Voos

Como é voar com a Vietjet Air no Vietnã

Lembram-se que falei outro dia sobre um bate-e-volta (maluco) que fizemos de Ho Chi Minh para a incrível Hoi An no Vietnã? Sim, fizemos esta loucura. Então depois de contar como foi o passeio pela histórica cidade do Vietnã, é a vez de contar como foi a nossa experiência de voar com a Vietjet Air, a low cost vietnamita que utilizamos para este passeio.

Avião da Vietjet Air decorado dos Minions.

Se você achou estranho fazer um bate-e-volta de avião, não lhe tiro a razão, mas dê uma olhada no post de Hoi An para entender porque topamos fazer esta maluquice e como ela deu super certo. É verdade que tivemos alguns perrengues com a Vietjet Air como conto aqui, mas no final o saldo foi super positivo, até porque se não fosse assim, não teríamos conhecido este destino incrível no Vietnã.

Se tem um lugar onde você encontra uma grande gama de empresas aéreas low cost (de verdade!) é na Ásia. Da multinacional regional AirAsia, passando pela JetStar Asia às empresas menores, a Ásia é um terreno fértil para este tipo de empresa.

Penso que isso decorre de alguns fatores. O geográfico talvez seja o mais evidente, afinal a Ásia é um continente enorme e onde as linhas de trem, ao contrário da Europa, por exemplo, dificilmente cruzam mais de uma fronteira. Até porque muitas nações estão separadas pelo mar.

Sobrevoando o interior do Vietnã com a Vietjet Air.

O segundo é que as pessoas estão viajando cada vez mais na Ásia, especialmente em razão da economia da China ter (e ainda estar) proporcionado um crescimento vertiginoso da quantidade de pessoas que têm condições de viajar para fora do país. É só olhar em qualquer lugar do mundo para notar a quantidade de turistas chineses. Dá então para imaginar a quantidade de chineses que visitam os destinos localizados por exemplo no Sudeste Asiático? Claro que uma forma de viabilizar isso é por meio de empresas verdadeiramente low cost.

Aproveito isso para reiterar o que já disse quando escrevi sobre a Spirit e Jet Blue: esqueçam este cenário brasileiro onde se analisarmos de verdade, não existe low cost. Aqui, o que temos são empresas que oferecem um nível de serviço que se parece com low cost, mas um custo que está mais para empresa top. Sim, sou sincero!

Rotas e frota

Para quem não conhece, como o próprio nome diz, a Vietjet Air é uma empresa vietnamita no modelo low cost.

E apesar dos seus serviços, ela ficou mais conhecida por tempos atrás colocar algumas comissárias de um voo usando biquínis ao invés dos uniformes tradicionais. Isso deu uma enorme repercussão (negativa em sua maioria) e colocou a empresa no mapa mundial. Ela passou a ser conhecia como “Bikini Airline”.

O uniforme é uma simpática bermuda.

Uns disseram que era apenas uma jogada de marketing e que as moças seriam modelos contratadas para tanto. O fato é que alguns países como a Indonésia ameaçaram não deixar o avião pousar se as comissárias não estivessem devidamente trajadas. No final eles acabaram sendo multados pelo governo vietnamita pela ação publicitária. Lamentável ou apenas uma brincadeira? Deixe ai nos comentários a sua opinião.

Ela opera principalmente rotas domésticas por todo o Vietnã e também algumas rotas internacionais que incluem Tailândia, Singapura, Camboja, Coréia do Sul, Taiwan, Malásia, China, Japão, Miamar e Hong-Kong.

A frota da empresa, até mesmo pela distância das rotas não é composta de aeronaves muito grandes não. Na data deste post, eles operavam apenas com A320 e A321.

Comprando a passagem e custo

Mesmo sendo uma empresa bem fora do dia-a-dia da maioria das pessoas, sugiro que você faça a compra diretamente no site da Vietjet Air, já que o site está todo em inglês. Se ele não entrar automaticamente em inglês, é só trocar isso no campo superior direito. Ok?

Site da Vietjet Air é fácil de usar.

