Se você como nós tem filhos e não abre mão de viajar, talvez já tenha se perguntado sobre outros destinos de viagem com crianças além daqueles tradicionais, tipo Disney, hotéis fazenda, parques aquáticos e etc. Se você está procurando por destinos de viagem diferentes para curtir as próximas férias, veja só esta lista de destinos de viagem com crianças fora do óbvio que preparamos para te inspirar.
Quem acompanha o site sabe que como muitos casais a nossa vida de viajante foi levemente adaptada à chegada do Cumbiquinho.
Quando digo levemente é justamente porque nunca deixamos de viajar, nem tampouco de ir a destinos que nem sempre estão na lista de pais-viajantes.
Sempre tivemos em foco a ideia de que ele é que se adaptaria à nossa realidade, e não o inverso.
Eu sei que eventualmente alguém pode estar pensando que isso é perverso ou sei lá o que. Mas deixa eu explicar melhor para mostrar onde quero chegar.
Por mais que alguma adaptações tenham sido feitas no nosso estilo de viagem para poder garantir para ele o necessário conforto, segurança e diversão, nunca fizemos aquele papel de escravos da criança.
Nunca tivemos aquele perfil de só vou com criança em destino para criança; raríssimas vezes pedimos para ele “pratos kids” em restaurantes (para ele poder experimentar os sabores locais); e tal. É sobre isso que estou falando.
Muito mais do que pensar em como dar os primeiros passos para viajar mais e melhor com os pequenos (aliás sugiro a leitura dos posts Viajando com Crianças: o que aprendemos até agora e Viajando com crianças – O que aprendemos dos 2 aos 4 anos), o nosso objetivo sempre foi o de abrir horizontes não só para pais viajantes, como para todo o tipo de público que busca novos destinos.
Tanto que eu não vejo o Cumbicão como um site exclusivamente para viagem com crianças, mas sim um site de viagem geral com viagens que podem perfeitamente comportar os interesses de viajantes de todas as idades.
Bem, traçadas algumas premissas, vamos à nossa lista de melhores (até agora) destinos de viagem (fora do comum) com crianças.
Sinceramente confesso que foi super difícil fazer este Top 5, já que a lista de destinos para os quais já fomos com o Cumbiquinho supera em muito aqueles viajados sem ele. Sinal de que conseguimos cumprir o objetivo que lhes contei acima e provar que ser pai/mãe não é abrir mão de viajar.
O fato é que, por mim, eu colocaria todos os destinos de viagem visitados com ele, pois embora sejamos um tanto mais arrojados que a maioria, levando ele para destinos como Vietnã, Maldivas, Egito, Líbano e tantos outros, tenho que ser realista e ver que nem sempre as pessoas estão dispostas a certas aventuras.
Mas por outro lado, não espere ver nesta lista destinos como Orlando ou Beto Carrero que embora sejam sim incríveis para crianças e adultos, não são assim… fora do óbvio. Combinado?
Ok, não é Flórida, mas é ali perto! 😂
Sim, a região da Riviera Maia que inclui a famosa Cancun e também lugares super interessantes como Playa Del Carmen, Cozumel e Tulum é um super destino de viagem com crianças.
E os atrativos da região não são poucos.
São praias de areias brancas e água azul ideais para relaxar e deixar os pequenos brincando tranquilamente.
Cansou de tanta praia? Que tal curtir um pouco de história com as crianças.
Quem acha que eles não se interessam sobre isso irá se surpreender.
Basta usar uma abordagem mais condizente com a realidade deles. Uma Tulum vira um labirinto… Chichém Itza a cidade fantasma… A gente inventa sim algumas coisas lendas no caminho, mas aproveita para ensinar muita coisa nas viagens. Fora que ainda dá para usar e abusar daquilo que eles assistem nos desenhos.
Mas a cereja do bolo são mesmo os parques da rede Xcaret. Sim, parques. Atualmente existem vários parques temáticos nos arredores de Cancun que oferecem desde atrações culturais, passando por zoológicos, parques aquáticos e de aventura.
Separe ao menos uns dois ou três dias para curtir todos eles se assim você desejar. Só não volte de lá sem conhecer ao menos o mais famoso deles, o Xcaret.
Tudo isso numa infraestrutura que é super bem preparada para receber até mesmo quem faz a sua primeira viagem com crianças.
Você não terá nenhuma dificuldade em encontrar um hotel ou um imóvel para alugar.
Há uma grande oferta de restaurantes que servem todo o tipo de comida, e até mesmo supermercados de grande porte como Wallmart.
