Passaporte e Vistos

Visto para os EUA – Mudanças nos procedimentos de emissão

Novos procedimentos de visto para quem quer vê-la de perto.

Talvez até mesmo pela quantidade de mudanças de postura por parte do governo norte-americano, especialmente ao noticiar as restrições à entrada de estrangeiros de algumas nações de maioria muçulmana nos EUA, a imprensa brasileira deixou de noticiar algo que afeta diretamente muitos brasileiros que pretendem visitar os EUA: as alterações nas regras de concessão e renovação do visto para lá.

As regras foram alteradas de forma tão rápida que até mesmo os funcionários dos consulados e CASVs (Centros de Atendimento ao Solicitante de Visto) foram pegos de surpresa.

Mas e ai, o que mudou? Serei afetado?

Anteriormente à ordem assinada pelo presidente Donald Trump no último dia 27, os brasileiros (e viajantes de outras nações) que tivessem idade entre 14 e 15 anos, e idosos entre 66 e 79 anos, que solicitavam vistos pela primeira vez não precisavam fazer entrevista no consulado. Bastava ir direto a um dos postos do CASV (Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto) para entregar a documentação. Um procedimento bastante simples.

O mesmo procedimento deveria ser utilizado por quem pretendesse renovar o visto (na mesma categoria) vencido dentro do prazo máximo de 48 meses.

A medida criada no governo Obama visava agilizar os procedimentos para a obtenção do visto, fazendo com que parte dos viajantes pulassem uma das etapas de obtenção do visto.

Agora, pelas regras vigentes desde o último dia 27 de janeiro, todos, exceto aqueles viajantes menores de 14 anos ou maiores de 79 anos, devem fazer entrevistas no consulado

E para quem pretende renovar o visto (da mesma categoria), a isenção de entrevista no consulado será válida apenas para quem estiver renovando um visto emitido a no máximo 12 meses.

Se você está com viagem marcada para os EUA, e não tem visto ou precisa renovar ele, programe-se com a devida antecedência mantendo um olho no noticiário e outro no site oficial da Embaixada dos EUA (http://br.usembassy.gov/pt/) para atualizações.

Por mais que a reinserção de uma etapa na solicitação do visto para os grupos acima mencionados pareça de fato um primeiro momento uma maior dificuldade principalmente se considerarmos que o número de postos CASV é muito maior do que consulados norte-americanos e que isto tende à uma demora maior na emissão do documento, apenas o tempo poderá dizer quais serão os reais impactos disto na vida dos turistas brasileiros que pretendem visitar os EUA.

Quer receber mais dicas de viagem e saber quando saem os próximos posts?

Curta nossa página no Facebook, aqui.

Siga-nos no Twitter @cumbicao.

E no Instagram – Cumbicão.

Diogo Avila

Posts recentes

Disney Adventure World: celebrando a magia do cinema

Desde a sua inauguração, ainda com o antigo nome de Walt Disney Studio Park, o…

27 de outubro de 2024

FlightConnections, todas as rotas aéreas do mundo na sua mão

Você já imaginou ter em mãos uma ferramenta que literalmente te dá todos os voos…

9 de setembro de 2024

Coron: um paraíso de praias e lagoas nas Filipinas

Ao norte da ilha de Palawan, onde fica El Nido, situa-se um outro grupo de…

30 de agosto de 2024

Disneyland Park Paris: magia Disney com charme francês

Porque não aproveitar uma viagem à Paris para curtir o Disneyland Park? Se não bastasse…

8 de agosto de 2024

Dicas para curtir os parques da Disney em Paris

Viajando para Paris com crianças? Então você precisa colocar no seu roteiro de atrações da…

28 de julho de 2024

El Nido: uma experiência imperdível nas Filipinas

Pensa em um paraíso literalmente cercado de água por todos os lados? Assim é El Nido.…

7 de junho de 2024

This website uses cookies.