Voos

Como é voar na Royal Jordanian

Viajar para destinos “diferentões”, como muitas vezes fazemos aqui, traz consigo a possibilidade / necessidade de voarmos com empresas aéreas muitas vezes desconhecidas da maioria das pessoas, como é o caso da empresa aérea jordaniana. Bóra saber como é voar na Royal Jordanian?

Já diziam os saudosistas que um país de faz com um prato nacional, uma canção e uma seleção de futebol. Eu particularmente, e bem na linha saudosista, adicionaria aqui uma empresa aérea.

É bem verdade que atualmente muitos países perderam este elemento de identidade. Raros são aqueles que mantém realmente as suas empresas aéreas diante de tantas fusões, aquisições e falências no mundo das empresas aéreas.

Mas o fato é que alguns países têm a sua empresa aérea bem estruturada e dando um show. É o caso da Royal Jordanian, empresa nacional da Jordânia.

Aeronave da Royal Jordanian em Amã.

Ela foi criada em 1963 pelo Rei da Jordânia e hoje voa para praticamente todos os países do Oriente Médio e também para destinos mais distantes na Ásia (Hong-Kong e Bangkok), várias cidades da Europa, e até Canadá e EUA.

Para saber a lista de destinos, sugiro conferir o time-table da Royal Jordanian.

Nós voamos com a Royal Jordanian num voo bastante curto de Amã à Aqaba, no sul do país, numa viagem apenas de ida aérea porque voltaríamos do sul do país para a capital de carro, passando por Wadi Rum, Petra e pelo Mar Morto.

Comprando a passagem

Aproveitando que o site da Royal Jordanian é bastante intuitivo, fiz a compra diretamente nele. Escolhido o voo e inseridos os dados do cartão de crédito, segundos depois recebi a confirmação. Sem nenhum problema.

O site da Royal Jordanian é bastante prático.

No momento da compra você já pode escolher os assentos. Vale registrar que, ao menos para este voo especificamente, não existe custo adicional para a escolha do assento.

Programa de milhagens Royal Jordanian

A Royal Jordanian tem um programa de milhagens próprio, chamado Royal Club.

Mas como sempre faço ao voar com empresas aéreas assim mais diferentes, com as quais normalmente a gente não espera voar novamente, opto por não me inscrever no programa.

Afinal, não faz sentido algum pontuar o voo numa empresa pela qual as chances de voar novamente são remotas. É como jogar milhas fora.

Nestes casos opto por olhar quem são os parceiros da empresa e com quais ela tem programas de codeshare ou compartilhamento de milhas.

Royal Jordanian.

E no caso da Royal Jordanian as opções são excelentes, já que ela faz parte (na data deste post, hein!) da Aliança One World, da qual também fazem parte empresas como a American Airlines, JAL, Ibéria, British Airlines e QANTAS, para ficar em apenas algumas delas.

Isso te dá por exemplo a oportunidade de voar na Royal Jordanian e pontuar, por exemplo na American Airlines, onde é muito mais fácil de acumular milhas voadas.

Limite de bagagem

A política de bagagem despachada da Royal Jordanian varia conforme o destino e está disponível no site deles.

Apenas para dar um exemplo, no nosso caso, para este voo doméstico tínhamos direito cada um de despachar sem custos adicionais 1 volume com até 23kg por passageiro.

Para um voo de-para a Europa, por exemplo, a franquia era também de 1 peça com até 23kg, mas se for para Londres aí o limite sobe para 1 mala com até 30kg.

Sério mesmo que o povo deixa aqui as malas que não podem ser despachadas? 😂

Como sempre, vale consultar antes da viagem as regras de despacho de bagagem.

Já para a bagagem de mão a franquia é de 1 peça com até 115cm lineares (a somatória das medidas altura, comprimento e largura não pode ultrapassar estes 115cm) limitada a 7kg (achei bem pouco perto do limite tradicional de 10kg). Aqui também vale conferir as regras atuais para transporte de bagagem de mão.

Check-in

Aqui eu tenho uma crítica que nem é tanto à Royal Jordanian, mas sim à administração do aeroporto de Amã: o check-in abriu apenas 1 hora antes do voo.

Sim, míseros 60 minutos antes do voo eles abriram o check-in.