Ou seja, ainda que você esteja acostumado a viajar apenas aos EUA pelas facilidades oferecidas e previsibilidade, saiba que esta região do México em nada fica devendo nestes quesitos para destinos como a Flórida, por exemplo.
Quer mais uma vantagem? É relativamente perto do Brasil e o custo bem menor que nos EUA, por exemplo.
De um dos mais próximos para o mais distante destino desta lista: Dubai.
Se você sempre olhou uma viagem para o mais famoso destino turístico do Oriente Médio como algo impraticável para os pequenos viajantes, saiba que justamente por ter atrações para todos os gostos, bolsos e idades, Dubai é um dos mais incríveis destinos de viagem com crianças que conhecemos.
A velocidade com a qual Dubai inaugura atrações e a quantidade delas é tamanha que, depois de quatro viagens para lá (até a data deste post) ainda não conseguimos conhecer tudo.
E sim, tem muita coisa boa para fazer com as crianças em Dubai.
Na minha opinião, as atrações de Dubai que mais se destacam ao olhar de quem viaja com crianças estão divididas em três grupos: atrações dentro dos shoppings; parques aquáticos e parques de diversão indoor.
Comecemos então pelas atrações que talvez alguns até já tenham ouvido: aquelas dentro dos shoppings centers de Dubai.
Como já disse em alguns outros posts, Dubai também atende pelo apelido de “do buy”, já que é um excelente destino de viagem para compras. Aqui você confere o post com algumas das melhores dicas de compras em Dubai.
Mas os dois principais shoppings da cidade o Mall of Emirates e o Dubai Mall, que são gigantescos, têm também interessantes atrações.
Para ficar em apenas duas delas, o Mall of Emirates tem a maior pista de ski indoor do mundo (com neve de verdade!), e no Dubai Mall você encontra o Dubai Aquarium, um dos melhores aquários do mundo.
Se você não gosta ir ao shopping, desculpe, mas acho que vale a pena!
Como já disse em outros posts sobre a cidade, Dubai é quente como o inferno no verão e quente como uma frigideira no resto do ano. Ok, exagerei… dizem (só fomos no verão) que no inverno é menos quente, mas ainda bem quente.
E nada melhor do que aproveitar o calor local num dos muitos parques aquáticos da cidade. Nas viagens que fizemos tivemos oportunidade de conhecer o Atlantis e o parque da LEGOLAND e adoramos ambos, embora tenham propostas diferentes – o último é mais para o público infantil.
Ainda falta conhecer o Wild Wadi Waterpark, mas já está na lista.
Ainda que o fluxo de turistas justifique facilmente a existência de vários parques de diversão como conhecemos, ou seja, a céu aberto; isso é um tanto quanto complicado em Dubai justamente por conta do calor escaldante.
Não teria, por exemplo, a menor condição de ficar esperando nem sequer 15 minutos numa fila no sol como acontece numa atração da Universal Studios. Ao final de um dia você estaria um pimentão!
Mas como em Dubai dinheiro e espaço não são problemas, eles inventaram os chamados parques de diversão indoor.
Sim, ainda que existam algumas atrações a céu aberto, boa parte delas, quando não a maioria, são cobertas.
Já dá para imaginar por ai o tamanho das estruturas!!!
É por isso que eu brinco que Dubai é megalomaníaca.
Nas nossas viagens à cidade conhecemos o parques que ficam devendo pouco ou nada (depende do gosto) aos parques de Orlando.
Ok, é verdade que faltam ainda aquelas montanhas russas do Busch Gardens / Six Flags ou a fantasia de um Magic Kingdom, mas acho que não vai demorar muito para vermos algo como Disneyland Dubai… Anote ai a minha profecia!!!
O primeiro que eu gostaria de citar é um bom exemplo de como este caminho está meio que aberto, já que o parque da MOTIONGATE que muito se assemelha a uma Universal Studios.
Um outro parque indoor, que aliás é considerado o maior deste gênero no mundo é o IMG Worlds of Adventure.
Isso tudo para não falar na possibilidade de esticar até Abu Dhabi, onde você também encontra excelentes opções como por exemplo o Parque da Ferrari.
E pode ter certeza, há mais ai por vir…
Mas e as praias?
Bem, eu não sou muito fã das praias em Dubai. O motivo é que elas me parecem artificiais demais, a água é quente e praticamente não tem infraestrutura como a que estamos acostumados. Exceção apenas para as praias de alguns hotéis que são pé na areia.
Ainda que as praias de Dubai não ofereçam lá aquela super experiência que uma praia no Caribe ou outro destino de praia propriamente dito oferece, há uma atração que me agrada muito como experiência para fazer com os pequenos que são os chamados Desert Safaris.
