Voos

Como é voar com a AirAsia pelo Sudeste Asiático

Enquanto a questão das empresas aéreas low cost ainda engatinha aqui no Brasil, em algumas regiões como a Europa e a Ásia, este modelo de mercado já é bastante consolidado. Vamos hoje conversar sobre como é voar com a AirAsia.

Cada vez que escrevo sobre uma low cost comento isso até como forma de protesto (e seguirei até que a realidade mude!), mas é fato de que infelizmente o Brasil ainda não conhece o conceito de low cost real.

O que temos hoje são algumas poucas empresas (felizmente) chegando ao mercado com uma proposta de low cost de verdade, e as empresas nacionais apresentando serviços de low cost ao custo real de empresas comuns.

O fato é que na Ásia, como adiantei acima, existe uma série de empresas que operam este tipo de negócio de forma séria e com relativo sucesso, já que estão no ramo faz tempos.

AirAsia

É o caso da AirAsia, uma empresa aérea fundada na Malásia em 1993 que opera em conjunto com outras subsidiárias regionais, nas Filipinas, Japão, Indonésia, Tailândia e Índia.

Talvez esta forma de operar regionalmente por subsidiárias tenha sido o grande trunfo da AirAsia que cobrindo praticamente todo o continente asiático, conseguiu tornar-se a maior empresa da região operando neste nicho de low cost.

O sucesso da empresa é tamanho que nos últimos 11 anos ela vem sendo consecutivamente eleita a melhor low cost do mundo. Nada mal, hein?

A AirAsia voa para nada menos que 150 destinos tanto na Ásia como nos arredores. Você encontra, por exemplo voos de destinos asiáticos para a Austrália.

Sobrevoando Ho Chi Minh.

Tivemos a oportunidade de fazer dois voos com ela: de Malé (capital das Maldivas) à Ho Chi Minh (Vietnã) e depois de Ho Chi Minh à Luang Pragang (Laos), dai porque vou juntar todas as informações num post só, afinal foram experiências praticamente idênticas. Ok?

Ambos os trechos foram com conexão, sendo que o voo entre Malé e Ho Chi Minh teve escala em Kuala Lumpur na Malásia, e o de Ho Chi Minh para Luang Prabang foi por Bangkok. É, fizemos um verdadeiro tour pelo Sudeste Asiático!

O tempo de escala em Kuala Lumpur era de 2h35. Guardem este número!

Comprando a passagem na AirAsia

O site da AirAsia parece um pouco confuso, já que eles oferecem uma série de serviços junto com as passagens. Mais parece um Decolar ou Viajanet.

Site da AirAsia.

Mas é super fácil de fazer a compra por ali uma vez que você acessa a área própria dos voos.

Dai por diante é só seguir em frente conforme abaixo:

Quando você escolhe o voo, já abre esta opção de pacotes para você escolher.

 

Até o valor cobrado pela marcação de assento é razoável.

Programa de milhagens

Mesmo sendo uma low cost, a AirAsia tem um programa de milhagem chamado BIG Points para você acumular milhas.

Como o programa não compartilha milhas com outras empresas aéreas, sendo então um programa que só permite acúmulo e gasto de milhas dentro da própria AirAsia, não fazia qualquer sentido eu, aqui vivendo do outro lado mundo me associar. Mas pensa bem, quem mora na região deve adorar ter uma empresa low cost de ponta onde ainda dá para ganhar e gastar umas milhas.

Limite de bagagem da AirAsia

Para quem nunca experimentou uma low cost, a bagagem deve ser comprada à parte, preferencialmente no momento da compra da passagem (se bem que algumas não low cost aqui no Brasil também ☹). Você até pode comprar depois, mas provavelmente irá acabar pagando mais caro.

Uma grande vantagem da AirAsia e que algumas outras empresas também têm é que os você pode comprar “pesos” variados. Eu, por exemplo, comprei uma mala de 20kg e outra de 25kg. Isto é excelente porque dá uma maior flexibilidade para o passageiro. Já que tem que pagar à parte, me deixa escolher quanto quero carregar.

Escolha a franquia de bagagem.

Já para a bagagem de mão a franquia é de 1 peça com até 7kg, o que é o padrão da maioria das empresas aéreas.

Check-in AirAsia

Em todos os trechos, o check-in foi bastante rápido e cordial, com filas que se desfizeram rapidamente.

No check-in, eles pediram as passagens de todos os outros destinos que visitaríamos. Como era começo de viagem, tive que mostrar todo o itinerário e passagens desde aquele momento até a volta ao Brasil. A atendente ficou ali conferindo mais de 6 voos que ainda teríamos.

Então tenha em mãos estes documentos.

Check-in da AirAsia em Ho Chi Minh.

Ainda sobre o check-in, não me deixaram levar o tripé na mala de mão, coisa que sempre fiz. Segundo eles, no Vietnã existe uma regra segundo a qual para voos internacionais (porque para Hoi An não foi assim), tem que despachar este equipamento. Depois a Emirates me deu a mesma explicação no voo Ho Chi Minh-Dubai.

