Viajar é mais do que simplesmente visitar um determinado lugar. É um ato de imersão em diversos aspectos, tais como cultura, sabores, e outras tantas experiências que nos marcam muitas vezes pela vida inteira. Mas há um outro aspecto muito interessante para aproveitamos nas viagens: aprender sobre a história destes lugares. E alguns deles são verdadeiras viagens na história.
Sou um apaixonado por história. É algo que aguça a minha curiosidade e a vontade de explorar o mundo.
Talvez você já tenha notado aqui nos textos do Cumbicão esta paixão por história, seja na quantidade de destinos com forte carga histórica, seja nos detalhes históricos que tento passar para você leitor nos textos.
Novamente, acho que simplesmente ir ver um lugar sem entender o contexto, os motivos de ser desta ou daquela maneira empobrece a experiência de viajar.
Então, vou aproveitar este mote de história para iniciar a série de Top 5 Destinos de Viagem com o tema destinos de viagem mais ligados à história que visitamos até o momento. Mas só 5? É… tive que resistir a aumentar a lista…
Talvez de todos os destinos ligados com história, a única unanimidade nas listas dos desejos dos viajantes seja o Egito.
É um destino turístico que não só respira história, como também depende dela para sobreviver. O que seria do Egito em termos turísticos sem as suas Pirâmides e tumbas?
Nenhuma outra civilização antiga exerce o mesmo magnetismo nas pessoas que o Egito Antigo.
Mas qual o motivo deste fascínio tão grande? São vários, mas acho que podemos citar alguns atrativos que colocam o Egito nesta posição tão destacada.
O primeiro é certamente o mais evidente deles. Nenhuma outra civilização tenha sido tão hábil em deixar vestígios tão suntuosos (para não usar o trocadilho faraônico!) quando os antigos egípcios.
Fora ainda a quantidade de informações que foram registradas nos hieróglifos, o que permitiu milênios depois termos uma visão de como era a vida deste povo. Ou seja, a história do Egito Antigo foi super bem preservada se compararmos com as demais civilizações.
Dá ainda para atribuir o sucesso aos mistérios, alguns reais outros pura lenda, que circundam os antigos egípcios. Veja que até hoje não se sabe exatamente como as pirâmides foram construídas, o que se têm são certezas de algumas etapas e especulações sobre outras.
E por fim, os próprios avanços tecnológicos e culturais alcançados. Basta notar que mais de 3.000 anos atrás, enquanto os europeus ainda viviam em cavernas, os egípcios erguiam pirâmides.
Fala se não é demais???
Desde as ruínas de Pompéia à Roma, carinhosamente chamada de Cidade Eterna, a Itália é mais do que um destino de belas paisagens, boa comida e muita arte, é também uma viagem que respira história.
Talvez pelas ligações culturais que temos com a Itália e referências históricas super presentes, este é um dos primeiros destinos de viagem históricos que vem à mente.
O Império Romano foi sem dúvidas para nós ocidentais a maior referência em termos de império, já que durando nada menos do que 5 séculos, entre 27 a.C. e 476 d.C., ia de onde hoje é a Inglaterra até o Egito e Turquia.
Não é à toa que dá para ver resquícios de ruínas romanas em lugares que nem se imaginava, como por exemplo no Líbano.
Em Roma, por exemplo, para qualquer lado que se caminha, é possível ver ruínas dos tempos do Império.
Quem aí nunca pensou batalhas de gladiadores no Coliseu ou nas corridas de bigas pelas ruas de Roma?
E olha que nem estou falando do Vaticano que é um capítulo à parte da história.
Tem ainda as ruínas de Pompéia ao sul, que são o retrato petrificado em lava de uma tragédia singular na história.
Muitos podem nunca ter ouvido falar do Camboja, mas para quem curte história e aventura, este é um super destino de viagem.
Embora sua atração principal Angkor Wat seja literalmente milenar, esta cidade histórica ficou perdida muitos anos no meio de uma densa vegetação que tomou conta da cidade depois da queda do Império Khmer.
E mesmo já sendo conhecida pelos historiadores, o destino só caiu nas graças dos viajantes depois que Angelina Jolie, ou melhor, ela na pele de Lara Croft (aquela heroína dos games), estrelou uma versão filmada lá do famoso game.