Disponíveis tanto em Dubai quanto em Abu Dhabi, onde fizemos, eles são passeios de final de tarde – noite onde você vai com um guia e um veículo 4×4 para o meio do deserto fazer atividades que vão de ver de perto camelos a andar de quadriciclo, ver um pôr do Sol fantástico e para fechar um jantar no meio do deserto com direito a observação de estrelas.
Salvo pela questão do voo (sim, a maioria acha longe demais – eu não 😂!), todo o restante é perfeito para quem viaja com crianças. O custo é excelente; a rede de hotéis super variada; restaurantes para todos os gostos; e a infraestrutura geral talvez uma das mais perfeitas para receber os pequenos viajantes.
Vai por mim, Dubai é o destino para viagem com crianças!!!
Que tal uma dobradinha de dois destinos de praia com tempo ensolarado o ano inteiro?
Quer mais? E se eu te disser que é relativamente perto e com excelente custo-beneficio?
Sim, as ilhas caribenhas de Curaçao e Aruba são excelentes destinos para uma viagem com crianças.
Já tive a oportunidade de viajar duas vezes para o arquipélago e posso te garantir que é um dos melhores destinos de viagem da região.
E os motivos para isso são vários.
O primeiro é o clima. Quem já pesquisou uma viagem para o Caribe sabe que o período entre agosto e novembro é conhecido como temporada de furacões no Caribe e na porção mais sul da costa leste dos EUA. A exceção a esta situação climatológica é justamente a dupla acima que fica completamente fora da rota dos furacões.
A grande vantagem disso é que você pode ir para lá qualquer época do ano.
A prova e que praticamente não chove e sempre faz calor eu vivenciei nas duas vezes em que fui para lá e comparei com outros destinos visitados na mesma época.
Fizemos viagens ao Caribe sempre no inverno do hemisfério norte, e apenas em Aruba e Curaçao tivemos realmente sol e calor o tempo todo. Já fomos para Cancun, Cuba, e Bahamas nesta mesma época e pegamos alguns dias realmente gelados.
Quer mais?
Por mais que não exista (na data deste post) voos diretos para estas ilhas, as opções de conexões é grande. Você pode ir por exemplo por Bogotá (como fizemos) ou pelo Panamá, sendo que em ambos os casos estamos falando de voos super curtos.
Trata-se de uma viagem com um custo super interessante, já que as ilhas têm uma enorme variedade de categorias de hotéis e você ainda pode alugar um imóvel para ficar. Fizemos isso em Aruba e adoramos.
Há uma excelente variedade de restaurantes e uma comida local que em muito se assemelha com a nossa, portanto os pequenos provavelmente não estranharão os sabores.
Em termos de infraestrutura, espere encontrar algo que embora não seja excepcional, não fica devendo em nada para outros destinos de praia por ai. Supermercados locais oferecem todos os itens que você pode precisar, de comida para bebê à itens de praia essenciais.
Mas e as atrações?
Hum, aqui está mais um, senão o maior trunfo destas ilhas: as praias.
Tanto em Aruba quanto Curaçao as praias são as mais perfeitas para você curtir com crianças que já vi.
Areia fina branca, muita sombra nos arredores (às vezes árvores, noutras guarda-sol), boa infraestrutura de serviços, e o melhor: um mar que mais parece piscina.
O Cumbiquinho estava ainda aprendendo a nadar, e mesmo com sua boia já dava as algumas boas braçadas, portanto a ausência de ondas nos dava a tranquilidade de em algumas oportunidades simplesmente soltar ele para nadar livremente na praia.
Isso sem contar que a variedade de praias é enorme. Mesmo percorrendo boa parte das ilhas, conseguimos conhecer apenas algumas delas.
As capitais destas ilhas tem um charmoso e tranquilo centrinho comercial com bares e restaurantes que são perfeitos para uma caminhada com os pequenos.
No caso de Curaçao além das praias, destaco também o belo Aquário de Curaçao que tem muita coisa interessante, além de uma praia linda ao lado.
Dentre os destinos de praia que conhecemos por ai, certamente o que eu mais indicaria para quem viaja com crianças é a dobradinha Aruba – Curaçao.
Quando estávamos pensando no primeiro destino intercontinental para viajar com o Cumbiquinho, o primeiro que veio à minha mente foi o Canadá.
Por sorte a Sra. Cumbicona colocou o meu espírito arrojado de volta para a realidade: é um destino perfeito, mas talvez nem tanto para o que eu queria vs. os 7 meses de idade dele. O motivo: justamente aquilo que eu tanto queria fazer: alugar um motor-home.