Resolvida a questão do idioma, a compra no site da Viejet Air foi super tranquila.

Os preços já vêm em US$ para facilitar a conversão. Para fins de cobrança final eles estarão em dong, ok?

Apenas para que vocês tenham uma ideia dos valores e frequências, simulei uma viagem ida e volta de Ho Chi Minh para Hanói, dois destinos super tradicionais no Vietnã.

Vejam que na data deste post eles trabalham com 3 tipos de tarifas: Promo, Eco e Skyboss. A diferença é a quantidade de itens que você vai adicionando ao serviço de transporte.

Simulação de voos entre Ho Chi Minh e Hanói
As diferentes tarifas
Preço módico pela escolha do assento.

Na Promo, por exemplo você não tem direito a nada mais do que uma bagagem de mão com 7kg, e todo o restante será cobrado à parte. Na Eco, você poderá pelo menos trocar o seu nome se necessário (veja que a diferença entre elas é mínima. Já na Skyboss, você terá direito já pelo valor pago a levar 10kg a bordo, despachar até 30kg de bagagem (Uaaalll), escolher o assento, prioridade no check-in e trocar o voo.

Em nenhuma das tarifas você terá direito ao reembolso caso desista do voo.

No caso da nossa simulação, o preço dos dois voos, na Eco (porque já não tinha Promo) ficou em apenas US$ 121,25.

Preenchidos os dados do passageiro, o site te encaminha para a opção de escolha do assento. Aqui um detalhe. Embora eu considere um absurdo as empresas cobrarem por isso, como já falei reiteradas vezes, há um diferencial na Vietjet Air: eles cobram US$ 4 pelo assento mais caro da aeronave. Cobrar é errado, mas cobrar pouco fica “menos pior”.

A cobrança pela bagagem também é super moderada: eles cobram US$ 9,48 para uma mala de 25kg em cada trecho.

Custo final da passagem com tudo.
Preço da bagagem despachada.

Isto feito, é só correr para o pagamento que foi super tranquilo. Segundo depois já estava com o comprovante no meu e-mail.

Apenas um detalhe: enquanto que a maioria das empresa abre o preço das passagens com praticamente 12 meses de antecedência, no caso da Vietjet Air, não consegui por exemplo simular para daqui 7 meses. Veja bem a data da sua viagem e o calendário da empresas para poder se programar para pegar a menor tarifa possível pois as mais baixas evidentemente esgotam primeiro.

Limite de bagagem na Vietjet Air

Como dito acima, a bagagem despachada somente estará disponível no caso da tarifa Skyboss, nos demais casos você sempre pagará à parte.

O limite para a despachada é de 32kg e dimensões máximas de 119cm x 119cm x 81cm.

Já para a de bordo, depende da tarifa como já dito acima, mas você pode levar a mala de bordo mais um item pessoal, como sempre.

Ah, já ia me esquecendo. Aos fotógrafos de plantão: nada de tripé na mala de bordo. Sim, acreditem, no Vietnã eles não permitem que você transporte isso na cabine. Nem a Emirates lá me deixou transportar o meu tripé de estimação!!! Tem que despachar, é uma regra do governo local. Pô, nem em Israel ou nos EUA existe este tipo de restrição 🙁

Check-in

Antes mesmo do check-in, o nosso voo da volta já tinha sofrido uma dúzia de mudanças de horário, às vezes para mais cedo, mais tarde, uma bagunça. Eu precisava ter certeza do horário da volta não só por conta do planejamento, mas também para avisar o hotel para que o motorista pudesse nos pegar no horário combinado. Só lembrando que táxi no aeroporto de Ho Chi Minh é fria!

No final fui literalmente para o check-in sem saber ao certo qual seria o horário do nosso voo da volta.

Check in da Vietjet Air em Ho Chi Minh

Mesmo no check-in o procedimento foi bem confuso pois a atendente não conseguia achar a minha reserva no sistema. Talvez porque para a ida, o meu bilhete apresentava um horário e nos painéis do aeroporto constava outro com pequena diferença. Não nos comunicaram de nada, e ainda bem que eram apenas 10 minutos mais cedo.

