭
Uma coisa incrível é que embora tenha um aspecto bastante romântico, remetendo a um passado para lá de distante, ele tem várias modernidades, como água encanada, eletricidade e aquecimento, já no seu projeto original.
A foto clássica do castelo, você consegue a partir de uma ponte chamada Marienbrücke que fica no final de uma trilha sob uma bela cachoeira.


Castelo de Praga (Rep. Tcheca)
Coroando a cidade de Praga está um dos mais interessantes castelos da Europa, o Castelo de Praga ou Hradcany em tcheco.
Como se não bastasse a cidade de Praga ter atrações fantásticas, em especial na sua Old Town, cruzando a Ponte Carlos, sobre o Rio Vltava, está no alto de uma coluna o imponente Castelo de Praga.
É um castelo cheio de superlativos. Se não for o maior, é um dos maiores, com 26 edifícios compreendendo museu, capelas, a Catedral de São Vito, convento, calabouços, jardins e casas, ele tem nada menos do que ½ km de extensão e 45 hectares.




Com as primeiras construções ali datando do século IX, é também um dos castelos mais antigos da Europa.
Diferentemente dos outros castelos deste Top 5, o Castelo de Praga guarda ainda hoje uma importante função administrativa, sendo a sede do governo Tcheco.
Dentre as suas principais atrações estão a chamada Viela de Ouro, onde viveu ninguém mais que Franz Kafka, o Palácio Real, e a Catedral de São Vito (Katedrála Sv. Víta). Só isso já vale a visita!
Alhambra (Espanha)



Fugindo de todos os padrões de castelos da Europa, eis aqui um que eu acho especialmente interessante: Alhambra, na cidade de Granada na Espanha.
Isso porque ele é na verdade um castelo mouro construído principalmente entre os séculos IX e XII em território espanhol, fruto do período em que praticamente toda a Península Ibérica ficou sob o domínio árabe.
Como ele foi construído em épocas muito distintas, é nítida a diferença de estilos, até mesmo aos olhos mais desatentos.
Felizmente depois da retomada do território pelos espanhóis, estes resolveram deixar para a posteridade e nosso deleite uma das mais belas construções da arquitetura islâmica com suas arcadas e jardins.



O Alhambra talvez seja o melhor exemplo de castelo que acaba meio que virando uma pequena cidade de tão grande, já que são mais de 142.000m². Ali você encontra um palácio real, mesquitas, haréns, escolas, oficinas de artes e muito mais.
Ao contrário dos demais castelos que aqui apresentamos, o Alhambra tem uma enorme área verdade e muitos (e belos) jardins. Eu particularmente o acho um dos mais agradáveis desta lista já que não guardaram ali os indícios das batalhas e prisões que certamente existiram nos tempos passados.
E você? Já conheceu algum castelo na Europa que não consta da nossa lista? Conta para a gente! Deixe a sua sugestão!
Booking.com