Vocês já tiveram aquela sensação do tipo: Por que não viajei para lá antes? Assim foi a minha sensação final na nossa viagem para Foz do Iguaçu.
Perto de casa, bonito, acessível financeiramente e cheia de atrações, Foz do Iguaçu reflete exatamente isso.
Eu já comentei num outro post aqui que nas conversas com os gringos eu sempre me sentia mal por ouvir daqueles que já haviam viajado aoBrasil que o que eles mais gostaram foi da Amazônia e de Foz do Iguaçu.
E eu, àquela altura, nunca havia viajado para estes destinos.
Felizmente preenchi esta minha página no diário de viajante com numa inesquecível viagem à Amazônia, e pouco tempo depois com esta à Foz do Iguaçu. Pronto, agora “só” faltam os outros 5 pontos que mais me interessam no Brasil em termos de belezas naturais: Lençóis Maranhenses; Jalapão; Fernando de Noronha; Bonito e o Pantanal. Calma, chego lá!
Para você que procura um destino de viagem, seja para férias ou para um feriadão prolongado, anote aí: Foz do Iguaçu é uma super opção de viagem, seja para famílias seja para casais, a até em galera.
E como você verá nesta série de posts, uma viagem para Foz do Iguaçu é um trunfo.
Isto porque, com alguns poucos minutos a partir da cidade você pode sentir o gostinho de outros dois destinos de viagem diferentes: Argentina e Paraguai.
Sim, programando bem a sua viagem para Foz do Iguaçu dá para organizar com facilidade um pulinho até Cuidad del Este no Paraguai e Puerto Iguazú na Argentina.
Apenas tenha ciência de que para tanto é preciso ou ter RG com menos de 10 anos de expedição ou passaporte válido. CNH por exemplo não vale para tanto.
Enfim, bora conhecer um dos destinos turísticos mais famosos do Brasil?
Como sempre, antes de falarmos das atrações em si, vamos ver algumas dicas práticas para você curtir Foz do Iguaçu ao máximo e otimizar seu tempo na cidade.
Não é porque estamos falando de um destino de viagem doméstico que aquela nossa boa e velha pergunta deixa de ser importante, né?
Diferentemente de outros destinos de viagem que tratamos aqui, Foz do Iguaçu não tem aquela necessidade de deslocamentos locais, quanto menos grandes.
É mais ou menos aquele tipo de destinos para o qual você viaja e fica por ali, percorrendo quando muito um raio que não passa de uns 50km do centro da cidade e mesmo assim consegue ver tudo o que tem de interessante.
Os dois únicos passeios no estilo bate e volta são até Cidade del Este no Paraguai e Porto Iguazú no lado argentino da tríplice fronteira.
Dito isso, penso que se você tiver algo entre 4 e 5 dias inteiros dá para curtir Foz do Iguaçu e todas as suas atrações. Menos que isso acho complicado e mais, só se você optar por um dos resorts locais e resolva curtir um tempo relaxando.
Ficamos um total de 4 dias inteiros na cidade e aproveitamos bastante, deixamos de fazer tão somente aquilo que realmente não nos interessava como pontuo mais a diante quando comento a respeito das atrações.
Na prática, separei os 4 dias entre: um dia para as Cataratas do Iguaçu e Parque das Aves; um dia para o lado argentino das Cataratas; um dia para compras no Paraguai; e outro dia para outras atrações em Foz do Iguaçu mesmo, como Marco das Três Fronteiras e etc..
Se você está na região Sul do Brasil, a forma mais simples de visitar Foz do Iguaçu é indo de carro. Dependo da sua disposição em dirigir, ou se pretender fazer um pitstop por exemplo em Curitiba, dá até para ir a partir de São Paulo e talvez até mesmo do Rio de Janeiro.
Mas a forma mais rápida mesmo é de avião. Sim, a maioria das grandes cidades brasileiras está direta ou indiretamente conectada à Foz do Iguaçu, facilitando demais você conhecer este incrível destino.
O Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu (IGU) fica apenas 13km do centro da cidade de Foz do Iguaçu.
Próximo assim, a forma mais fácil de ir de-para a cidade é sem dúvidas utilizando táxis ou um Uber, por exemplo. Vale lembrar que muitos hotéis da cidade oferecem transfer gratuito.
Mas se precisar, saiba que um Uber da zona central ao aeroporto não passa de uns R$ 40.
Aliás, nos deslocamentos por Foz do Iguaçu a forma mais prática é usar táxi ou Uber. Apenas para você ter uma ideia, estávamos hospedados perto do centro e os deslocamentos até as principais atrações turísticas da cidade não custaram mais do que R$ 20 de Uber.
Algumas pessoas dizem que dá para até mesmo as linhas de ônibus da cidade que interconectam bem os principais pontos turísticos. Eu não testei, mas deixo aqui a dica.
Como é uma cidade plana, especialmente na sua região mais central, é bem tranquilo caminhar por lá.
Uma curiosidade, na década de 90, os voos comerciais eram autorizados a sobrevoar mais proximamente, quase que fazendo voos panorâmicos sobre as Cataratas do Iguaçu. Hoje, dependendo do lado onde você sente é possível ver ao longe o spray de água delas.
Foz do Iguaçu não tem lá o que seria uma alta temporada. O que existe é uma procura maior em datas como feriados prolongados, por exemplo.
Quanto ao clima, Foz do Iguaçu é um lugar de extremos.
Explico: o verão pode ser realmente quente, com temperaturas acima dos 40 graus (fomos em novembro e estava bem quente), já no inverno a temperatura cai bastante, chegando facilmente abaixo dos 15 graus:
Na parte das chuvas a situação é basicamente a seguinte:
Onde se hospedar?
Quem faz uma viagem para Foz do Iguaçu se surpreende com a quantidade e qualidade dos hotéis disponíveis na cidade. Há opções para todos os gostos e bolsos como costumo falar.
A variedade e qualidade é tamanha que fica até mesmo difícil de escolher, mas uma dica que notei ser super importante é a localização.
Como muitas das atrações ficam próximas à região central, o mais importante na minha opinião é que você tente ao máximo ficar num perímetro de até uns 3km desta área da cidade assim você conseguirá visitar as atrações a pé mesmo ou quando muito usando um táxi ou Uber sem gastar muito.
Depois de muito pesquisarmos, a nossa escolha foi o hotel Nadai Confort Hotel e Spa, um hotel top na cidade que recomendo de olhos fechados. Detalharei a experiência breve aqui no site.
Vale conhecer a região com crianças? Sim sem dúvida!
Aliás eu diria que Foz do Iguaçu é um dos melhores destinos para se conhecer com crianças no Brasil.
Primeiro porque a infraestrutura e qualidade dos hotéis é fantástica.
Seja de hotéis boutique como o que escolhemos aos resorts, há muitas e excelentes opções de estadia para famílias em Foz do Iguaçu. E o melhor, a maior parte delas fica bem perto do centro da cidade e de suas principais atrações turísticas.
O segundo motivo é a proximidade e facilidade de acesso a partir das principais capitais brasileiras.
Quem está na região sul, consegue facilmente ir à Foz do Iguaçu de carro. E de outro lado a cidade tem acesso fácil por ter voos interligando-a à muitas capitais.
E por fim, o tipo de atrações, como você verá abaixo, é mais do que perfeita para famílias. Tem parques, zoológicos, e até mesmo atividades mais radicais.
As Cataratas do Iguaçu e o passeio do Macuco Safari são, juntamente com o Parque das Aves, as atrações mais interessantes para os pequenos viajantes, e uma excelente oportunidade para eles estarem em contato com a natureza.
