Crônica

Uma breve crônica pré embarque

Eu + mapa mundi = viagem. Assim como a maioria das crianças da minha época, eu tive vários álbuns de figurinhas, Copa do Mundo; Fórmula 1 e por ai vai.

Mas o meu preferido foi um que ganhei aos 6 ou 7 anos. Um álbum figurinhas com bandeiras de países e cuja capa se desdobrava em um grande mapa mundi. Sim, eu sei, meio exótico para uma criança…

Ainda existiam países como URSS (não, não é Rsss – acho que a maioria dos mais jovens nem deve lembrar o significado desta sigla – União das Repúblicas Socialistas Soviéticas); Iugoslávia; e pasmem, existiam até mesmo duas Alemanhas!!!

Lembro bem que eu e o meu pai costumávamos brincar de sortear a bandeira de um lado e caçar o país no mapa. Putz, como era difícil achar Luxemburgo; Andorra; ou Barbados!!!

Talvez por conta desta brincadeira eu tenha me tornado um aluno razoável de geografia na escola. Ao menos sabia onde ficava a maioria dos países e suas capitais.

Mas mais que isto. Esta brincadeira e, sabe Deus lá mais o que, despertou em mim uma enorme amor por viagem, vontade de querer conhecer o mundo, culturas e lugares diferentes; aguçando o meu espírito viajante.

Hoje, às vésperas de uma nova viagem, talvez uma das mais distantes delas (e que espero render bons posts), e olhando para este retrato figurativo do mundo que hoje tenho em casa, bate um certo saudosismo daquela brincadeira e um grande sentimento de gratidão por tudo e mais este “detalhe”.

Obrigado Pai. 

Diogo Avila

Veja os comentários

  • é emocionante ler este seu comentário, são detalhes da vida, de uma criança que na maioria das vezes, passa desapercebido,e o significado interior é imenso.Sei que tudo isso tem a ver com a sua maneira diferente e especial de ver as coisas, de ser.... portanto te faz uma pessoa interiormente abençoada.
    te amo muito ,obridgada por você existir.
    Sua mãe

  • Obrigado Filho, pela citação. Boa viagem, sempre. Vá e volte com DEUS que é o dono deste mapa, e de outros, onde todos que ele criou vivem em nem tanta harmonia como ELE gostaria e que alguns de nós apoiam completamente, desejando que este mundão venha um dia a ter uma unica bandeira, uma unica moeda, um unico pensamento e vontade: Paz e Amor de todos para todos. E tudo isso mesmo com várias cores de pele, varias linguagens, varios costumes, e até mesmo com vários conectores eletricos (veja que nem em um mísero detalhe o Ser Humano ainda não chegou a um ridículo acordo, mas é prá isto que estamos aqui).

Posts recentes

Sighișoara, a joia medieval da Romênia

Apesar da maioria das pessoas quando se fala em Transilvânia pensar apenas em Brasov e…

6 de abril de 2025

Sibiu, uma excelente introdução à Transilvânia

Aninhada no coração dos Cárpatos, Sibiu, com toda a sua beleza e história do período medieval,…

4 de março de 2025

Transfăgărăşan: uma das estradas mais espetaculares do mundo

Se você planeja viajar de carro pela Romênia, anote aí este nome complicado: Transfăgărăşan Road, uma…

26 de fevereiro de 2025

Drácula: a realidade é pior que o mito

Já imaginou ter como seu maior garoto propaganda o Conde Drácula? Acho que nenhum país tem…

9 de fevereiro de 2025

Romênia, sério ?!?! Por que viajar para lá?

“Romênia??? Por que viajar para lá?” Esta foi a principal reação das pessoas quando respondi…

3 de fevereiro de 2025

Luxemburgo, uma viagem para um dos menores países do mundo

Você monta uma viagem para dois destinos e nota que no caminho entre eles existe…

16 de janeiro de 2025

This website uses cookies.