Foi o estopim para Siem Reap, a cidade onde está Angkor Wat, virar um super destino para todo tipo de turista e não só para mochileiros viajando pelo Sudeste Asiático.
Atualmente, por conta disso, o Camboja recebe 5 milhões de turistas ao ano. Só para você comparar, o Brasil recebe aproximadamente 6 milhões anualmente.
A cidade de Angkor Wat, que chegou a ter mais de 1 milhão de habitantes, foi construída ao redor de um templo homônimo que é simplesmente maravilhoso e está incrivelmente preservado.
O que se vê hoje é apenas uma parte desta cidade construída a partir de 800 d.C. e você precisará de pelo menos uns 2 dias para passear por ali.
Então se você está procurando por um destino de viagem com pegada mais histórica no Sudeste Asiático, o Camboja é o lugar!
Experimente falar para alguém que você vai para o México. Provavelmente a primeira coisa que a pessoa via te perguntar é se você vai para Cancun.
Ok, não dá para resistir à beleza das praias da Riviera Maia.
Mas você reparou no nome da região do México onde fica Cancun e outros famosos destinos turísticos mexicanos??? Riviera MAIA!
Pois é, toda esta península do território mexicano foi parte do território dos maias, um dos mais importantes povos nativos do continente Americano. A coisa é tão antiga que estamos falando de um povo cujos vestígios mais remotos datam de coisa como 1.800 a.C.
Então, aproveite a sua viagem e entre um dia e outro nas praias e nos parques da região, e visite os dois maiores sítios arqueológicos da região: Tulum e Chichén Itza.
Garanto que você irá se encantar com estes lugares que atraem mais de 1 milhão de visitantes ao ano e, no caso de Chichén Itza, é uma das Sete Maravilhas do Mundo.
A civilização maia que teve seu declínio mais acentuado depois da dominação espanhola deixou mais do que as belíssimas pirâmides e cidades. Deixaram interessantes conhecimentos sobre astronomia (Chichén Itza, as Pirâmides do Egito e Angkor Wat no Camboja estão perfeitamente alinhadas, mistérios…) – e no campo da matemática.
Quer mais? Os maias deixaram até mesmo um esporte que para alguns seria a semente do futebol moderno.
Mais um destino que combina praias incríveis e muita história, mas agora do outro lado do Atlântico.
A Grécia é um destino que cabe para vários propósitos: uma viagem relax numa ilha, uma viagem mais romântica a dois, ou ainda, uma viagem com um banho de história.
Muito do que temos hoje em termos de filosofia, literatura, medicina, matemática, artes e … história veio da terra de Aristóteles, Platão e Sócrates.
Assim, por mais que você esteja literalmente tentado a correr para uma das muitas e famosas ilhas gregas, a minha sugestão é que você dedique ao menos um dia da sua viagem para passear pela capital Atenas e visitar os principais vestígios da Grécia Antiga.
A civilização grega a grosso modo foi de 1.400 a.C. a 388 a.C. quando os macedônios dominaram a região.
Certa vez eu brinquei que ir à Atenas e não ver a Acrópole é como ir para o Rio de Janeiro e não visitar o Cristo Redentor. Eu evito ao máximo dizer que uma atração tal é imperdível, mas a gente não resiste…
Por mais que o Parthenon tenha sido muito destruído por conta de uma explosão em 1687 e pela ação do tempo, ainda dá para sentir o gostinho de como eram as coisas por ali na época que Platão andava por lá.
E você? Curte história? Já conheceu algum destino de viagem mais histórico? Conta para a gente!
Desde a sua inauguração, ainda com o antigo nome de Walt Disney Studio Park, o…
Você já imaginou ter em mãos uma ferramenta que literalmente te dá todos os voos…
Ao norte da ilha de Palawan, onde fica El Nido, situa-se um outro grupo de…
Porque não aproveitar uma viagem à Paris para curtir o Disneyland Park? Se não bastasse…
Viajando para Paris com crianças? Então você precisa colocar no seu roteiro de atrações da…
Pensa em um paraíso literalmente cercado de água por todos os lados? Assim é El Nido.…
This website uses cookies.