Mas se você tiver ainda mais tempo na cidade pode curtir as atrações do complexo Dreamland, como o Museu de Cera e o Vale dos Dinossauros.
Diferentemente do que eu disse por exemplo em relação à Amazônia, entendo que Foz do Iguaçu é um destino para crianças de todas as idades, inclusive os bem pequenos.
E deixo ainda mais uma dica: para quem procura um destino para uma primeira viagem com crianças pequenas, Foz do Iguaçu é um primeiro teste mais do que perfeito.
Para quem como eu olha um destino e já pensa se pode levar o drone na viagem para fazer umas fotos e vídeos aéreos, Foz do Iguaçu é um dos lugares mais interessantes para isso. Mas…
Para poder voar em Foz do Iguaçu você deve estar atento às regras porque existe um aeroporto próximo, e onde tem aeroporto perto a quantidade de restrições é grande. E no caso desta região você tem que considerar não só o aeroporto da cidade de Foz do Iguaçu, mas também o existente em Puerto Iguazú, do lado argentino!
Aqui vale uma leitura atenta das regras gerais para voar o drone.
Se você logo pensou em voar e filmar / fotografar as Cataratas do Iguaçu, tenho uma péssima notícia para te dar: é terminantemente proibido voar lá!!!
Primeiro porque existem aeroportos ao lado do Parque, tanto do lado argentino. Segundo porque existe um trafego constante de helicópteros que fazem passeios na região.
Então, a melhor coisa aqui é deixar o “passarinho” em casa.
É cara uma viagem para Foz do Iguaçu?
A primeira coisa a considerar é que caro é um conceito aberto, já que vai muito do seu estilo de vida / viagem. Tem gente que vai achar baratíssimo e outros acharão salgado. Vai muito também com o que você compara.
Não adianta comparar uma viagem para Foz do Iguaçu com uma viagem para a Europa, por exemplo.
Dito isso, eu gostaria de colocar alguns pontos que você pode refletir para avaliar se para o seu bolso é algo caro ou não.
O primeiro critério passa pelo como chegar lá. Se por ventura você está mais perto de Foz do Iguaçu e uma viagem de carro é factível, o custo da viagem pode ficar super interessante. O mesmo se você conseguir voar durante a semana e longe de feriados quando o custo do bilhete aéreo sobe bastante.
Apenas para colocar numa perspectiva concreta, para o feriado em que viajamos (Proclamação da República), o custo das passagens para Foz do Iguaçu, comparado com Nordeste, por exemplo, foi bem menor.
O segundo ponto é a hospedagem. Existem muitas e boas opções para todos os gostos. Além de hotéis há ainda a opção de alugar um imóvel. E aqui mais uma vez o custo, na média, mostrou-se mais competitivo do que uma capital no Nordeste do Brasil.
O lado que mais pesa são os passeios, já que praticamente tudo é pago. E nem sempre é tão baratinho. Talvez por conta do grande fluxo de gringos, o custo de muitos passeios pode assustar os visitantes domésticos.
Mas e as atrações de Foz do Iguaçu? São tantas que isso será assunto para o próximo post.
* O Cumbicão viajou à Foz do Iguaçu a convite do Parque Nacional do Iguaçu e do Parque das Aves para coletar material para este post. Todas as opiniões e relatos aqui descritos refletem fielmente a experiência, atendendo à política do blog.
Desde a sua inauguração, ainda com o antigo nome de Walt Disney Studio Park, o…
Você já imaginou ter em mãos uma ferramenta que literalmente te dá todos os voos…
Ao norte da ilha de Palawan, onde fica El Nido, situa-se um outro grupo de…
Porque não aproveitar uma viagem à Paris para curtir o Disneyland Park? Se não bastasse…
Viajando para Paris com crianças? Então você precisa colocar no seu roteiro de atrações da…
Pensa em um paraíso literalmente cercado de água por todos os lados? Assim é El Nido.…
This website uses cookies.