Eu já disse aqui no site algumas vezes e talvez alguns de vocês já tenham notado, mas eu amo um mercado típico. E justamente por conta disso resolvi relacionar os Top 5 Mercados Típicos que mais gostamos até o momento para você influir nos seus roteiros de viagem.
Acredito que quando a gente viaja, busca aquilo que é típico do lugar, aquilo que o diferencia por exemplo do local em que moramos. Penso que são experiências assim que enriquecem uma viagem.
E neste quesito os mercados são uma excelente experiência de viagem por que de um lado revelam como as pessoas vivem num lugar e do outro, são uma legítima expressão da cultura local.
Beleza, mas o que defini-se por mercado neste contexto. Eu gosto de uma definição mais ampla, e esta será a que utilizarei aqui.
Claro que não estou considerando para isso simplesmente um supermercado. Bem, se olharmos o Walmart, ele até seria algo tipicamente americano. Brincadeira! 🤣
Estou aqui falando de lugares que efetivamente são representativos do modo de vida local. Que comercializam produtos, sejam eles itens alimentícios ou artesanato que são típicos do lugar.
Apenas para dar um contexto talvez mais próximo da realidade brasileira, seria algo como o que temos em muitas cidades no Brasil, ou seja, aqueles mercados municipais com frutas típicas, pratos regionais e e artesanato.
O que vale no final das contas é a originalidade. Ok?
Grande Bazar (Kapali Çarsi)
Por mais que esta lista não tenha sido pensada em termos de um ranking, não tenho dúvidas de que o primeiro mercado típico que vem à minha mente quando do assunto é este tipo de lugar é o Bazar de Istambul.
O famoso bazar da capital turca é o melhor exemplo de mercado típico que eu poderia imaginar para começar esta lista.
Ele tem uma série de vantangens, a começar pelo seu tamanho. O Grande Bazar de Istambrul deveria se chamar Enorme Bazar de tão absurdo que é o seu tamanho. Duvida? São 58 ruas e mais de 3 mil lojas!!! Precisaria de uns bons pares de dias para conhecer tudo lá.
Construído quando Istambul ainda era Constantinopla, este mercado típico data de 1453, ou seja, é parte da história.
Some ainda o fato de que no Grande Bazar você encontra tudo quanto é típico da Turquia. E não é pouca coisa não. São tapetes, jogos de chá, artigos de couro, jóias e as onipresentes (e lindas!) lanternas.
Esteja atento ao fato de que por tratar-se de um país muçulmano, o ritual da pechincha é obrigatório, tanto para você econimizar uma grana quanto para cumprir com a etiqueta local que sempre espera uma chorada no preço de tudo.
E quando você cansar de perambular pelas ruas do Grande Bazar, dá para fazer uma pausa para um chá ou ainda ir curtir um banho turco.
Street-markets de Hong-Kong
Quem disse que mercados típicos precisam ser organizados para serem interessantes? Muito pelo contrário!!! Às vezes quanto mais zoado melhor, no sentido de mais interessante e típico.
E neste quesito os street-markets da famosa ilha de Hong-Kong são únicos.
Para quem não lembra ou não sabe, Hong-Kong é dividida em duas partes, a parte insular chamada de Hong -Kong e a continental, denominada Kowloon. É nesta porção continental que estão os mais interessantes e agitados street-markets.
Mas o que é um street-market? Bem, como o próprio nome diz, é um mercado de rua, algo que seria mais ou menos a nossa feira livre.
Porém em Hong-Kong, eles fazem as vezes de mercados típicos, já que vendem de tudo: gêneros alimentícios e um monte de bugigangas legais e baratas.
Só por isso a visita a um street-market em Hong-Kong já valeria a pena, mas há ainda um outro fator. Como lá muita gente faz a maior parte das refeições nas ruas, porque as residências muitas vezes nem cozinha têm de tão pequenas, muita gente só come na rua.
Então estes mercados acabam sendo no final um enorme restaurante (barato) ao ar livre.
Mais do que simplesmente ir lá comprar uma bugiganga ou outra, sugiro que você aproveite para observar como aquele caos todo se insere na vida das pessoas.
