Se cuida Facebook/Instagram! Este talvez teria sido um título melhor para este artigo diante da novidade que recebi do TripAdvisor. Por que? Pela simples razão de que a gigante do setor de turismo está iniciando uma nova fase do seu negócio: tornar-se uma rede social.
Sim, isso mesmo!
Sabe aquele site super útil onde você costuma checar se um hotel é bom ou não? Se um operador local é confiável ou não? Se um restaurante é de fato tudo aquilo que falam?
Então, agora eles resolveram, nas palavras do seu CEO e co-fundador, Stephen Kaufer, proporcionar uma “experiência de viagem social, permitindo que os usuários encontrem inspirações e recomendações relevantes, e se tornar o lugar certo para planejar a viagem perfeita”.
A ideia é que as pessoas sigam seus amigos e especialistas em viagem criando uma enorme teia de informações e compartilhamentos.
Na prática, olhando assim, parece uma rede social como qualquer outra. Porém, não nos esqueçamos que a maior característica do TripAdvisor sempre foram os reviews e consequentemente a quantidade de informação útil ali existente para quem quer fazer uma viagem.
Caso você não saiba, no TripAdvisor existem mais de 661 milhões de avaliações e opiniões de usuários.
E qual a importância disso? Estudos feitos pela Oxford Economics em 2017, mostram que o TripAdvisor influenciou US$ 546 bilhões (10,3%) do total em gastos anuais com o setor de turismo. E dados deste ano da consultoria comScore mostram que 60% das pessoas que reservaram viagens online visitaram o TripAdvisor durante o processo de planejamento. Focando apenas as consultas relacionadas a hotéis, o percentual sobe para 74%. Imagina, 3/4 das pessoas que reservaram hotéis no mundo usaram o TripAdvisor.
Dá para imaginar o potencial de uma base de dados desta quando somada à uma rede social super focada???
Já ia me esquecendo: há ainda o sistema de reservas do TripAdvisor, onde a pessoa pode ela mesma fazer a reserva de um hotel.
Neste contexto, a promessa da empresa de juntar de um lado o dinamismo e as interações das redes sociais com o conteúdo do site tradicional promete uma super plataforma que tem tudo para fazer muito sucesso entre aqueles que como nós, ama viajar.
Além dos viajantes em si, criadores de conteúdo como este que lhes escreve, marcas atuantes no mercado (gigantes como por exemplo: National Geographic e GoPro) deverão participar da iniciativa injetando muito mais conteúdo, interação e dinamismo à plataforma.
O TripAdvisor promete inclusive a possibilidade de você criar ali mesmo um planejamento de viagem que pode depois ser compartilhado com outras pessoas para que elas possam montar seus próprios planejamentos ou simplesmente inspirar-se naqueles já existentes.
A ideia é que você tenha uma página inicial, como o Facebook, onde são mostradas informações personalizadas, fotos e vídeos publicados por experts ou as dicas de amigos que foram ou estão viajando para o destino que você pretende visitar.
Os perfis poderão ser tanto abertos quanto privados, o que garantirá uma maior privacidade para quem assim desejar.
Uma funcionalidade que pareceu bastante interessante é a opção de criar itinerários que irão ser transportados para um mapa, facilitando assim a sua consulta durante a viagem. Genial em termos de planejamento.
A nova plataforma busca com as suas novas funcionalidades inspirar as pessoas a conhecer novos destinos.
É neste ponto particularmente eu acho que ela pode realmente decolar, já que dependendo de forma como isso for feito, poderá ao menos aguçar a curiosidade das pessoas sobre novos destinos, especialmente aqueles menos desconhecidos do público em geral.00
Já estamos testando o beta da plataforma e inserindo algumas dicas de viagem lá. Quando entrar no ar, não deixe de seguir o Cumbicão no TripAdvisor hein!!!
E você, o que achou da ideia? Toparia usar uma rede social focada em viagens?