Felizmente deixamos para uma outra oportunidade e tivemos condições de explorar o país (praticamente) inteiro e ele aproveitar 100% da viagem.
Imagine um destino onde de um lado você encontra cidades com muitas atrações para os pequenos, e de outro destinos rodeados de natureza onde onde as crianças podem brincar muito. Tudo isso com uma das melhores infraestruturas e receptividade do mundo.
Só não tem praia, mas ai é exigir demais, né?
Sim, esse é um breve resumo de uma viagem ao Canadá com crianças.
Em termos de facilidades, este é um dos destinos mais tranquilos desta lista.
Você encontra com facilidade voos diretos ligando algumas cidades brasileiras e metrópoles canadenses. Ou se preferir ainda dá para facilitar o acesso ainda mais juntando com algum destino nos EUA – embora eu ache que o Canadá merece uma viagem exclusiva.
Para quem está acostumado às comodidades e aquela certa previsibilidade, o Canadá oferece tudo isso e muito mais.
Tudo o que você encontra de facilidade em termos de infraestrutura nos EUA encontrará no Canadá, com uma vantagem: é muito mais tranquilo. Se os EUA já é tido pelos brasileiros como um destino seguro, o Canadá é ainda mais. O maior risco é você topar com um urso na floresta. Kkkkk
Os hotéis são super receptivos aos pequenos viajantes, há uma enorme variedade de tipos de restaurantes, e as atrações sempre têm um olhar especial para com as crianças.
Só para dar um exemplo rápido, em todos os parques florestais estaduais eram distribuídos livrinhos de atividades para as crianças. Coisa simples, com historinhas, desenhos para colorir e joguinhos, tudo pensando em instruir as crianças sobre os parques. O Cumbiquinho fez uma coleção deles!
Mesmo sendo um país continental como o Brasil, viajar por lá é bastante fácil. A malha de voos é enorme e as estradas fantásticas. Você pode tanto alugar um carro para viajar entre as metrópoles quanto alugar um motor-home, o que é super indicado para lugares como por exemplo as Montanhas Rochosas.
Mas vamos às atrações do Canadá e o porque este é um super destino para viagem com crianças.
Nas grandes cidades há sempre muitas áreas verdes para as crianças brincarem. Todas elas têm sempre um parque bacana. Cito aqui os bons exemplos de Vancouver e de Calgary que têm parques incríveis que são verdadeiras atrações turísticas para os pequenos com seus parquinhos e espaços para por exemplo andar de bicicleta em meio à natureza.
Existem ainda museus fantásticos como o Royal Ontario Museum em Toronto, que perde por muito pouco para o Museu de História Natural de NY, de tão interessante que é.
Isso para não falar dos aquários que são incríveis. Sugiro neste quesito os de Québec e de Toronto que são enormes e que certamente irão entreter os pequenos viajantes.
Uma vantagem que o Canadá tem e que não me lembro de nenhum outro país ter é a questão da duplicidade de idioma (inglês e francês), o que possibilita à criança vivenciar duas culturas diferentes, já que existem diferenças marcantes entre o chamado Canadá Inglês e o Francês.
Todavia, penso que o maior trunfo seja a natureza.
Especialmente na costa oeste (Oceano Pacífico), e ainda mais na região das Montanhas Rochosas (a mais bela do país), você encontrará uma série de parques nacionais com muitas atrações que vão de trilhas à cachoeiras; de lagos à geleiras.
É o lugar perfeito para avistar animais selvagens como ursos; fazer trilhas pela floresta; canoagem; esquiar e muito mais.
E como a maioria das crianças hoje em dia vivem “presas” em selvas de concreto, estar em meio à natureza assim é uma oportunidade e tanto.
Acho que nem preciso dizer o quanto perfeito esta região é para acampar ou alugar um motor-home. Sim, virei entusiasta deste tipo de viagem depois da nossa experiência e acho que uma viagem para lá sem isso perde boa parte da graça.
Para as crianças a experiência da “casinha” sobre rodas é algo muito lúdico e traz boas memórias de viagem para eles. Eu garanto!!!
Por isso o Canadá é um destino que tem um lugar especial no nosso coração até hoje.
Talvez você esteja achando estranho a Suíça figurar nesta lista.
É… definitivamente não é algo comum, mas tem um motivo.
Muitas vezes, quem faz uma primeira viagem com crianças, especialmente pequenas, procura por destinos que consigam alinhar previsibilidade e infraestrutura adequada para receber os pequenos viajantes e os pais de primeira viagem mais receosos.