Existem alguns street-markets que são exclusivos para um tipo de produto, como o Flower Market, o Yuen Po St Bird Garden que vende aves de estimação, o Golden Fish Market para peixinhos dourados e outros animais de estimação e o Jade Market onde vende-se a pedra preciosa típica da região.
E de outro lado outros que são mais variados como o Ladies Market e o Temple Street Night Market, que como o nome diz, funciona durante à noite. Ou seja, não será por falta de tempo que você deixará de conhecer um típico mercado em Hong-Kong.
Mercado San Miguel de Madri
Eu estava aqui com uma lista de mercados mais focados em uma experiência gastonômica e a lista estava beeeem grande, o que estava dificultando demais escolher apenas um.
Mas resolvi fazer um esforço e escolher apenas um, e neste quesito optei pelo Mercado San Miguel de Madri.
Situado no centro histórico de Madri, logo rodeado de muitas e boas atrações, o Mercado San Miguel é um dos, senão o melhor lugar da cidade para um pit stop para uma refeição rápida no melhor estilo local: tapas.
Neste mercado centenário com mais de 10 boxes você encontra os mais típicos petiscos (tapas) locais: jamón, sardinhas e azeitonas recheadas, empanadas, frutos do mar, burratas e muito mais. Tudo isso regado a muito vinho local e cervejas.
É um lugar para comer bem gastando pouco dinheiro.
Há um único porém… Ele está praticamente sempre lotado. Sinal de que realmente é uma super atração em Madri. Minha sugestão: tente visitar ele fora do horário de pico almoço / janta, ou leve uma dose extra de paciência. 🤣
Khan Al Khalili
Juntamente com as Pirâmides, a região conhecida como Cairo Islâmica é uma das grandes atrações da cidade justamente por ser o reflexo do que há de mais típico, e é claro que ela tem o seu mercado.
O nome não é fácil, mas encantar-se durante um passeio pelo Khan Al Khalili é fácil.
O Khan Al Khalili é uma das principais atrações turísticas do Cairo e está sempre cheio tanto de locais quanto de turistas que andam pelas suas vielas atordoados com a quantidade de itens que vão desde artigos de couro à réplicas de papiro; de essências à souvenires variados.
Um dos maiores trunfos do Khan Al Khalili é que praticamente não tem nada industrializado naquele esquema made in China. Quase tudo ali é artesanato e tem muita coisa que você literalmente vê o artesão trabalhando nas peças.
Tem sim muita coisa interessante e com bom preço. Só é preciso uma dose extra de paciência para primeiro lidar com o assédio dos insistentes vendedores, e no final pechinchar muito porque os preços iniciais são sempre super inflacionados.
Além de muita coisa legal para comprar ou simplesmente ver, há ainda uma boa oferta de lugares para comer, como por exemplo o famoso Naguib Mahfouz Coffee Shop.
Eu particularmente gostei demais do Khan Al Khalili por um motivo muito específico: ele é super fotogênico. Um dos melhores lugares do Cairo para fotografar.
Feiras de Natal na Europa
Se você vai viajar para a Europa na época do Natal, não deixe de visitar uma das muitas feiras de Natal, que nada mais são do que mercados típicos deste período do ano.
Quase todas as cidades européias têm uma feira de Natal assim numa praça importante. As da Alemanha são bem famosas, mas existem outras que são bem conhecidas também.
Tivemos a oportunidade de visitar uma feira de Natal em Praga, e na Polônia (Varsóvia e Cracóvia) e literalmente nos apaixonamos por elas.
Além da linda decoração de Natal, o que já torna elas super interessantes, estes mercados típicos ainda têm como atrativos a venda de produtos regionais como decoração de Natal e pratos típicos.
Foi na feira de Natal de Praga que conhecemos aquela maravilha do Trdlo, aquele doce assado com açúcar e canela cujo cheiro maravilho impregna na memória de todos os viajantes.
Para quem gosta de comprar decoração de Natal como souvenir de viagem, é um paraíso em razão da qualidade de originalidade dos itens.
Além disso normalmente estas feiras de Natal ainda têm apresentações de músicas natalinas e coral.
E você? Que mercados típicos recomendaria nesta lista?