Se você viaja com carrinho de bebê, ele pode ser entregue apenas na porta da aeronave. Em todos os trechos fizemos isso e ele foi entregue rapidamente pela equipe de solo, o que nem sempre acontece. Sei que para quem não tem criança pequena pode parecer bobagem, mas experimenta chegar depois de algumas horas de voo e desembarcar carregando malas e um pequeno dormindo.

Voo e experiência a bordo

A companhia opera mais de 82 aeronaves, principalmente Airbus A320-200 e Airbus A320neo. Nos voos que fizemos, foram utilizados Airbus A320-200.

A-320 da AirAsia.

O nível de conforto das aeronaves reforçou uma impressão que tenho: low cost, e em especial a AirAsia, é um ótimo negócio para voos de curta duração, mas para trechos mais longos talvez seja um pouco sofrido.

Isto porque Airbus A320-200 configurado no layout 3-3 foi uma das aeronaves mais desconfortáveis em que já voei.

O espaço para as pernas era terrivelmente pequeno (com 1,83m eu mal cabia ali). Esta situação foi piorada com o fato das poltronas simplesmente não inclinarem, já que o encosto quase à 90° te deixa a impressão de estar ainda mais apertado ali.

Bem apertado!
Sardinha em lata é pouco.

Acho que este foi o principal ponto negativo em termos de conforto.

Mas e o sistema de entretenimento? Nada.

O fato da não haver sistema de entretenimento a bordo já é algo que devemos esperar tanto para low cost quanto para voos mais curtos assim. Por isso sempre digo que, dentre outras coisas, o seu kit de voo deve ter um celular ou tablet com livros, filmes, e séries para você matar o tempo.

As aeronaves dos 4 trechos eram razoavelmente limpas, embora já dê para notar que são mais antigas. Certamente os Airbus A320neo que eles estão começando a operar são melhores em vários aspectos.

Pontualidade e atendimento

O voo de Malé para Kuala Lumpur, ou seja, a primeira pernada do trecho Malé – Ho Chi Minh partiu com nada menos do que 2 horas de atraso sem qualquer explicação por parte da AirAsia.

Assim que entramos na aeronave, já avisei uma comissária que ficou de avisar o pessoal em Kuala Lumpur, e me disse que se não chegássemos a tempo, seríamos colocados em outro voo.

No final, chegamos super em cima da hora, passamos correndo como doidos pelo aeroporto mas conseguimos embarcar. Mas o mais incrível foi que as malas, mesmo com apenas 35 minutos, foram removidas de um avião e levadas ao outro, do outro lado do aeroporto!

Vacilaram no atraso e falta de informações, mas no final tudo deu certo.

Provavelmente você verá estes aviões vermelhos por toda a Ásia.

Já na viagem de Ho Chi Minh para Luang Prabang não tivemos atraso algum.

Mesmo sendo uma low cost onde naturalmente se interage muito pouco com os comissários, justamente por não haver, por exemplo refeição, achei a equipe de bordo muito atenciosa e cordial.

Na questão do atraso que tivemos, por mais que a equipe de solo tenha sido muito ruim na comunicação sobre o tempo que ainda teríamos que aguardar para levantar voo, uma vez a bordo, o nível de atenção com esta situação foi bem diferente.

A todo momento a comissária vinha nos informar o status do voo e tempo estimado de chegada, já que não havia aquele mapa na tela para consulta.

Refeições

No padrão de low cost, as refeições devem ser compradas à parte, preferencialmente no momento da compra da passagem, já que depois é mais caro.

Compre a refeição ainda no processo de compra da passagem.

 

Peça antes, que a bordo é mais caro.

Então fique atento ao momento oportuno caso pretenda comprar algo para comer/beber a bordo.

O legal é que o valor é bem justo, coisa que raramente se vê em outras empresas aéreas que operam no sistema de low cost.

Interessante que se por acaso o prato que você escolheu não estiver mais disponível, eles te enviam um e-mail avisando que o prato foi trocado.

O frango com arroz que escolhi. Tava bem razoável para uma comida de avião.

No geral, achei a comida bem razoável, considerando-se que é comida de avião, e regionalizada lá do outro lado do mundo – normalmente a galera dá uma apimentada a mais, mas não foi o caso.

Custo

O custo foi o nosso fiel da balança para a escolha da AirAsia.

E já que a ideia é mostrar na real, olha só a simulação para o voo Malé – Ho Chi Minh na data deste post: USD 152!!! Vejam que é um trecho voado razoavelmente longo. Fala se não é uma pechincha???

Olha só o preço!!!

No geral, posso dizer que mesmo com o susto do atraso de 2 horas, no final, e considerando o custo-benefício, me surpreendi com a AirAsia, especialmente se comparar com outras low cost que testamos e cujos reviews vocês conferem no menu voos aí na tela.

Certamente, para outras viagens pela Ásia, vou considerar com muito carinho repetir a experiência com a AirAsia.

Será que um dia a gente chega lá???

E você já voou com a AirAsia? Como foi? Deixe seu comentário abaixo.

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Diogo Avila

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