Isso poderia até ser ok para um voo doméstico como este, num aeroporto pequeno e onde você conhece o layout e não precisa passar por tantos controles de segurança.

Na área pré-check in não tem nada para comer por exemplo!

Mas não é o caso.

Primeiro porque o Queen Alia, o aeroporto internacional de Amã, é razoavelmente grande.

Segundo que a quantidade de controles de segurança é enorme. Tivemos um raio-x logo após o check-in, outro para cruzar para uma outra área que não consegui entender se era uma zona de transição, e depois mais um controle na boca do finger.

E não pense que é um controle rápido não, eles pedem para ligar computadores, celulares e máquinas fotográficas. Então tenha seus eletrônicos devidamente carregados, senão periga ficarem na segurança.

De resto, naquilo que efetivamente cabe à Royal Jordanian, posso dizer que foi bastante tranquilo e ágil.

Voo e experiência a bordo da Royal Jordanian

Para esta viagem, tivemos uma surpresa bem brasileira…. voamos em um Embraer E195 com capacidade para 12 assentos na Crow Class (algo como a business deles) e 92 poltronas na econômica.

A configuração interna é de 2-2 poltronas por fileira, com um espaço para as pernas bastante razoável para o tamanho da aeronave.

Embraer 195 da Royal Jordanian.
Ao saberem que éramos brasileiros os pilotos jordanianos fizeram questão de mostrar a cabine ao saírmos.

Lembro que já voamos neste modelo anteriormente com outra empresa e o espaço interno não era tão generoso assim.

Em resumo, para um voo de curta duração, exatamente 55min. para ser preciso, é uma excelente aeronave.

Não consegui ter uma ideia a respeito da idade deste Embraer E195, mas pelo estado de conservação me pareceu ou ser novo, ou a Royal Jordanian de fato tem um excelente nível de cuidado com manutenção / aspecto interno da aeronave.

Justamente por tratar-se de uma aeronave menor e para um voo curto, não existe sistema de entretenimento a bordo. Então vale aproveitar as nossas dicas de sobrevivência a bordo, como por exemplo baixar suas séries e filmes antes de embarcar.

Atendimento e pontualidade

O atendimento da Royal Jordanian, tanto no check-in quanto a bordo me deixou uma boa impressão de eficiência e cordialidade.

No quesito pontualidade, não tivemos atrasos relevantes.

Refeições

Como foi um voo bastante curto, eu nem esperava algum serviço de bordo gratuito. Se você quiser, pode comprar online uma refeição conforme abaixo:

Mas mesmo sendo um voo super curto, eles fazem questão de servir um suco e uns salgadinhos.

Se você não comprar uma refeição,
Pelo menos o suco e um snack estão garantidos.

Provavelmente eles não servem bebidas alcoólicas, mesmo nos voos mais longos. Fiquei na curiosidade. Se alguém souber me conta ai nos comentários.

Aeroporto Queen Alia em Amã

Nesta viagem tivemos a oportunidade de passar algumas horas no Queen Alia International Airport, o aeroporto de Amã.

E põe horas nisso!!!!

Aeroporto Queen Alia.

Como o check-in da Royal Jordanian abriu muito em cima da hora, ficamos um tempão na área comum, antes da segurança e das lojas esperando.

Aliás aqui um problema… não tem nada para fazer lá.

Antes do check-in, o hall de acesso geral ao público é absolutamente inóspito.

A nossa sorte foi que na saída da Jordânia para Dubai, ai voando Emirates, o check-in abriu muito antes e pudemos realmente passear pelo aeroporto.

Ai sim, um excelente aeroporto surgiu. Limpo, moderno e com boas opções de restaurantes e um duty-free bem interessante.

Duty free do Aeroporto Queen Alia.
Excelente para comprar lama do Mar Morto.

Eu estava na época justamente namorando um MacBook Pro. Eu já tinha visto o preço no aeroporto de Beirute que era muito bom, e na Jordânia não ficou muito longe, sempre comparando com o valor dos EUA.

Fora que ainda tem uma excelente oportunidade para comprar produtos locais, como por exemplo a incrível lama do Mar Morto.

E você já voou com a Royal Jordanian? Como foi? Deixe seu comentário abaixo.

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Diogo Avila

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