Este foi justamente o nosso caso, já que além de uma questão familiar (as origens da família da Sra. Cumbicona) procurávamos um destino que fosse tranquilo e tivesse boa infraestutura para a primeira viagem intercontinental do Cumbiquinho.
E nestes aspectos a Suíça é imbatível.
O primeiro quesito que chama a atenção numa viagem à Suíça é o quanto o povo é receptivo às crianças. Quem acha que europeu é frio com crianças não conhece os suíços… Elas são super bem recebidas em todos os lugares, sem exceção.
Os restaurantes e hotéis são mais do que perfeitos para os pequenos viajantes.
Absolutamente em todas as cidades e vilarejos pelos quais passamos no nosso giro de mais de 20 dias pelo país, foi super fácil encontrar dois itens essenciais para quem viaja com crianças pequenas: trocadores limpos e comida para bebê.
Locomover-se por lá com crianças é incrivelmente fácil e agradável, esteja você com um bebê ou com crianças maiores.
Para os que como nós forem com carrinho de bebê, os trens e bondes são super bem adaptados (o que também é uma boa para os cadeirantes).
Muitos trens tem inclusive vagões especialmente desenhados para os pequenos viajantes. Neles há, guardadas as devidas proporções que o espaço comporta, um pequeno playground.
Viajar de trem pela Suíça é sem dúvidas uma grande vantagem.
De um lado você tem a segurança e previsibilidade (nada atrasa!) e de outro o conforto e o prazer da viagem em si que para as crianças maiores acaba sendo uma experiência bastante diferente e interessante.
Mas e as atrações?
Por mais que tenhamos viajado com o Cumbiquinho com apenas 7 meses, e portanto naquela época nem precisávamos nos preocupar muito se as atrações seriam ou não interessantes para crianças, pude já notar algumas coisas que hoje seriam super relevantes.
A Suíça tem uma excelente quantidade de atrações que podem facilmente entreter os pequenos viajantes.
Nas cidades, você encontra museus interessantíssimos. Para ficar apenas em um exemplo, cito o Museu do Transporte em Lucerna.
Ele é um museu completamente interativo e cheio de oportunidades para aprender brincando. Ele abarca literalmente todos os meios de transporte e a história de cada um deles. É tão grande que você pode facilmente passar uma manhã ou uma tarde inteira nele.
Se a criança sabe andar de bicicleta, todas as cidades são super friendly para ciclistas e você encontrará muitas lojas que alugam bicicletas (inclusive para crianças) e algumas que oferecem passeio guiados. isso é algo que eu quero fazer numa volta à Suíça.
Igualmente interessantes são os passeios de barcos nos lagos. Sim, a Suíça tem muitos e lindos lagos nos quais além de nadar (existem praias públicas e privadas) dá para fazer passeio em charmosos barcos ou simplesmente alugar caiaques, por exemplo.
Agora esta é para deixar a garotada se lambuzar.
A Suíça é mundialmente conhecida por dois produtos: queijos e chocolate.
Não só algumas das melhores fábricas de chocolates estão lá, como é possível visitar elas. Estas visitas normalmente são feitas em um tour guiado onde você aprende sobre o processo de fabricação do chocolate, história desta delícia e é claro, uma incrível degustação no final.
É um programa muito, mas muito gostoso e para qualquer idade!
Se neve é a primeira coisa que vem à sua mente ao pensar Suíça, e se com isso você logo imagina brincar com as crianças na neve, saiba que sim, é um destino perfeito para isso.
Até mesmo no verão suíço você encontrará boas opções de destinos onde é possível se divertir na neve. Basta para tanto escolher uns dias em uma região mais montanhosa, como por exemplo os arredores de Zermatt ou Interlaken.
A partir de cidades como estas você pode fazer passeios de um dia e curtir a neve, seja para esquiar ou simplesmente arremessar umas bolas de neve.
Bem estes foram os nossos Top 5 Destinos de Viagem com Crianças fora do comum, até o momento. Kkkkk
E você que destino com crianças fora do comum sugeriria?
Desde a sua inauguração, ainda com o antigo nome de Walt Disney Studio Park, o…
Você já imaginou ter em mãos uma ferramenta que literalmente te dá todos os voos…
Ao norte da ilha de Palawan, onde fica El Nido, situa-se um outro grupo de…
Porque não aproveitar uma viagem à Paris para curtir o Disneyland Park? Se não bastasse…
Viajando para Paris com crianças? Então você precisa colocar no seu roteiro de atrações da…
Pensa em um paraíso literalmente cercado de água por todos os lados? Assim é El Nido.…
This website uses cookies.