Achado o meu nome, e aparentemente confirmado o bilhete da volta, ela pediu para pesar a mochila que carregávamos (portanto atenção para não estourar o limite que citei acima).

Um fato curioso é que eles perguntam para todas as passageiras se estão grávidas, por mais que a sua barriga seja chapada! Esta foi novidade.

A quantidade de voos da Vietjet Air que parte de Ho Chi Minh é enorme, vários portões de embarque são tomados por voos da empresa. Parecia até que o terminal inteiro era dela.

O carrinho do Cumbiquinho foi entregue na porta da aeronave e recolhido também na porta dela em Da Nang, o nosso destino. Excelente!

Voo e experiência a bordo da Vietjet Air

Para esta viagem, voamos em um A320-214 (nunca tinha visto este modelo) configurado para duas fileiras de três poltronas e classe única. Era uma aeronave mais antiga sim, mas até que bem conservada.

O estado de conservação da aeronave era excelente e o espaço para as pernas aceitável para poucas horas de voo, mas para uma distância maior já acho que para alguém com mais de 1,80m como eu seria complicado.

Interior do A320 da Vietjet Air.

 

Meio apertado.

O voo até Da Nang, a cidade vizinha de Hoi An dura não mais que 1h15.

Mas as aeromoças usam biquíni? Não, mas usam uma simpática bermuda! Ah e são bem simpáticas.

Refeições e Sistema de entretenimento

Até por ser uma low cost, tudo dentro da aeronave é cobrado à parte.  O lado bom é que por ser Vietnã, nada era muito caro. Se era bom? Como o nosso voo era muito curto nem precisamos pedir nada.

Como é uma low cost, tudo é cobrado separadamente.

Talvez até por ser um voo curto, não havia qualquer tipo de entretenimento a bordo. Até ai ok por se tratar de low cost, mas que poderiam fornecer uma tomada USB poderiam.

Então se for voar com a Vietjet Air, prepare o seu tablet ou telefone com algum filme ou série para matar o tempo. Vai precisar não só durante o voo como também por conta da espera no aeroporto se eles atrasarem o voo.

Atendimento e pontualidade na Vietjet Air

Preço baixo, descomplicação e boas rotas. Aqui acabam as vantagens que vi na Vietnet Air e começam os probleminhas…

Horário não é o forte da Vietjet Air

O atendimento e a pontualidade da empresa são terríveis.

Como disse acima, recebi uma quantidade enorme, talvez uns 8 e-mails com alterações no horário do voo, o que sem dúvidas deu um frio na barriga quanto à pontualidade da empresa, lembrando que estávamos fazendo um bate-e-volta. E mesmo no atendimento presencial, ninguém sabia informar nada. Todo mundo com cara de perdido.

No voo da ida, a aeronave partiu dentro do horário contratado o que surpreendeu diante do monte de informações desconexas antes do check-in.

Mas na volta, um caos. O nosso voo estava inicialmente programado para decolar às 21h30, mas no meio da tarde, justamente naquela hora em que você não tem wi-fi, enviaram um e-mail informando que o novo horário era 22h50. E mesmo assim ainda atrasaram mais 1 hora. Conclusão, chegamos em Ho Chi Minh era 1 da manhã.

E toda vez que procurava o balcão para tentar saber algo, todos olhavam com um sorriso e informação que era bom… nada!

Aeroporto de Da Nang

 

Praticamente decorei a vitrine das lojinhas do aeroporto de Da Nang.

Os e-mails enviados com as alterações eram simplesmente informativos, no melhor estilo “é isso ou nada”. Não havia qualquer outra opção ou indicação de que você poderia escolher alguma alternativa.

Pelo custo certamente eu voaria novamente com a Vietjet Air, já que foi um achado que veio super a calhar para uma viagem assim tão curta e inesperada. Mas se precisasse de um voo que literalmente não poderia atrasar, ou fosse uma distância maior, talvez não escolheria a empresa por conta do atraso e falta de informações.

E você já voou com a Vietjet Air? Como foi? Deixe seu comentário abaixo.

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Diogo Avila

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